Pedro Maia, quem é? Vida, carreira e canal Estrada de Chão

22 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 26 seg


Pedro Maia do canal Estrada de Chão, sempre teve uma forte ligação com o empreendedorismo e o agronegócio, desde a infância.

Sendo assim, Pedro se formou em agronomia, mas nunca deixou de lado o empreendedorismo. Depois de trabalhar em várias empresas, ele abriu seu canal no YouTube.

O canal, que começou como uma forma de compartilhar seus conhecimentos sobre agricultura, se tornou um negócio. Desse modo, hoje em dia ele oferece cursos, palestras, consultorias e mentorias.

Infância de Pedro Maia

Pedro Henrique Maia França nasceu em Goiânia, no dia 02 de janeiro de 1989. Seus pais são Junia da Silva Maia França e Sergio França. Desde a infância, Pedro já era um empreendedor. Ele sempre gostou de estar envolvido na produção de algo e de ganhar dinheiro de alguma forma.

Além do empreendedorismo, Pedro esteve envolvido com o agronegócio desde criança. Isso porque, os seus avós têm uma fazenda em Bonfinópolis, no interior de Goiás. Sendo assim, o seu avô produzia leite, plantava milho, melancia e afins.

Dessa forma, como Pedro sempre acompanhava o avô de perto, ele gostava muito das atividades envolvendo o agro. De fato, desde a infância Pedro Maia estava decidido que quando adulto ele trabalharia com o agronegócio de alguma forma.

A certeza de que a sua carreira estava na agronomia, veio depois que Pedro trabalhou tempo em um escritório de advocacia com o seu avô. Ele ficou por cerca de dois anos neste escritório, quando tinha entre 13 e 14 anos. Suas funções envolviam verificar no sistema judiciário em qual fase um processo estava.

Além disso, ele exercia outras funções do dia a dia, desde limpar o chão, ir ao banco e fazer um café. Nesse período, ele percebeu que realmente não gostava de todo o formalismo que envolve o direito. Dessa forma, ele decidiu que iria cursar agronomia.

Pedro Maia, quem é? Vida, carreira e canal Estrada de Cão

Estudos

Além de gostar do agronegócio e de ter percebido que não gostava de direito, outros fatores ajudaram na escolha do curso de agronomia. Por exemplo, Pedro notou que existe uma grande versatilidade na profissão. Afinal de contas, o profissional pode atuar nas mais diversas áreas, já que a agronomia é bem ampla.

Como ele não teria condições financeiras para pagar uma faculdade particular, a única opção viável era entrar na Universidade Federal de Goiás (UFG). Como a UFG é muito disputada, Pedro trabalhava durante a noite como professor de informática e usava todo o seu salário para pagar a mensalidade de uma escola particular integral.

Ou seja, a intenção é ter uma boa base em uma escola particular para entrar na UFG. Depois de muito estudar, Pedro Maia conseguiu sua vaga na UFG. No entanto, no começo ele ficou um pouco decepcionado com o curso. Isso porque, nos primeiros períodos existem as matérias de núcleo comum, isto é, as matérias em comum com outros cursos.

Porém, depois que essas matérias acabaram, ele ficou mais seguro com o curso. Afinal de contas, com as disciplinas específicas ele passou a estudar assuntos relacionados com a produção agrícola e pecuária, que são os assuntos que ele esperava estudar na faculdade.

Estágios

Durante a faculdade, Pedro fez alguns estágios. Primeiro, ele fez um estágio de melhoramento genético de cana. Esse estágio era voltado para o estudo da adaptação da cultura da cana-de-açúcar ao clima, solo e a resistência à pragas. Ele estagiou também em um laboratório de análises de solo.

Pedro Maia, quem é? Vida, carreira e canal Estrada de Cão

Nesse local a amostra de solo passava para uma análise e um laudo de fertilidade e correção de solo era entregue ao produtor. Ele estagiou ainda em uma mineradora de calcário, em um estágio de férias. Neste estágio ele aprendeu desde como é feita a extração do calcário, até como é feita a comercialização com o produtor.

Outro estágio realizado foi em Palmeiras de Goiás, com produtores de soja e milho. Já no final da faculdade, ele estagiou em uma fazenda no Mato Grosso do Sul. A sua função envolvia o operacional do confinamento de cerca de 4 mil bois.

Depois de terminar este estágio, Pedro Maia começou a estagiar em uma empresa de software de gestão de pecuária. Sendo que ele tinha aprendido a usar esse software na fazenda que ele tinha estagiado anteriormente no Mato Grosso do Sul. Ele ficou nesse estágio até se formar.

Carreira de Pedro Maia

A carreira de Pedro Maia começou bem cedo. Quando tinha entre 8 e 9 anos de idade, ele começou a vender na porta da escola laranjinhas (também conhecida como sacolé, geladinho ou chup-chup). Outro produto vendido por Pedro foi uma espécie de “atirador de feijão”.

Em síntese, o “atirador de feijão” é feito com um pedaço de cano e com um balão amarado na ponta, parecido com um estilingue. Ao colocar o feijão no balão e puxar, é possível atirar o feijão longe. Essa era uma brincadeira bem comum na época, e Pedro aproveitou a oportunidade para vender o brinquedo na escola.

Dupla sertaneja

Quando tinha entre 13 e 14 anos, Pedro se juntou com um amigo e formou a dupla sertaneja Pedro Henrique e Neto. Pedro toca violão e viola e na dupla ele fazia a segunda voz. Juntos eles tocavam nos bares e festas em Goiânia e em shows por todo o estado de Goiás. Inclusive, a dupla chegou a tocar no rodeio de Pirenópolis, para cerca de 8 mil pessoas.

Até mesmo durante o período da faculdade, a dupla foi mantida como uma forma de ganhar um dinheiro extra. Contudo, no último ano de faculdade a dupla chegou ao fim. Isso porque, os amigos chegaram em um ponto em que era preciso decidir se eles iam se dedicar à dupla ou à profissão estudada na faculdade.

Os dois, que ainda são grandes amigos, decidiram que estava na hora da dupla sertaneja chegar ao fim. Entretanto, sempre que eles se reúnem para um churrasco, a época da dupla é relembrada. Dessa forma, Pedro começa a tocar o violão e juntos eles animam a festa.

Outra fonte de renda extra que Pedro teve durante a faculdade, foi a de crupiê em mesas de pôquer. Em resumo, ele entregava as cartas aos jogadores, organizava as fichas e afins. Sendo que ele chegou a trabalhar por cerca de 2 anos na Federação Goiana de Pôquer.

Agronegócio

Pedro Maia se formou em agronomia pela UFG em 2013. A intenção depois de formado era continuar a trabalhar na empresa de software de gestão. Mas a proposta que lhe fizeram não era muito atraente. Dessa maneira, ele preferiu se unir com um amigo e abrir uma loja. Contudo, o negócio acabou não dando muito certo.

Desse modo, Pedro acabou vendendo a sua parte da empresa ao seu sócio. Ele então voltou para a empresa de software de gestão, que dessa vez fez uma proposta mais atrativa. Durante o período em que ficou nesta empresa, ele viajou o Brasil todo para prestar consultoria para a implantação do software.

Depois de cerca de 3 a 4 anos trabalhando nessa empresa, ele recebeu uma proposta. Uma pessoa que era produtor rural, queria montar uma empresa de software. Sendo assim, a intenção era que os dois começassem essa empresa do zero. Pedro aceitou a proposta e ficou nessa empresa por cerca de dois anos e meio.

Ao sair da sociedade, Pedro assinou um termo de não concorrência. Por dois anos ele não poderia atuar no setor de software de gestão de pecuária. Ele decidiu então que iria se voltar para a agricultura. Dessa forma, pouco depois, ele conseguiu um emprego de assistente técnico. Nesse local ele trabalhou principalmente com soja e milho com:

  • Tratos culturais;
  • Tratamento de semente;
  • Pulverizações;
  • Colheita;
  • Comercialização da produção;
  • Relacionamento com os produtores.

Nessa empresa ele tinha um contrato temporário. Quando esse contrato chegou ao fim, ele acabou não sendo renovado. No entanto, no tempo em que trabalhou lá, Pedro fez bastante network. Desse modo, uma outra empresa o convidou para trabalhar em Rio Verde. Um tempo depois ele saiu dessa empresa e hoje ele se dedica ao seu canal.

Canal Estrada de Chão

Enquanto trabalhava como assistente técnico, Pedro Maia criou o Estada de Chão. Tudo começou quando ele pesquisou como fazer tratamento de semente e não encontrou nenhum conteúdo relevante. Dessa forma, ele notou que esta era uma lacuna que ele poderia preencher.

Pedro criou o canal no dia 19 de julho de 2019. Nos vídeos ele sempre resolvia algum problema do dia a dia na agricultura e compartilhava com os inscritos. O canal foi crescendo e hoje tem mais de 70 mil inscritos. Os assuntos dos vídeos são os mais variados. Com o sucesso do canal, os inscritos passaram a pedir cursos e planilhas.

Primeiro foi criado uma planilha de escalonamento de plantio de hortaliças. Depois veio o curso de Hortas Urbanas com Manejo Orgânico. Também será lançado, em breve, o curso de Irrigação para Frutas, Pastagens e Hortaliças. Além disso, o Pedro faz:

  • Consultorias;
  • Palestras;
  • Mentorias.

E aí, gostou de conhecer a história de Pedro Maia? Então assista ao iSardinha podcast, com Raul Sena, o Investidor Sardinha, e com Pedro Maia:

Enfim, agora que você conhece a biografia do Pedro Maia, leia ainda: Djary Veiga; Lara Brenner; Marcela Fernandes; Nathalia ArcuriPietro Krauss; Duda Vieira; Marcos Baroni; e Raul Sena, o Investidor Sardinha – História, hobbies e indicações.

Fonte: Entrevista exclusiva.