Risco operacional: o que é e quais são os tipos?

10 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 25 seg


As empresas estão sujeitas a vários tipos de riscos. Um deles é o risco operacional. Sendo que esse tipo de risco se relaciona com as falhas que podem ocorrer dentro da empresa.

O que é risco operacional?

Em resumo, o risco operacional são as possíveis falhas que podem ocorrer em uma empresa. Desse modo, essas falhas internas podem ser de estrutura, sistemas, pessoas, produtos ou processo.

Dessa forma, as falhas podem acarretar em prejuízos para a empresa. Esses prejuízos podem ser não apenas financeiros. Eles podem ser também reputacionais e jurídicos.

Os problemas podem ser divididos em 3 graus de gravidade:

  1. Falhas. São erros corriqueiros. Sendo assim, eles podem ser resolvidos de forma rápida e fácil.
  2. Deficiências. São as ausências que impactam os processos.
  3. Inadequações. Por fim, estes são problemas mais profundos. Eles ocorrem há muito tempo e afetam a rotina da empresa. Contudo, nunca foram resolvidos.

O risco operacional está presente em todos os negócios. Mas eles podem ter dimensões diferentes, de acordo com o tamanho da empresa.

Além disso, as empresas podem ter outros tipos de riscos junto com o risco operacional. Por exemplo, as instituições financeiras têm outros riscos, tais como:

  1. Falhas na execução, entrega e gestão de processos;
  2. Fraude;
  3. Danos a ativos físicos;
  4. Interrupção de operações;
  5. Falhas de sistema.

Categorias

Em síntese, o risco operacional pode ser categorizado em:

1- Risco organizacional. Este tipo de risco está relacionado com as falhas de estrutura. Ou seja, são problemas causados pela falta de organização da empresa. Alguns exemplos desse tipo risco são:

  • Deficiências de estruturas;
  • Processos confusos;
  • Erros causados por falhas na comunicação.

2- Pessoal. Em resumo, este risco envolve o capital humano da empresa. Alguns exemplos desse risco são:

  • Equipes desmotivadas;
  • Fornecedores desatentos ou confusos;
  • Líderes sem tato para lidar com pessoas;
  • Possíveis crimes.

3- Operação. Por fim, este tipo de risco está ligado às falhas de sistemas. Dessa forma, ele pode ser resultado de problemas técnicos ou brechas de seguranças. Alguns exemplos desse risco são:

  • Sistemas de segurança fracos;
  • Aparelhos datados ou com problemas;
  • Por fim, falta de colaboradores na equipe.

Tipos de riscos

As três categorias de riscos são as responsáveis pelos tipos de riscos operacionais. Existem muitos tipos de riscos operacionais.

No entanto, eles costumam ser menos visíveis do que outros riscos. Além disso, eles podem ser difíceis de precisar de forma assertiva. Enfim, os tipos de riscos organizacionais mais comuns são:

1- Fraude. Ocorre quando pessoas com acesso às informações e processos da empresa agem de má fé. Isso com o intuito de obter algum proveito financeiro com atividades não lícitas.

2- Falhas de segurança. É essencial que as empresas tenham sistemas seguros, que resistam às tentativas de invasão de criminosos.

Por outro lado, se a empresa não tiver um sistema seguro ou alguma falha acontecer, os invasores podem ter acesso às informações nos bancos de dados da empresa.

3- Falhas Humanas. Todos nós estamos sujeitos a cometer erros. Sendo que esses erros podem ser propositais ou não.

Desse modo, uma forma de reduzir este risco, é ter procedimentos de monitoramento e de ação para proporcionar as melhores atitudes possíveis de reparação, caso essas falhas ocorram.

4- Falhas nos sistemas. Os sistemas de segurança e produção podem falhar em algum momento. Dessa forma, essa falha pode trazer problemas para as empresas.

5- Deficiências de estruturas. O ideal é que as empresas tenham estruturas mais sólidas possíveis para a sobrevivência do negócio. Contudo, fatores como os citados acima, podem impactar a estrutura da companhia.

Como diminuir o risco operacional?

A análise de riscos envolve processos, pessoas e tecnologia. Portanto, é essencial identificar de forma correta os clientes, parceiros e fornecedores.

Desse modo, na prevenção e combate aos riscos operacionais, a tecnologia é uma forte aliada.

Também ajuda na segurança do negócio a verificação e validação das informações de pessoas e empresas. Isso por meio de procedimento de:

  • KYC – Know Your Customer;
  • KYE – Know Your Employee;
  • KYO – Know Your Partner.

Enfim, algumas dicas para reduzir os riscos são:

  • Plano. Crie um plano de mitigação de riscos. Ele irá servir como mapa quando algum problema ocorrer. Se puder, você pode fazer a adoção de uma gestão dos riscos operacionais, o que é ainda melhor.
  • Dados. Use os dados ao tomar decisões. Com isso, você pode tomar decisões de forma mais acertada.
  • Sistemas. Por fim, não deixe de investir em sistemas que automatizam processos.

Enfim, gostou de aprender sobre esse tipo de risco que pode afetar as empresas? Então leia também: o que é opex; o que é capex; ROA; o que é PIB; o que é IPCA; e ESG.

Além disso, você pode gostar de ler: o que é IGP-M; o que é a taxa Selic; juros; e por fim, 5 lições financeiras de O Golpista do Tinder, documentário da Netflix.