10 características para ser um investidor de sucesso

17 de novembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 11 seg


No geral, quando os investidores descobrem o mundo dos investimentos, eles se arrependem por não ter começado a investir antes. Porém, quando passam a investir, percebem que ser um investidor de sucesso não é tão simples.

Afinal de contas, não basta aplicar em qualquer ativo e esperar um retorno acima da média. Na verdade, você precisa conhecer o mercado, estudar e analisar bem um ativo antes de investir.

Além disso, existem algumas características pessoais que podem te ajudar a se tornar um investidor de sucesso. Existe também as leis dos investidores de sucesso.

10 Características para ser um investidor de sucesso

As 10 características que falaremos a seguir, são baseadas em um artigo de Michael J. Mauboussin, Dan Callahan e Darius Majd. O nome do artigo é Thirty Years Reflections on the Ten Attributes of Great Investors.

Os autores falam sobre as características que todo grande investidor tem. Sendo assim, algumas características que você deve ter para se tornar um grande investidor são:

1- Seja matemático

Você não precisa ser um gênio para ser um investidor de sucesso. Mas você deve saber pelo menos o básico de contabilidade e saber ler balanços.

10 características para ser um investidor de sucesso

Isso porque você precisa analisar os resultados financeiros das empresas que você investe ou pretende investir. É importante também ter um bom psicológico e investir com foco no longo prazo.

2- Entenda o valor do ativo

Entender o valor de um ativo é fundamental para que você saiba identificar se uma ação está cara ou barata. Afinal de contas, existe uma grande diferença entre preço e valor.

Quando você sabe o valor de algo, você é capaz de verificar se o preço está alto ou baixo. No mercado de ações, isso é essencial, pois te permite investir em boas empresas com preços abaixo do seu valor.

Logo, você tem uma margem de segurança maior. Enfim, uma das formas de identificar o valor de uma empresa é por meio do valuation.

3- Como a empresa faz dinheiro

Antes de investir em uma empresa, é essencial que você entenda a fundo o negócio. Isso envolve saber como ele gera dinheiro.

Por exemplo, se você for analisar uma varejista, você pode se perguntar: Quais são as margens? Quanto custa para repor e manter os estoques? o quanto de receita ela irá gerar? 

10 características para ser um investidor de sucesso

Um investidor de sucesso é aquele que busca entender sobre a empresa que ele pretende investir. Além disso, é essencial que você saiba identificar as possíveis vantagens competitivas do negócio.

4- Comparações de um investidor de sucesso

Outra característica de um investidor de sucesso, é saber comparar as empresas. Você precisa comparar uma ação com outra. Com isso, você pode ponderar as duas e optar pela melhor opção.

5- Probabilidades

Os ativos podem passar por altas e baixas no futuro, de acordo com diversas variáveis ao longo do tempo. Logo, investir envolve possibilidades futuras. 

Ou seja, investir não é um ato determinístico onde se sabe quais serão os resultados futuros. O investidor de sucesso precisa pensar de forma probabilística. 

Ao pensar dessa forma, você será capaz de entender quais são os cenários mais ou menos prováveis e como você deve agir em cada um deles.

10 características para ser um investidor de sucesso

6- Atualize suas visões para ser um investidor de sucesso

Com o passar do tempo, é importante que você atualize as suas visões e revise sua tese de investimentos. Com isso você poderá mudar sua filosofia e testar novas ideias.

7- Vieses cognitivos

Existem muitos vieses cognitivos que atrapalham os investidores. Ao investir tome cuidado com eles. Afinal de contas, eles podem te fazer investir em ativos errados e perder dinheiro.

Sendo assim, ao investir busque deixar de lado o emocional e ser racional. Não é bom investir movido por medo, ganância, inveja ou qualquer outro sentimento que te atrapalhe a pensar de forma racional.

8- Diferença entre informação e influência

É essencial que você saiba diferenciar a informação de que você está errado em relação a uma tese de investimento, da influência que o mercado pode tentar exercer sobre você e que pode te levar a investir nos ativos errados.

10 características para ser um investidor de sucesso

Você deve saber reconhecer quando errou ao julgar um ativo. Também é preciso evitar as peças que o mercado pode pregar nos investidores.

9- Diversificação do investidor de sucesso

Diversificar é fundamental. Não coloque todo o seu dinheiro em um único ativo por acreditar que ele é uma ótima oportunidade. Até porque você pode estar errado em seu julgamento.

Por isso, não deixe de diversificar. Com isso você não apenas diminui os riscos da sua carteira, como também potencializa os seus retornos.

10- Leia muito

Por fim, a última característica de um investidor de sucesso é ler muito. Existem muitos livros que podem te ajudar a investir melhor. Quanto mais você lê, mais conhecimento você adquire e melhor você investe.

10 características para ser um investidor de sucesso

10 leis para se tornar um investidor de sucesso

Além das características que você conferiu acima, existem também algumas leis para se tornar um investidor de sucesso.

1- Invista de acordo com o seu objetivo

A qualidade de uma aplicação irá variar de acordo com os seus objetivos. Ou seja, não existe ativo bom ou ruim.

O que existe são objetivos diferentes. Sendo assim, ao investir, não deixe de levar em conta qual o seu objetivo com a aplicação.

2- Retorno

Ter altos retornos com as aplicações está relacionado com o longo prazo. No longo prazo, os ativos tendem a trazer retornos mais altos.

No entanto, para investir com foco no longo prazo, é essencial que você tenha alguns pontos esclarecidos. Por exemplo, você deve saber qual será o seu objetivo e o prazo para a realização do objetivo.

Você também deve ter uma reserva de emergência já montada. Além disso, é preciso ter paciência e preparo emocional.

Isso porque, os investimentos de longo prazo podem passar por oscilações. Você tem que ter paciência e um bom emocional para não resgatar a aplicação antes da hora.

3- Não existe investimento perfeito

Muitos investidores querem saber qual o melhor investimento e qual está trazendo um retorno mais alto. Mas é preciso destacar que não existe investimento perfeito.

No mundo dos investimentos, existem três pilares: risco, liquidez e rentabilidade. De maneira geral, um dos três se sobressai.

O investidor deve saber analisar esses três pontos e escolher o ativo que possui o pilar que ele mais valoriza. Por exemplo, não adianta você procurar um ativo com alto retorno, alta liquidez e muita segurança.

Esse ativo não existe. Mas você pode encontrar, por exemplo, um ativo com alta liquidez, boa segurança e um retorno que não é tão alto.

4- Não existe hora certa para investir

Outra lei para se tornar um investidor de sucesso, é saber que não existe uma hora certa para investir. É claro que uma ação pode ter um melhor momento de entrada.

Porém, de maneira geral, o melhor momento para investir é assim que os seus recursos destinados aos investimentos estiverem disponíveis para tal.

5- O cenário não é importante para o investidor de sucesso

O cenário não importa, pois nunca sabemos o que virá depois. Ou seja, o cenário econômico não é previsível. Logo, não existe um cenário ideal para investir.

Apesar disso, alguns ativos são mais favoráveis em alguns momentos. Por isso, é muito importante ter uma carteira diversificada, assim você pode aproveitar de vários cenários.

6- Estatística

A estatística é uma boa ferramenta para estudar o passado. Porém, é preciso ter cuidado ao fazer a interpretação dos dados. Lembre-se: o futuro não é previsível.

Logo, não adianta usar dados estatísticos do passado para prever o futuro. Outra dica é tomar cuidado com promessas de altos retornos, pode ser pirâmide.

7- Expectativas

É muito difícil não criarmos expectativas. Sempre que investimos em algo e ele começa a trazer bons retornos, nós criamos altas expectativas.

Isso é um problema, pois quando a realidade bater na sua porta, você pode ficar frustrado. Dessa forma, ao invés de criar expectativas irreais, prefira se ater aos fatos.

8- Objetivos claros

Não invista sem um objetivo claro. Muitas pessoas investem sem estabelecer um objetivo. Isso faz com que o investidor nunca esteja satisfeito com o seu retorno.

Como cada ativo é ideal para objetivos diferentes, o seu retorno vai variar de acordo com seu objetivo. Por isso, não deixe de fazer o dever de casa e defina seus objetivos.

9- Siga o plano para ser um investidor de sucesso

Elabore um plano de investimentos de acordo com os seus objetivos. Depois disso, siga o plano. Com o passar do tempo você pode fazer mudar a sua carteira. Mas isso deve ser feito de acordo com o plano estabelecido.

10- Investir deve trazer paz e não ansiedade

Se você sabe o que você está fazendo, investir irá te trazer paz e não ansiedade. Por exemplo, se você sabe o valor de uma ação e acredita na empresa, não tem porque ficar com medo se ocorrer uma queda nos preços.

O fato do preço ter caído não muda o valor da ação. Para saber mais sobre preço e valor, leia: O que é cotação? Quando olhar e como funcionam os preços das ações