Viés da congruência: o que é e como influencia nas nossas vidas?


O viés da congruência é um tipo de viés cognitivo. Com ele, a pessoa tende a analisar a veracidade de um fenômeno com base apenas nos dados que confirmam as suas opiniões.

Ou seja, ao invés de levar em conta os prós e contras de algo, a pessoa tende a focar apenas nos dados que confirmam suas crenças.

Sendo que o viés da congruência tem uma relação com o viés da confirmação. Em resumo, com o viés da confirmação a pessoa tende a buscar apenas informações que confirmem as suas crenças.

Vale destacar que podemos ser afetados por vários tipos de vieses cognitivos. Além disso, você pode ser influenciado por mais de um tipo de viés ao mesmo tempo.

Como o viés da congruência funciona?

O viés da congruência funciona como a tendência mental de focar apenas nos dados que confirmem certa opinião, ignorando os dados contrários.

Em síntese, os vieses cognitivos são erros de lógica que o nosso cérebro comete.

Portanto, trata-se de algo inconsciente, uma tendência mental que nem sempre é percebida de forma consciente.

Nossa tendência é acreditar que tomamos decisões e atitudes de forma racional. No entanto, muitas vezes nosso cérebro está sendo guiado por um viés.

Com isso, nossas decisões são tomadas de forma irracional ou com base em emoções. Contudo, muitas vezes nós não percebemos isso e achamos que foram decisões racionais.

No caso específico do viés da congruência, você pode focar na alternativa que mais confirma as suas opiniões e ignorar as outras opções.

Entretanto, você não percebe isso, pois você tem várias justificativas “racionais” para explicar a escolha que você fez. Desse modo, você engana a si mesmo.

Como o viés da congruência pode interferir na nossa vida?

O viés da congruência pode interferir na sua vida pessoal, profissional e financeira. Sendo que nas finanças ele se manifesta, ele costuma se manifestar no comportamento dos consumidores.

Ao consumir esse viés se manifesta, por exemplo, na tendência de preferir uma marca, ignorando outras opções.

Por exemplo, ao invés de perguntar qual é a melhor marca de requeijão do mercado, você pergunta se a marca X é a melhor do mercado.

Ao ter como base a ideia de que a marca X é a melhor, você tende a ignorar os aspectos a favor de outra marca.

O viés da congruência se relaciona também com a raiz de certos problemas. Isso porque, as decisões de compra geralmente tem como base algum necessidade.

Por exemplo, se você está passando frio à noite, então você decide comprar mais um cobertor. No entanto, muitas vezes a identificação do problema é tendenciosa e não é correta.

Talvez você não precise de um cobertor novo, por exemplo. Talvez você só esteja se esquecendo de fechar a janela do quarto quando vai dormir.

É claro que talvez você de fato precise de um cobertor novo, mas é preciso analisar as outras possibilidades também. Isso porque, quando você escolhe uma opção, a tendência é ignorar as outras possibilidades.

Este é apenas um exemplo, mas o fato é que tendemos a consumir para suprir todas as nossas necessidades, mas às vezes a solução não envolve comprar nada.

Portanto, antes de tomar uma decisão, analise se você está fazendo uma escolha racional ou se está sendo guiado por algum viés cognitivo.

LEIA MAIS

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Efeito IKEA: o que é e como afeta as suas finanças?

Viés da autoconveniência: o que é, como funciona e seus efeitos

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Efeito adesão: o que é, como funciona e como pode afetar?

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Fontes: Mais retorno e Psicologia rg.

Conte-nos a sua opinião...