Neoliberalismo, o que é? Origem, características, ideário e liberalismo

1 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 55 seg


O neoliberalismo é uma doutrina política e econômica baseada nos ideais liberais que surgiram para se opor a ideia de bem-estar social proposto pela teoria keynesiana.

Assim como o liberalismo, o neoliberalismo tem como foco principal a redução da participação do Estado na economia. Além disso, os neoliberais defendem a redução dos impostos e a privatização das empresas estatais.

No entanto, o neoliberalismo se difere do liberalismo, pois ele é focado em outro contexto social. Sendo assim, o liberalismo era usado na luta contra o poder da monarquia, já o neoliberalismo é voltado para o apoio do capitalismo e o favorecimento da economia privada.

O que é neoliberalismo?

O neoliberalismo é um modelo socioeconômico criado com base no liberalismo. Em outras palavras, o neoliberalismo é um novo conceito do liberalismo clássico. Ele foi criado no século XX na Europa, com o objetivo de servir como diretriz para o progresso econômico.

Neoliberalismo, o que é? Origem, características, ideário e liberalismo

E.J.L

A ideia central do neoliberalismo é que o desenvolvimento econômico precisa ser livre das intervenções estatais. Portanto, os neoliberais são a favor do Estado Mínimo, onde o Estado não dita regras na economia.

Origem do neoliberalismo

O liberalismo surgiu como uma forma de se lutar contra a monarquia absolutista inglesa. Dessa maneira, ele defendia o fim do absolutismo, a implantação do regime parlamentar e a liberdade econômica para que o mercado pudesse se regular sozinho.

Como o liberalismo contribuiu para o aumento da desigualdade social, ele acabou por entrar em descrédito após a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, depois da Segunda Guerra Mundial, desenvolveu-se o neoliberalismo, sobretudo como uma oposição ao keynesianismo.

Neoliberalismo, o que é? Origem, características, ideário e liberalismo

Instituto liberal

Em resumo, o keynesianismo foi baseado no trabalho de John Maynard Keynes que defendia o bem-estar social. Segundo ele, o crescimento econômico seria resultado dos gastos públicos. Durante um tempo essa teoria se difundiu, porém, ela começou a ser questionada e deu lugar para o neoliberalismo.

Características

A principal característica do neoliberalismo é a busca pelo chamado Estado Mínimo e isso se reflete em diversas outras características. Sendo assim, o neoliberalismo é caracterizado por defender a reforma fiscal, onde as grandes empresas passariam a pagar menos impostos e poderiam aumentar seus lucros.

O neoliberalismo prega também a abertura comercial através da redução das tarifas alfandegárias, com o intuito de aumentar as exportações e importações. Outra característica é a defesa da privatização das empresas estatais e a redução dos gastos do Estado por meio do corte de funcionários e a terceirização de serviços.

Neoliberalismo, o que é? Origem, características, ideário e liberalismo

Souza aranha machado

Para que os custos dos empresários sejam reduzidos, o neoliberalismo defende a diminuição das leis trabalhistas. Eles propõem ainda a repressão aos movimentos populares e às organizações sindicais.

Por fim, o neoliberalismo tem como característica a defesa do capitalismo, sendo um opositor do keynesianismo e da doutrina marxista. Afinal de contas, os neoliberais defendem que o mercado precisa ser livre, as empresas devem pagar menos impostos e usar mão de obra mais barata para poder aumentar os lucros, o oposto de outras doutrinas.

Ideário neoliberal

O neoliberalismo é uma doutrina prática. Isso significa que existem poucos acadêmicos que desenvolveram uma filosofia econômica e política neoliberal. Além disso, o termo não é rigorosamente definido como foi com o liberalismo, onde nomes como Adam Smith e John Locke ajudaram a estabelecer as bases da doutrina liberal.

Entretanto, o ideário neoliberal possui o artigo de Williamson e as políticas do FMI como direcionamento:

1- Consenso de Washington

O Consenso de Washington serviu, principalmente, para difundir os ideais neoliberais. Naquela ocasião o artigo do economista John Williamson que propunha 10 medidas neoliberais, se tornou a cartilha usada nas economias que adotaram o neoliberalismo.

Neoliberalismo, o que é? Origem, características, ideário e liberalismo

Instituto liberal

Como as medidas propostas foram aceitas de maneira geral, elas passaram a ser conhecidas como Consenso de Washington. As 10 regras são:

  1. Disciplina fiscal: Definição de um teto para os gastos públicos.
  2. Redução dos gastos públicos: Diminuição dos gastos públicos através de algumas medidas como a disciplina fiscal e a privatização de serviços públicos.
  3. Reforma tributária: Redução das taxas de impostos cobradas das empresas.
  4. Juros de mercado: O neoliberalismo propõe ainda o controle do aumento da inflação, através das taxas de juros.
  5. Câmbio de mercado: Economia marcada por importações e exportações.
  6. Abertura comercial: Facilitar o comércio entre países sem intervenção do Estado.
  7. Investimento estrangeiro direto: Abertura de filiais de grandes empresas estrangeiras, em países em desenvolvimento.
  8. Privatização de empresas estatais: Entregar todas as empresas estatais para a iniciativa privada.
  9. Desregulamentação (flexibilização de leis econômicas e trabalhistas): Diminuição da intervenção do Estado no que tange a regulamentação trabalhista.
  10. Direito à propriedade intelectual: Garantir que os autores de obras intelectuais, filosóficas, artísticas ou científicas recebam pela reprodução da obra.

2- FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado depois da Segunda Guerra Mundial, junto com o Banco Mundial. O seu objetivo é supervisionar o sistema monetário internacional. Em outras palavras, ele socorre países em desenvolvimento que estejam com graves problemas financeiros.

Sputni knews

Ao socorrer financeiramente esses países, o FMI propõe algumas condicionalidades. Ou seja, o país socorrido deve adotar algumas medidas propostas pelo FMI, o chamado receituário neoliberal. Sendo que, essas medidas são basicamente as diretrizes propostas pelo Consenso de Washington.

Dessa forma, podemos ver o FMI como um disseminador dos ideais neoliberais. O resultado disso, ao longo dos anos, foram positivos em alguns países e negativos em outros.

Portanto, em alguns países o neoliberalismo proporcionou crescimento econômico, expansão do comércio internacional e milhões de pessoas saíram da pobreza extrema. Em contrapartida, alguns países que adotaram as medidas neoliberais, tiveram um aumento da desigualdade social o que prejudicou o crescimento duradouro dessas nações.

Neoliberalismo versus liberalismo

O neoliberalismo é basicamente um novo modelo do liberalismo. Isso significa que os dois modelos defendem basicamente as mesmas ideias. Em outras palavras, como o liberalismo entrou em descrédito, um novo modelo de liberalismo foi criado para se adaptar à nova realidade.

Globalizacion

O que realmente difere os dois modelos, é que o liberalismo era focado em derrubar a monarquia absolutista. Já o neoliberalismo se adapta ao contexto globalizado, capitalista e diversificado e propõe a redução da intervenção do Estado, para que a economia possa se desenvolver por conta própria.

Enfim, agora que você sabe como o neoliberalismo funciona, aproveite para aprender mais sobre O que é liberalismo? Origem, teóricos, bases, vertentes e neoliberalismo

Fontes: Toda matéria, Brasil escola, Politize, Mundo educação e Stoodi

Imagens: Instituto liberal, E.J.L, Libres para elegir, Souza aranha machado, Instituto liberal, Globalizacion e Sputni knews