Renda ativa, o que é? Riscos e diferenças entre a renda passiva

12 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 21 seg


A renda ativa é a fonte de renda que necessita de algum esforço para ser obtida. Ou seja, se a pessoa não exercer mais a atividade, ela perde a sua fonte de renda. 

Portanto, o que acontece na renda ativa é que a pessoa vende seu tempo para a realização de determinada atividade. Alguns exemplos são: trabalho assalariado, freelancer e autônomos. 

O contrário da renda ativa, é a renda passiva. Sendo que neste tipo de renda, a pessoa não precisa se dedicar a nenhuma atividade para recebê-la. 

O que é renda ativa?

A renda ativa é aquela resultante do esforço de uma pessoa. Em outras palavras, para que a renda ativa seja gerada, é preciso que a pessoa realize determinada ação. Sendo assim, se a pessoa parar de exercer a atividade, ela deixa de receber a sua renda. 

Renda ativa, o que é? Riscos e diferenças entre a renda passiva

Como desenvolver

O melhor exemplo de renda ativa, é o trabalhador assalariado. Normalmente, as pessoas trabalham durante todo o mês e no começo do mês seguinte, recebem pelos dias trabalhados. Dessa forma, se o trabalhador não exercer mais as atividades que ele foi contratado para exercer, ele deixa de receber por ela. 

Riscos de ter viver apenas com renda ativa

Apesar da maioria dos brasileiros viver apenas de renda ativa, saiba que essa é uma decisão perigosa. Acontece que a renda ativa é sempre resultante de algum esforço da sua parte.

Isso significa que, se algum imprevisto acontecer e você ficar impossibilitado de trabalhar, sua vida financeira pode virar uma bagunça. 

Renda ativa, o que é? Riscos e diferenças entre a renda passiva

Blog do seu alipio

Outro perigo da renda ativa é possuir apenas uma fonte de renda. O problema de possuir apenas um trabalho, é que o chefe pode te demitir a qualquer momento e então você pode ficar sem nenhuma fonte de renda.

Por outro lado, se você tiver duas ou mais fontes de renda, caso você perca uma delas, você consegue segurar as pontas até conseguir outro emprego. No entanto, o recomendado é que, além de possuir mais de uma fonte de renda ativa, você possua algumas fontes de renda passiva.

Diferenças entre renda ativa e passiva

A renda ativa é sempre o resultado da dedicação de tempo e esforço na realização de alguma atividade. Já a renda passiva, é obtida independente do seu esforço e dedicação. É claro que ela precisou de uma atitude inicial, mas, depois disso, ela passa a dar frutos sem a necessidade de novos esforços. 

As pessoas que desejam viver de renda, precisam conseguir fontes de renda passiva o suficiente para suprir suas necessidades financeiras. Alguns exemplos de fontes de renda passiva são: investimentos, patentes registradas, direitos autorais e aluguéis. 

Código investidor

Os investimentos em especial, são uma ótima alternativa para obter renda passiva. Inclusive, eles podem ser usados para atingir a liberdade financeira, ou podem ter como foco a aposentadoria.

Independente do ativo escolhido, o recomendado é reinvestir os valores recebidos. Isso porque, o interessante é construir um patrimônio a longo prazo. Algumas das principais alternativas para investir são:

1- Renda fixa

A renda fixa engloba diversos ativos que são considerados menos arriscados, como por exemplo:

1- Tesouro Direto: Ao aplicar no tesouro direto, o investidor está basicamente emprestando dinheiro para o governo. Justamente por isso, essa opção de investimento é considerada como a mais segura do Brasil.

2- CDB: Os Certificados de Depósito Bancário são títulos emitidos pelos bancos, com o intuito de financiar suas atividades. Dessa maneira, ao aplicar em CDBs, o investidor está emprestando seu dinheiro para o banco, em troca de uma taxa de juros.

3- LCI e LCA: A Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio funciona de maneira similar aos CDBs, com a diferença de que o dinheiro arrecadado é destinado exclusivamente para o setor imobiliário e do agronegócio. A grande vantagem de investir nesses ativos, é a isenção de Imposto de Renda.

Trader evolution

2- Renda Variável

A renda variável pode trazer retornos mais atraentes do que a renda fixa. Contudo, ela também é considerada como mais arriscada.

1- Fundos de Investimento Imobiliários (FII): Os FIIs funcionam como uma reunião de investidores aplicando em um ativo em comum. A grande vantagem dessa opção de investimento é que, normalmente, os fundos pagam dividendos mensais. Ou seja, todos os meses você recebe proventos que podem ser reinvestidos ou resgatados.

3- Ações: As empresas listadas na B3 distribuem periodicamente parte dos seus lucros aos acionistas. Desse modo, ao investir em ações que pagam bons dividendos, o investidor obtém uma fonte de renda passiva. Além disso, é possível montar uma carteira de dividendos e assim conseguir renda passiva mensalmente.

Para saber como fazer isso, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como funciona a renda ativa e a importância da renda passiva, descubra o Quanto você precisa investir para viver de renda?

Fontes: Certifiquei, Btg pactual, André bona e Eu quero investir

Imagens: Como desenvolver, Cio, Blog do seu alipio, Código investidor e Trader evolution