Ray Dalio: história do criador do fundo mais lucrativo do mundo

Ray Dalio foi o criador do maior fundo mais lucrativo do mundo. Conheça sua história e os princípios financeiros que desenvolveu. Leia mais!

9 de setembro de 2020 - por Sidemar Castro


Ray Dalio é um investidor bilionário e fundador sócio do Bridgewater Associates. Através de suas estratégias de investimento, a Bridgewater Associates se tornou o maior fundo hedge do mundo. Um fundo hedge é um fundo de investimento multimercado.  

Além de ser dono da Bridgewater, Ray Dalio lançou livros famosos. Em síntese, os livros tratam sobre assuntos que inspiraram outros investidores, mas, também, trazerem princípios considerados extremos por algumas pessoas. Um desses princípios é a da transparência ao extremo. 

Quer saber mais sobre esse famoso investidor? Então, prossiga na leitura!

Quem é Ray Dalio

Raymond Thomas Dalio, mais conhecido como Ray Dalio, é um investidor bilionário e gestor de fundos de hedge. Ele é o fundador da Bridgewater Associates, a maior e mais lucrativa gestora de hedge funds do mundo, com cerca de US$ 140 bilhões sob gestão e mais de 1.500 funcionários. Dalio nasceu em Nova York e começou a investir com 12 anos.

Ele fundou a Bridgewater em 1975, dois anos após concluir seu MBA na Harvard Business School. Sua gestora foi pioneira ao utilizar a estratégia de alocação conhecida como de “risk parity”, ou “paridade de risco” em português, que busca alocar a carteira de forma a igualar as contribuições de risco de cada classe de ativos.

A Bridgewater é famosa não apenas pelos seus fundos, mas por sua cultura empresarial baseada em transparência radical e o que poderia ser traduzido por meritocracia de ideias. Por isso, a gestora chegou a ser chamada de “Steve Jobs dos investimentos”.

Dalio é autor do livro Principles: Life & Work, sobre gestão corporativa e filosofia de investimento, que figurou na lista de best-sellers do The New York Times. Em 2011, Dalio se juntou à iniciativa de Bill e Melinda Gates, também seguida por Warren Buffett e outros bilionários, ao anunciar que doaria metade de sua fortuna para a caridade.

Carreira de Ray Dalio

Formação

Ray Dalio se formou em Finanças pela Long Island University. Ele também concluiu o MBA em 1973 pela Harvard Business School.

Trabalho no mercado financeiro

Após a conclusão dos estudos, Ray Dalio trabalhou na bolsa de valores de Nova York, onde executava negociações de futuros contratos e commodities. Ele também trabalhou como diretor de commodities na Dominick & Dominick. Em seguida, Dalio atuou como trader na Shearson Haden Stone, principalmente na área de commodities.

No entanto, ele foi demitido da posição por um comportamento inadequado. Mesmo assim, sua fama como um ótimo trader já circulava no mercado.

Bridgewater Associates

Com 26 anos, ele começou a trabalhar como consultor independente e, assim, os primeiros passos para a Bridgewater Associates foram dados. Em 1975, já com alguns clientes que realizavam consultoria, ele abriu a Bridgewater Associates, junto com um sócio. Além de realizar toda a análise de riscos para os seus clientes, começou a escrever uma newsletter, explicando de forma objetiva sobre os fatos que influenciavam a economia.

Atualmente, a Bridgewater é o maior hedge fund do mundo e administra US$ 160 bilhões. Seu sucesso foi devido à sua capacidade de entender o mercado como investidor, porém foi necessário muitas mudanças pessoais e profissionais ao decorrer dos anos, para que o êxito retornasse e permanecesse.

Quais são os princípios de Ray Dalio?

Os princípios de Ray Dalio são uma série de regras que ele desenvolveu ao longo de sua carreira para orientar suas decisões pessoais e profissionais. Eles são detalhados em seu livro “Princípios: Vida e Trabalho”. Aqui estão alguns dos princípios mais importantes de Dalio:

  1. Buscar o autoconhecimento
  2. Encarar a realidade
  3. Ter a mente aberta
  4. Controlar as emoções
  5. Aprender com os erros
  6. Estabelecer metas claras
  7. Identificar os problemas e melhorar a partir deles
  8. Entender as causas e origens do problema
  9. Desenvolver um plano para solucionar o problema
  10. Comprometer-se a realizar o plano e fazer o seu melhor

A estratégia de Dalio

A Bridgewater foi uma das primeiras empresas a se valer da estratégia de alocação risk parity que, em português, significa paridade de risco. A estratégia visa deixar todas as classes de investimentos com o mesmo nível de risco. Por exemplo, investir metade em renda fixa e metade em renda variável. Ou seja, essa é a principal estratégia de investimento de Ray Dalio.

Para aplicar o método, é necessário igualar os riscos e, então, calcular o peso de cada classe. Por exemplo, o risco em renda fixa é menor do que investir em ações.

Dessa forma, se você investir metade em ações e a outra metade em, por exemplo, Tesouro Direto, a sua carteira está equilibrada. Nesse sentido, 90% do risco vem das ações e o Tesouro Direto representa apenas cerca de 10% de risco, já que é um investimento muito mais seguro.

A intenção principal desse tipo de estratégia é proteger os investimentos de possíveis crises. Dessa maneira, seguindo o conceito de paridade de risco, para Dalio, uma carteira de investimentos deve ter:

  • 40% em títulos de longo prazo de 20 a 25 anos;
  • 30% em ações de grandes empresas;
  • 15% em títulos de médio prazo de 7 a 10 anos;
  • 7,5% em ouro;
  • 7,5% em commodities diversas.

Princípios para investir

Dalio segue diversos princípios próprios, como:

  • Diversificação: Para Dalio, o ideal é a existência de 15 investimentos não relacionados entre si para que 80% do risco seja reduzido;
  • Inflação: Como a inflação impacta diretamente no quanto o dinheiro vale e, consequentemente, no poder de compra, é preciso entender sobre ela e como ela afeta os seus investimentos. Além disso, a inflação está diretamente ligada a alta ou baixa dos títulos;
  • Independência: É importante pensar por si mesmo e não se deixar levar por nenhum viés de investimento;
  • Venda: Diferente do princípio Buy and hold, em que  investidor mantém as ações, Dalio defende que, após ganhos substanciais, é melhor vender as ações e reinvestir os lucros;
  • Taxas de juros: É importante entender sobre o funcionamento das taxas de juros, já que elas impactam diretamente no mercado financeiro. 

Além dos princípios para investir, Dalio indica ainda 5 passos para alcançar a liberdade financeira:

  1.  Tenha um objetivo;
  2. Identifique os obstáculos que te atrapalham a alcançar seu objetivo;
  3. Encontre a origem dos obstáculos;
  4. Desenvolva um plano para superar os obstáculos;
  5. Comprometa-se a executar o plano.

Filantropia de Ray Dalio

Dalio fundou, em 2002, a Dalio Family Foundation, inicialmente, com U$ 11 milhões. Até hoje, já foram mais de U$ 1 bilhão doados. Dalio é casado, desde 1977, com Barbara, com quem teve quatro filhos: Devon, Paul, Matthew e Mark. Em 2011 o casal, assim como Warren Buffett, entraram para a iniciativa Giving Pledge.

A iniciativa consiste em bilionários se comprometerem a doar parte de seu patrimônio para caridade em vida ou testamento. Dalio e Barbara se comprometeram a doar metade da fortuna deles. Inclusive, o casal já está fazendo grandes doações, entre elas, doações para a Fundação David Lynch e a fundação OceanX.

Livros de Ray Dalio

Ray Dalio é autor de vários livros que abordam seus princípios de vida e trabalho, bem como suas visões sobre economia e investimentos. Aqui estão alguns de seus livros mais notáveis:

  • Princípios: Vida e Trabalho: Neste livro, Dalio compartilha os princípios não convencionais que transformaram um miúdo comum numa das pessoas mais bem-sucedidas do nosso tempo. Ele oferece uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.
  • Princípios para a ordem mundial em transformação: Por que as nações prosperam e fracassam: Neste livro, Dalio explora as razões pelas quais algumas nações têm sucesso enquanto outras fracassam, e oferece insights sobre como navegar em um mundo em constante mudança.
  • Princípios para o sucesso: Este livro é um guia prático que destila os princípios de Dalio em lições concisas e acionáveis para alcançar o sucesso.
  • Principles for Dealing with the Changing World Order: Why Nations Succeed and Fail: Neste livro, Dalio oferece uma análise profunda das forças econômicas e políticas globais e como elas influenciam o sucesso e o fracasso das nações.
  • Principles for Navigating Big Debt Crises: Neste livro, Dalio analisa as grandes crises da dívida e oferece estratégias para navegar por elas.
  • Principles: Your Guided Journal (Create Your Own Principles to Get the Work and Life You Want): Este livro é um diário guiado que ajuda os leitores a desenvolverem seus próprios princípios para alcançar o trabalho e a vida que desejam.
  • Big Debt Crises: Neste livro, Dalio analisa as grandes crises da dívida e oferece estratégias para navegar por elas.

Enfim, agora que você conhece a vida e os princípios de Ray Dalio, conheça também alguns Livros sobre investimentos obrigatórios para investidores iniciantes

Sean Parker: conheça a biografia e carreira do criador do Napster

Mukesh Ambani: conheça a vida e carreira do bilionário indiano

Chris Gardner: o investidor retratado em “À procura da felicidade”

Leila Pereira: biografia da empresária e presidente do Palmeiras