Stop gain, o que é? Como funciona, cuidados e diferenças entre stop loss

3 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 0 seg


O stop gain é um mecanismo usado, sobretudo por investidores de curto e médio prazo, para vender automaticamente um ativo quando ele atingir a cotação previamente estipulada. 

Inicialmente, a estratégia de vender uma ação enquanto ela está se valorizando, pode parecer estranha. No entanto, a intenção é vender a ação antes que o mercado corrija o seu preço e o investidor perca a valorização tida até então.

Essa ferramenta é usada principalmente por traders, pois eles buscam lucrar com as constantes oscilações do mercado. Entretanto, quem investe para o longo prazo quase não usa o stop gain, já que a intenção é manter as ações em carteira por muitos anos.

O que é stop gain?

O stop gain é uma ferramenta utilizada para vender automaticamente uma ação assim que ela se valoriza até determinado valor. Sendo assim, o intuito deste mecanismo é sair de uma posição enquanto ela está vantajosa. 

Stop gain, o que é? Como funciona, cuidados e diferenças entre stop loss

Valeando

O nome Stop Gain significa parar ganho e serve para evitar que o investidor perca a valorização tida até então. Essa ferramenta é usada principalmente por investidores de curto e médio prazo, como os traders

Como funciona?

A configuração do stop gain geralmente é feita dentro do home broker da corretora. Ao comprar ou vender um ativo na bolsa, na boleta de compra ou venda, aparece a ferramenta chamada de Stop. Ao clicar nessa opção, é possível configurar stop gain ou stop loss.

Master consultores

Vamos para um exemplo prático. Suponhamos que um investidor compre ações da empresa X por R$ 50,00. Como ele tem a expectativa de que elas se valorizem 10%, ele configura um stop gain para R$ 55,00. Dessa forma, quando a cotação atingir esse valor, as ações serão vendidas. 

No nosso exemplo, as ações serão vendidas somente quando atingir o valor determinado, não importa quanto tempo demore para isso. Desse modo, pode levar dias, semanas, meses ou até anos para que a ação seja vendida. 

Diferenças entre stop gain, loss e móvel

O stop gain e o stop loss funcionam de maneira similar, porém, em sentido contrário. Enquanto o stop gain vende as ações para garantir o lucro com a valorização dos papéis, o stop loss vende os ativos antes que eles se desvalorizem demais. Portanto, o intuito do stop loss é evitar que a perda seja muito grande. 

Para usar o stop gain, o investidor calcula o quanto de valorização ele espera ter com aquele ativo. Já para usar o stop loss, ele calcula a porcentagem de perda que ele aceita ter. Logo, o stop gain é um limite acima do valor de compra e o stop loss é um valor abaixo. 

Stop gain, o que é? Como funciona, cuidados e diferenças entre stop loss

Canal de alta

O stop móvel, também conhecido como trailing stop, é uma opção para quem não quer utilizar o stop móvel. A diferença entre eles é que o stop loss é fixo.

Já no stop móvel, a pessoa consegue mudar o stop loss enquanto o preço das ações oscilam para cima. Dessa maneira, é possível aumentar ainda mais os lucros e minimizar os prejuízos. 

Cuidados

Como o stop gain é usado em operações de curto e médio prazo, o investidor deve tomar alguns cuidados para não ter prejuízos.

Primeiramente, é preciso analisar a ação antes de comprá-la para lucrar com a valorização. Ou seja, não é recomendado comprar uma ação apenas porque você acha que ela vai se valorizar. Essa decisão deve ser fundamentada em dados.

Além disso, a ação precisa ter liquidez. Do contrário, você pode ter dificuldades em realizar a sua venda. Vale lembrar que as operações de curto e médio prazo não são as estratégias mais recomendadas para se investir. O ideal ao se aplicar na bolsa de valores, é a estratégia de longo prazo. 

Uma das estratégias de investimento de longo prazo mais usada, é o Buy and Hold. Nesse sentido, o investidor analisa profundamente a empresa antes de investir nela e visa a construção do patrimônio ao longo prazo.

Sendo assim, o patrimônio cresce com a valorização das ações (que não devem ser vendidas) e com o recebimento de dividendos. Para descobrir setores estratégicos para os holders, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como o stop gain funciona, aprenda como fazer a Análise de ações – Diferenças entre fundamentalista, técnica e como fazer

Fontes: Suno, Magnetis e Mais retorno

Imagens: Canal de alta, Ativa investimentos, Valeando e Gráfico de candles