Underweight: o que é e como interpretar essa análise?

O termo underweight é um dos jargões do mercado financeiro, usado ao se referir ao rendimento de determinado ativo abaixo do esperado. O underweight serve como um alerta para que os investidores fiquem atentos para possíveis prejuízos.

10 de dezembro de 2020 - por Nathalia Lourenço


O termo underweight é um dos jargões mais comuns no mercado financeiro e indica que o rendimento de um determinado ativo está abaixo das expectativas. Nesse caso, ele alerta os investidores sobre possíveis prejuízos, sugerindo um desempenho inferior ao esperado.

Você encontrará esse conceito principalmente em recomendações de investimentos, onde classificam ativos que apresentam resultados aquém do desejado. Continue lendo para entender como identificar ativos underweight e como isso pode impactar suas decisões de investimento!

O que é underweight?

A palavra underweight, no português, significa abaixo do peso. No mercado financeiro, esse termo se refere à situação de um ativo que apresentou resultados abaixo do esperado. Desse modo, um papel com resultado ruim ficou “abaixo do peso” previsto para ele.

Um resultado underweight pode ser visto como um aviso para os investidores, já que um retorno abaixo do esperado pode significar prejuízo. Enfim, no mercado existem também os termos overweight e outperform, usados quando em um primeiro momento as ações rendem acima do previsto.

Como o underweight funciona?

A determinação de que uma ação apresentou resultado abaixo do esperado, é feito por meio das análises de ações. Dessa forma, as corretoras baseiam suas recomendações de investimentos em análises, que podem ser de dois tipos principais:

1- Análise técnica

Este tipo de estudo, também chamado de análise gráfica, foca nos gráficos e nas variações do mercado. O intuito das pessoas que usam este tipo de análise é encontrar as tendências.

Por meio das tendências, os grafistas acreditam ser possível determinar o melhor momento para entrar ou sair de uma operação. Ou seja, a análise técnica é uma ferramenta usada na tomada de decisão em investimentos.

Apesar de uma análise gráfica ser feita rapidamente, existem muitas ressalvas em relação ao seu uso. Sendo assim, traders e especuladores utilizam essa abordagem principalmente para realizar operações rápidas com altos retornos.

2- Análise fundamentalista

A análise fundamentalista é uma das análises mais usadas por especialistas, e que posteriormente pode determinar uma ação como underweight. Esta análise é muito mais aprofundada e demorada de ser feita do que a análise técnica. Além disso, ela é usada por grandes investidores, já que reduz os riscos da carteira.

O intuito desta análise, é estudar a empresa à fundo antes de aplicar em seus papéis. Um ponto importante deste método é a ideia de que o preço de uma ação deve ser reflexo das expectativas de lucros futuros. Ou seja, o intuito é investir a longo prazo em empresas com perspectiva de crescimento futuro.

Underweight nas recomendações

As recomendações de investimentos são feitas pelas corretoras, que utilizam métodos de análise de ações para identificar boas oportunidades e orientar seus clientes a realizar bons investimentos.

Investir por meio de recomendações é uma alternativa para quem não tem experiência ou para aqueles que preferem seguir os conselhos de profissionais do mercado. Dessa forma, existem dois tipos de recomendações, e uma delas está diretamente relacionada ao termo underweight.

1- Absolutas

As recomendações absolutas são feitas quando se espera que uma ação passe por uma variação significativa de preço. Se a análise for positiva, a recomendação será de compra. Por outro lado, quando a análise for negativa, a orientação será de venda.

  • Nas recomendações absolutas, o termo underweight não é utilizado. Em vez disso, são empregados os termos: comprar (buy), vender (sell) ou manter (hold).

2- Relativas

O termo underweight se insere dentro desse tipo de recomendação. De maneira geral, as análises relativas comparam o desempenho de um ativo com índices de referência, como o Ibovespa ou o Dow Jones. Assim, as classificações podem ser as seguintes:

  • Positiva: Quando o desempenho de um ativo supera as expectativas em relação ao índice de referência, a recomendação é de overweight.
  • Neutra: Se o desempenho do ativo se mantém estável, sem grandes variações, a recomendação é neutra.
  • Negativa: Caso o desempenho do ativo seja inferior ao índice de referência, a recomendação será de underweight.

E aí, curtiu conhecer sobre o termo underweight? Então, aproveite para aprender a testar o nível de risco da sua carteira de investimentos por meio do Stress test, o que é? Definição, características e como fazer

Fontes: Suno, Mais retorno e infomoney

Golpe do falso investimento: o que é e como se proteger?

Índice de Energia Elétrica (IEE): o que é e para que serve?

Deepseek: conheça a empresa de IA chinesa

Competitividade empresarial: o que é e quais são as vantagens?