Como converter Bitcoin em Real: converta Bitcoin em dinheiro de verdade

1 de agosto de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 9 min, 47 seg


Apesar de as criptomoedas já terem se tornado muito populares, ainda há muitas dúvidas de como converter Bitcoin em Real. Assim, a grande questão relacionada a essa conversão de moeda é o custo gerado. Então, vai ser necessário pagar taxas para fazer essa transação. Além disso, essas taxas variam de acordo como câmbio do Bitcoin.

Dessa forma, a análise se vale a pena ou não realizar essa conversão de moeda depende diretamente das taxas que serão cobradas no momento da operação e da real necessidade de fazer a conversão. Afinal, às vezes é mais vantajoso manter a moeda sem conversão de câmbio, dependendo do uso que você tem em mente para a Bitcoin.

Por fim, existem diversas formas de converter Bitcoin em Real, como transferir para uma conta bancária ou cartão de crédito. Além disso, a moeda virtual pode ser convertida para qualquer outra moeda. Então, o primeiro passo é ter uma carteira virtual onde você possa gerenciar suas criptomoedas.

Câmbio do Bitcoin

Como converter Bitcoin em Real: converta Bitcoin em dinheiro de verdade

Olhar Digital

O câmbio é a operação financeira que converte uma moeda em outra. Então, o mesmo vale para converter Bitcoin em Real. Assim, não se trata necessariamente de uma troca e sim de uma operação de compra e venda. Dessa forma, você paga a taxa de câmbio para adquirir a moeda desejada.

Assim como qualquer outra moeda, seu preço muda seguindo as leis de oferta e demanda. Ou seja, o valor atual da cotação da moeda é o valor que os vendedores estão pedindo e compradores aceitando a negociação. Dessa forma, não existe um valor exato para a criptomoeda, do mesmo jeito que não existe um valor real para outros câmbios.

Como conferir o câmbio da moeda?

Como converter Bitcoin em Real: converta Bitcoin em dinheiro de verdade

Franquia Enjoy

Então, o preço é definido de acordo com quanto o comprador está disposto a pagar. Assim, para converter Bitcoin em Real, você precisa ficar atento a esse câmbio que muda constantemente.

Para conferir a cotação , diversos sites e aplicativos disponibilizam o valor em tempo real, alguns até com outras ferramentas para análise de diversos câmbios e histórico de cotação com delimitação de tempo.

Além disso, a maioria dessas ferramentas são gratuitas e podem ser encontradas facilmente com uma simples pesquisa na internet. Até mesmo digitando no próprio Google você vai conseguir conferir a última cotação da moeda.

Como converter Bitcoin em Real

Como converter Bitcoin em Real: converta Bitcoin em dinheiro de verdade

Batistacoin

Primeiramente, para converter Bitcoin em Real é preciso achar uma plataforma que ofereça o serviço de transferir o valor para uma conta bancária. Assim, nessas ferramentas é comum ter consulta de saldo tanto em reais como em criptomoedas. Além da própria negociação de compra e venda.

Também existem plataformas de compra de criptomoedas que permitem a transferência do valor por meio de cartão de crédito, como, por exemplo, a BitcoinTrade.

Além disso, geralmente é necessária a documentação para negociar criptomoedas. Logo, as exigências para utilizar o serviço de saque e aumento de limite são:

  • Documento de identificação;
  • Comprovante de endereço;
  • e dados bancários vinculados ao CPF do titular.

Taxa da conversão de moeda

Como converter Bitcoin em Real: converta Bitcoin em dinheiro de verdade

Coin Times

Primeiramente, os prazos e taxas irão depender de como e onde você está realizando a operação.

  • Depósitos: para depositar em Real para comprar Bitcoin os custos são apenas o do banco, que podem ser cobrados inclusive no cartão de crédito. O tempo de liberação varia de 20 minutos a até 1 dia útil. Então, no momento do depósito será considerada a cotação do momento. Ao depender da variação o valor pode não ser o suficiente, logo o recomendado é depositar um valor superior.
  • Saques: geralmente os saques tem uma taxa fixa de R$ 4,90 + 0,99% do valor sacado. E também fica disponível na conta com o prazo de 1 dia útil. Por fim, os valores também são variáveis, pois são determinados pelos mineradores do blockchain. E mais uma taxa para a ordem de negociação que vai ser executada.

Convertendo Bitcoin em Real com a carteira virtual

Ajudandroid

Finalmente, chegou a hora de fazer a transação e converter o Bitcoin em Real seguindo os seguintes passos:

  1. Acessar a carteira virtual: assim, você verifica seu saldo, informação atualizada diariamente devido a variação da cotação. Além disso, pode ser exigido um saldo mínimo que varia de acordo com a carteira. Por fim, é sempre bom lembrar de fazer uma pesquisa prévia e verificar as regras dos procedimentos para escolher o melhor para você.
  2. Valor a ser transferido: defina a quantia de Bitcoin que você deseja converter em Real. Além disso, é importante ficar atento às regras em relação ao valor mínimo e máximo para transação.
  3. Acessar a conta: definido o valor a ser transferido vai ser preciso acessar a sua conta e selecionar a opção de depósito em dinheiro usando Bitcoin. Assim será cobrada uma taxa com variantes, o que vai depender da carteira. Então, escolha empresas reconhecidas e confiáveis.
  4. Transfira o dinheiro: após preencher as informações e colocar o valor, esse dinheiro vai ser transferido para da carteira para o usuário. Além disso, depois de escolhido o valor ele não vai poder ser modificado.

Vender Bitcoin

Primeiramente, você precisa transferir o Bitcoin para uma carteira dentro da plataforma. Além disso, a cada transferência será cobrada uma taxa. Essa taxa é uma recompensa para os moradores pelo trabalho de validação dessas transações. E quando maior é essa taxa mais rápida ela vai ser confirmada.

Carteiras Virtuais

Metro

A seguir serão citadas as cinco principais carteiras virtuais para você fazer a conversão do Bitcoin em Real:

  • Xapo: uma das mais populares carteiras de Bitcoin no Brasil e em Portugal. Pois, a plataforma aceita o cartão de débito Visa, que pode ser utilizado em caixas multibanco no mundo todo para sacar em moeda impressa e até pagar boletos;
  • Blockchain: um site extremamente popular. Além disso, ele permite ver transações de bitcoins acontecendo em várias partes do mundo. O site também possui várias ferramentas de segurança, como, encriptação dupla, suporte para transações offline e autenticação em duas etapas.
  • Coinbase: uma conta online semelhante ao Paypal. Assim, possui carteira de Bitcoin, e também uma exchange de Bitcoin, além de enviar e receber dinheiro através de endereços de e-mail.
  • Hive: indicada para novos usuários, com uma plataforma que se assemelha a sistemas de mensagens instantâneas permitindo o envio e recepção de Bitcoins.
  • Armory: um dos mais seguros e completos softwares de Bitcoin. Assim, possui modos diferentes: Standard, Avançado e Programador. Por fim, tem ótimas opções de segurança, como o teclado virtual que protege contra keyloggers, transações offline e diversas opções de armazenamento.

Outras alternativas para a conversão de Bitcoin em Real

Além de transferir através da sua conta, você também pode usar outros meios para converter Bitcoin em Real. Que são os seguintes:

Bitcoin em Real através do ATM

Olhar Digital

Esse é um caixa eletrônico com a única diferença de também operar com a compra e saque de criptomoedas diretamente para a carteira do cliente. Então, os modelos de ATM podem oferecer opções de compra e venda de outras criptomoedas também.

Além disso, o processo para a transferência é simples e semelhante a transações de caixas eletrônicos comuns. Assim, você faz a solicitação de saque, manda a criptomoeda para o caixa e ele então oferece o pagamento em espécie. Dessa forma, ele converte Bitcoin em Real.

Então, o valor disponível no ATM é compatível com a moeda nacional. Ou seja, no Brasil o pagamento será da Bitcoin em Real. Apesar de existirem por volta de 2.500 ATMs de criptomoedas, no Brasil existe até agora apenas um registrado na cidade de São Paulo (SP).

Bitcoin em Real através de venda P2P

Contábeis

Ou seja, de pessoa para pessoa. Então, um usuário com a criptomoeda negocia através de uma plataforma, que pode ser o Mercado Livre ou o Paypal, por exemplo. O nome P2P, vem da expressão em inglês person to person, que em tradução livre seria de pessoa para pessoa.

Porém, esse método não é completamente seguro justamente por isso. Afinal, não há nenhuma empresa ou instituição por trás que possa te dar a garantia da segurança da transação. Assim, o recomendado é fazer essa negociação apenas se tiver certeza que a pessoa é confiável.

Exchanges brasileiras para câmbio de criptomoedas

Como converter Bitcoin em Real: converta Bitcoin em dinheiro de verdade

Criptofácil

Primeiramente, uma exchange pode ser entendida como uma corretora de criptoativos. Ou seja, é uma plataforma eletrônica que gerencia e facilita a compra, venda e troca de moedas digitais. Então, elas conectam os compradores com os vendedores, fazendo essa mediação que assegura uma transação prática e segura de moedas digitais por outros ativos.

Mercado Bitcoin

Uma fintech brasileira, ou seja, uma empresa na área de serviços financeiros com processos completamente baseados em tecnologia. Assim, essa instituição financeira faz a intermediação da compra e venda de criptomoedas de forma online. As criptomoedas para negociação e transação disponíveis são Bitcoin e Litecoin.

Foxbit

A Foxbit afirma ser a única que deixa público o endereço de carteira quente e fria. Assim, provaria a existência dos recursos negociados na plataforma. Além disso, a empresa tem parcerias estratégicas como a BlinkTrade.

Dessa forma, possui extenso conhecimento em mercado financeiro tanto nacional como internacional. Por fim, traz aplicações, soluções e também segurança para o mercado dos criptoativos.

Walltime

Com a sua sede em Campinas, São Paulo, é uma startup que desenvolve soluções de software. Além disso, a Walltime é focada no desenvolvimento de um software tanto para suporte como para infraestrutura para a tecnologia de Blockchain. Essa tecnologia permite muita inovação no quesito de armazenamento de dados de um jeito imutável e distribuído.

Bitcoin Trade

A pioneira no Brasil a aceitar cartão de crédito como forma de pagamento. Anteriormente, só era possível essa compra com depósito bancário. Além disso, o site tem certificado internacional de segurança. Assim, você pode fazer essa troca via transferência entre contas ou via cartão de crédito.

Negocie Coins

Uma plataforma que permite fazer o exchange de Bitcoin sem taxa para depósito e retirada, de uma maneira fácil e segura. Além disso, oferece suporte através de e-mail, telefone e redes sociais para clientes que tenham dúvidas de como operar no mercado de criptomoedas.

Está pensando em começar a negociar no mercado de ativos? Veja o que Raul Sena falou sobre a mineração de Bitcoin e decida se vale a pena ou não:

Se interessou pelas criptomoedas? Leia agora sobre a Dogecoin: o que é, como funciona e como comprar

Fontes: Bitcoin Trade; Finance One; Eu quero investir e Toro Investimentos.

Imagens: CriptoFácil; Olhar Digital; Yahoo; Franquia Enjoy; Batistacoin; Coin Times; Ajudandroid; Metro; CanalTech; Olhar Digital e Contábeis.