Robo Advisor: o que é e como funciona?

30 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 15 seg


O robo advisor é um tipo de serviço de planejamento de investimentos automatizado. Ou seja, é um serviço que parte de mecanismos de inteligência artificial e não precisa da intervenção humana.

Desse modo, o planejamento de investimentos tem como base as informações oferecidas pelo cliente.

Portanto, o intuito é desenvolver as melhores estratégias para investimentos de acordo com o perfil e prazo de manutenção das aplicações.

Essa é uma boa opção para as pessoas que não confiam muito no gestor humano e preferem contar com o serviço de uma máquina inteligente, que irá calcular os fatores envolvidos em busca dos melhores resultados.

Algumas vantagens do robo advisor são: custos mais baixos e avaliação isenta de emoção. Em contrapartida, algumas desvantagens são: o serviço é limitado e não tem contato humano.

Como funciona o robo advisor?

O robo advisor funciona como uma alternativa para o planejamento de investimentos. Em síntese, o robô planeja as aplicações tendo como base as informações oferecidas pelo investidor.

O levantamento dos dados ocorre por meio de questionários online, que são essenciais para que o robo advisor consiga entender quais são os melhores ativos para o cliente. Alguns dados solicitados nos questionários são:

  • Quais são as suas principais metas financeiras

  • Aplicação mental estimada

  • Horizonte de investimentos do cliente

Tendo as suas respostas como base, o robô traça o seu perfil de risco e trabalha no planejamento de uma carteira de investimentos ideal para você.

Além disso, depois que você investir, com o tempo, o robô faz o rebalanceamento dos ativos da carteira. Sendo que esse rebalanceamento seguem regras e padrões matemáticos pré-estabelecidos.

Vantagens do robo advisor

Algumas vantagens do robo advisor são:

1- Sem conflito de interesses

Por causa de uma maior comissão, um assessor pode recomendar certo tipo de ativo para os clientes. Ou seja, pode haver um conflito de interesses.

Isso não ocorre com o robo advisor, já que ele é uma máquina que age com base nas informações passadas pelo próprio cliente.

2- Custo baixo

O custo baixo é uma das maiores vantagens do robo advisor. De fato, esse tipo de serviço costuma ser mais barato do que a contratação de um gestão profissional.

3- Elaboração rápida do portfólio

Depois que você preenche os questionários, o robô já constrói uma carteira diversificada ideal para você. Sendo que essa carteira é feita em poucos minutos, já que trata-se de um algoritmo fazendo o serviço.

4- Avaliação sem emoção

Por fim, existe ainda a vantagem de que a carteira é feita por um robô, o que significa que não existe emoção envolvida. Até porque, as emoções no mercado financeiro podem ser bem prejudiciais.

Desvantagens do robo advisor

Por outro lado, algumas desvantagens do robo advisor são:

1- Serviços limitados

O robo advisor ainda é recente e, no Brasil, não tem tantas opções quanto outros países. Sendo assim, ele é bom para criar uma carteira de investimentos, mas não faz outros serviços além desse.

2- Sem contato humano

O contato com outro ser humano pode fazer falta para alguns investidores, que gostam de discutir as opções com uma pessoa. Neste caso, talvez seja melhor contratar um assessor de investimentos.

3- Personalização limitada

Algumas demandas dos investidores não são atendidas pelo questionário padrão dos robôs. Ou seja, dependendo das suas demandas, um robo advisor não vai conseguir te atender.

4- Desconhecimento do mercado

Por fim, existe ainda a questão de que o robo advisor não tira a sua responsabilidade ao investir.

Em outras palavras, ele vai te auxiliar na escolha dos ativos, mas ainda cabe a você estudar sobre investimentos e acompanhar o mercado financeiro.

Quais são os riscos do robo advisor?

Mesmo investindo nos ativos recomendados pelo robo advisor, você ainda está sujeito aos riscos dos ativos. Por exemplo, as ações são ativos arriscados que passam por constantes oscilações.

Sendo assim, se você investir em ações, você está sujeito aos riscos desse ativo. Além disso, o robo advisor tem o risco do software apresentar algum tipo de problema.

Para saber se o robo advisor é o melhor para você, não deixe de analisar os prós e contras antes de tomar uma decisão.

Caso você opte pelo robô, é essencial que você continue monitorando os seus investimentos e acompanhando o mercado. Também é importante estudar sobre investimentos para investir cada vez melhor.

Diferenças entre robo advisor e robô trader

A grande diferença entre os dois tipos de robôs está no prazo do investimento. Isso porque o robo advisor costuma ser usado por investidores com objetivos de médio e longo prazo.

o robô trader é voltado para especuladores que desejam fazer operações de curto prazo no mercado de renda variável.

Sendo assim, as operações com robo advisor costumam ter um prazo maior, ao passo em que o robo trader é muito usado em operações da day trade.

Portanto, o robo advisor tem como foco a construção de uma carteira com base no perfil e objetivos do investidor. Por outro lado, o robo trader tem como intuito a realização de operações de especulação.

Além disso, o robô trader requer mais atenção por parte do especulador. Isso porque o robô executa a estratégia que é estabelecida inicialmente.

Isso significa que o especulador deve acompanhar os resultados do mercado financeiro com uma certa frequência para conseguir fazer os ajustes necessários.

LEIA MAIS

Book de ofertas: o que é e como é usado por traders

Volume financeiro: o que é e como fazer a análise correta

Aplicativos de Investimentos: Os 23 melhores para gerenciar sua carteira

27 filmes sobre o mercado financeiro que você precisa assistir

Como trabalhar no mercado financeiro? O que é necessário para atuar

Setup trader: o que é e como criar uma estratégia efetiva?