Como converter euro em real: quais são as principais opções

31 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 6 min, 6 seg


Converter euro em real é uma operação bem simples que pode ser feito até mesmo no papel ou na calculadora. No entanto, existem, hoje em dia, sites e aplicativos que tornam esse processo ainda mais simples, muitos deles gratuitos. 

Basicamente, para converter euro em real, é preciso saber a cotação da moeda do dia, depois basta multiplicar pelo valor que você deseja converter.

Como converter euro em real usando a calculadora ou no papel?

Você pode converter o euro em real na calculadora ou no papel, se você souber qual é a cotação do euro no momento.

Contudo, lembre-se que a cotação muda constantemente. Tendo o valor do euro em mãos, basta você multiplicar pela quantidade que precisa.

Na data de hoje, 1 euro está valendo 5,33 reais. Se, supostamente, você deseja saber quanto 200 euros valem em reais, o cálculo a ser feito será o seguinte:

200 x 5,33 = 1,066. Portanto, 200 euros equivalem a 1.130 reais.

Por fim, vale destacar que, neste cálculo, estamos levando em conta apenas a conversão. Certo?

Agora, caso você vá comprar euro, terá que arcar com alguns outros custos como, por exemplo, a taxa da casa de câmbio.

Melhores sites para converter euro em real

Atualmente, existem vários conversores de moedas online. São ferramentas excelentes para fazer cálculos de compra e venda de moedas.

Portanto, com esses conversores, você pode prever o quanto vai, realmente, gastar ou receber com o câmbio convertido. Além disso, os sites desses conversores, em geral, são gratuitos.

1- Banco Central para converter Euro em Real

O site do Banco Central do Brasil (Bacen) é, sem sombra de dúvidas, um dos conversores mais indicados.

Afinal de contas, o Banco Central é a fonte oficial da cotação do euro em relação ao real e qualquer outra moeda aqui no Brasil.

Ademais, o site tem muitas funcionalidades como, por exemplo, definir a data específica ou consultar o histórico de cotação, além da variação cambial por períodos.

Embora seja fácil e prático de se usar, é importante ressaltar três pontos:

  • Em dias não úteis a cotação corresponde ao último dia útil;
  • O cálculo é de caráter informativo, ou seja, não substitui a norma cambial brasileira;
  • Por fim, o Bacen não se responsabiliza pela não simultaneidade das informações prestadas;

2- Portal UOL

Outra opção acessível é o portal UOL, que oferece um conversor de moedas na seção de Economia do site de notícias.

Além disso, na mesma página, você encontra gráficos da Bolsa de Valores (B3) e as variações cambiais.

Por último, a desvantagem desse conversor é que ele não permite a definição de datas como no site do Bacen. Ou seja, apresenta apenas o valor da conversão, sem mais nenhuma informação adicional.

3- Corretora Oanda

A corretora Oanda tem uma calculadora completa. Dessa forma, nos menus estão listadas as moedas organizadas em ordem alfabética, de cada país.

Além disso, existe uma pré-seleção de favoritos que tem as seguintes moedas:

Ademais, na conversão de euro em real, o site disponibiliza um resultado bem detalhado com média diária das taxas de compra e venda recebidas pela empresas através de múltiplas origens e dados.

Por fim, também é possível colocar a taxa interbancária, assim você pode ver o valor mais aproximado dessa transação.

4- Site XE Currency Converter

O site XE Currency Converter é bem simples de usar e direto nas informações.

Basta você inserir a quantia que deseja converter e, depois disso, preencher a moeda de origem (Euro) e a moeda de destino (Real) e confirmar.

Um detalhe importante sobre esse conversor é que ele não considera impostos e tarifas de casas de câmbio. Sendo assim, ele serve somente para você ter noção do quanto precisa investir para ter a quantia que pretende usar.

5- Google para converter Euro em Real

Por fim, você pode usar o Google para consultar rapidamente a cotação do euro digitando x euro para real, por exemplo. Dessa forma, a pesquisa vai exibir a cotação do euro em tempo real.

No entanto, as informações do Google têm caráter apenas informativo e não devem ser levadas em conta para fins de negociações, investimentos ou jurídicos. 

Melhores apps para converter euro em real

Muito mais prático do que os sites são os inúmeros aplicativos para converter moedas para o real ou vice-versa disponíveis nas lojas de apps.

Esses aplicativos são muito úteis durante a viagem para saber se vale a pena ou não fazer uma compra. Assim sendo, essa praticidade permite a consulta constante.

Entre essas opções disponíveis, existem vários aplicativos tanto para Android como para iOS. Confira algumas delas a seguir:

1- Conversor de Moedas Plus AccuRate

O Plus AccuRate é um dos apps de conversão mais bem avaliados pelos usuários por conta da sua rapidez na atualização das taxas de câmbio.

Além disso, ele conta com alguns recursos como o modo offline e a conversão de várias moedas ao mesmo tempo, até mesmo de Bitcoins. O app está disponível para Android e iOS.

2- Câmbio Legal

O Câmbio Legal é um aplicativo ligado ao Bacen, o qual está disponível para Android e iOS.

Saiba que esse app não faz somente a conversão de moedas, ele também te ajuda a encontrar as casas de câmbio mais próximas e autorizadas pelo Bacen.

3- My Currency Converter

O aplicativo My Currency oferece a conversão em tempo real de mais de 150 moedas, além de oferecer suporte para criptomoedas como Bitcoin, Dogecoin e Litecoin.

Ademais, esse app conta com gráficos de variação cambial e a facilidade do modo offline.

4- Conversor de moedas para Android

O Conversor de Moedas, da Designer Calculators, é um dos aplicativos gratuitos mais bem avaliados na Play Store.

Além do mais, uma de suas vantagens é que ele possibilita a exibição na tela de até 15 moedas para você converter o ao mesmo tempo.

5- Xe – Currency and Money Transfers

Por fim, trouxemos para você o XE que é um aplicativo mais… digamos elaborado.

Sendo assim, além de permitir a conversão de euro em real, ele também disponibiliza gráficos de variação cambial, alerta de cotação e opção de transferir seu dinheiro para o exterior. Assim é bom não é?

Agora que você, meu caro, sabe como fazer a conversão de euro para real, acho bom você assistir a esse vídeo do Raul Sena, o Investidor Sardinha.

Descubra, neste vídeo, formas de investir no exterior com pouco dinheiro. Confira aqui embaixo:

E aí, curtiu aprender como faz o cálculo para converter euro em real e conhecer todas essas ferramentas que auxiliam a nossa vida?!

Agora, se eu fosse você, leria este texto e aprenderia como converter Bitcoin em Real. Boa leitura!

Fontes: Tecnoblog e Eurodicas