Bolsa de Tóquio: tudo sobre a TSE, a principal bolsa asiática

31 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 3 min, 46 seg


A Bolsa de Valores de Tóquio, também chamada de Tokyo Stock Exchange (TSE), é a maior bolsa de valores asiática e a terceira maior do mundo em relação à capitalização de mercado. Então, a TSE possui grandes empresas que lideram o mercado não apenas asiático como mundial.

Afinal, a Ásia é um mercado produtor e consumidor extremamente expressivo. Além de que essa região também traz consigo alto desenvolvimento tecnológico e está em crescimento exponencial. Assim sendo, o Japão se mostra como um símbolo de desenvolvimento econômico. Primeiramente, foi criada a bolsa de valores de Tóquio em 1878, chamada de Tokyo Kabushiki Torihikijo.

Posteriormente, no ano de 1943 essa bolsa foi fundida com mais outras 10 bolsas formando uma única bolsa de valores japonesa. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, essa bolsa precisou fechar as portas para se reestruturar. Então, apenas em 1949 ela abriu novamente, já com o nome usado até os dias de hoje.

TSE e economia mundial

Bolsa de Tóquio: tudo sobre a TSE, a principal bolsa asiática

Ledger Insights

Apesar do Japão vivenciar depois da guerra uma grande bolha de ativos, a bolsa de valores foi dar resultados só nos anos 1980. Então, entre 1983 e 1990, a bolsa de Tóquio cresceu de maneira expressiva, sendo até a maior do mundo em capitalização.

Assim sendo, ela contribuía com mais de 60% de todo o mercado de ações. Apesar de que, com o tempo, as correções alteraram a performance da Tokyo Stock Exchange, ela ainda se manteve como uma das mais expressivas do mundo.

Além disso, a maior parte das negociações na bolsa de Tóquio são realizadas por estrangeiros. Assim, é um sistema de negociação completamente eletrônico. Apesar disso, não impediu que acontecesse mais de uma falha.

Ações da bolsa de Tóquio

Nasdaq

Por conta do pioneirismo tecnológico japonês, a bolsa possui muitas empresas importantes nesse setor econômico, listadas na bolsa de Tóquio. Apesar disso, diversos outros setores também são negociados, como as famosas montadoras de automóveis Mitsubishi, Honda e Toyota.

Além disso, existem mais de 100 corretoras que operam ordens na TSE, inclusive com algumas internacionais. Assim sendo, a bolsa de Tóquio é administrada pela Japan Exchange Group, a maior operadora do mercado da Ásia.

Atualmente, por volta de 3 mil empresas estão listadas na bolsa de Tóquio, com a capitalização de mercado de 5 trilhões de dólares no ano de 2019. Dessa forma, as principais empresas listadas na Tokyo Stock Exchange, pautando a lista a partir dos valores do mercado, são:

  • Tokyo Motor Corporation;
  • SoftBank Group Corp;
  • Keyence Corporation;
  • Chugai Pharmaceutical Co. Ltd.;
  • Sony Corporation.

Grupos de ações

Além disso, as ações do TSE podem ser divididas em três diferentes grupos, são eles:

  • Primeira Seção: possui várias companhias como as blue chips e large caps.
  • Segunda Seção: engloba empresas de médio porte, as large caps e mid caps.
  • Seção Mothers: para empresas de alto crescimento e emergentes, incluindo as ações small caps.

Principais índices da bolsa japonesa

Tele Trader

Em relação aos investidores internacionais, é importante saber mais sobre os principais índices do mercado japonês. Assim, eles podem analisar e acompanhar de perto as movimentações para serem mais assertivos nas aplicações.

Assim sendo, esses índices financeiros demonstram uma média de performance baseada nas principais empresas de capital aberto listadas na Tokyo Stock Exchange. Nesse sentido, os índices demonstram o volume financeiro que é negociado. Dessa forma, os principais índices da TSE são:

  • Nikkei 225: sem dúvidas, o principal índice de ações da TSE que engloba as 225 maiores empresas japonesas. Dessa forma, a reavaliação da composição é feita anualmente se baseando no valor de mercado e volume de negociações da empresa.
  • Topix: esse índice é baseado em todas as empresas de “first section” na TSE. Assim, é calculado de forma ponderada a partir da capitalização.
  • J30 index: por fim, esse índice é composto pelas maiores empresas japonesas do setor industrial.

No vídeo a seguir o investidor Raul Sena ensina maneira de investir em mercados do exterior com pouco dinheiro, confira:

Leia mais sobre como funcionam os Índices de ações, o que são? Definição, como funcionam e características

Fontes: Yubb e Suno.

Imagens: Central Tokyo for Tourism; Ledger Insights; Nasdaq e Tele Trader.