Melhores ações da Bolsa: quais são e como encontrar

30 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 14 seg


Ao começar a investir é normal os investidores se questionarem quais são as melhores ações da Bolsa de Valores Brasileira (B3), afinal de contas, essas ações podem proporcionar grandes retornos aos acionistas.

Entretanto, encontrar as melhores ações da Bolsa não é simples. Na verdade, é preciso analisar os aspectos qualitativos e quantitativos das empresas listadas na Bolsa para determinar quais são as companhias que possuem as ações com maior potencial de retorno.

Encontrar essas ações não é fácil e exige muito estudo e análise por parte do investidor. Contudo, ao encontrar essas ações, ele poderá ter resultados acima da média do mercado.

Quais são as melhores ações da Bolsa?

Os melhores ativos da B3 são as ações que trarão maiores retornos financeiros para os acionistas. Sendo que, o alto retorno pode ser resultado da valorização das ações ou por meio da distribuição de dividendos. É por isso que existem tantos investidores na busca pela fórmula para identificar quais são as melhores ações da Bolsa. 

No entanto, encontrar grandes oportunidades na Bolsa não é fácil. Isso porque, as ações se enquadram na categoria de renda variável, cujo futuro é incerto. Ou seja, como a renda variável passa por alterações causadas pelas variações internas e externas das empresas, é difícil determinar quais ações terão bom desempenho no futuro.

Melhores ações da Bolsa: quais são e como encontrar

Valeando

Por exemplo, os analistas de mercado podem fazer projeções das empresas e depois se decepcionar com os resultados reais apresentados pelas companhias.

Além disso, existe certa subjetividade no cenário externo da empresa, que são impactados por diversas variáveis macroeconômicas, como a taxa de juros, câmbio, custos operacionais e mudanças na demanda por produtos e serviços.

Enfim, levando em consideração todos estes fatores, você pode estar se perguntando se realmente é possível encontrar as melhores ações da Bolsa. Sim, é possível.

Porém, isso exige muita análise e estudo. Inclusive, Benjamin Graham, Warren Buffett, Luiz Barsi Filho, Luiz Alves Paes de Barros e Peter Lynch são exemplos de investidores que conseguiram encontrar os melhores ativos na Bolsa e obtiveram excelentes resultados.

Claro que esses são grandes nomes no mercado, que investem há muitos anos e desenvolveram estratégias próprias de investimento. Mas você também pode alcançar ótimos resultados se analisar profundamente as ações e encontrar os melhores ativos.

Como entrar as melhores ações da Bolsa

Como dito anteriormente, para encontrar as melhores ações da Bolsa, é preciso estudar e analisar profundamente as ações. Desse modo, a ideia é avaliar quais são as empresas de capital aberto com melhores indicadores.

Além disso, é preciso considerar quais são as características em comum dos melhores ativos da Bolsa. Essas características em comum são:

1- Alta rentabilidade

As melhores ações da Bolsa geralmente pertencem às empresas com alta rentabilidade. Esses são negócios capazes de gerar mais retornos com menos recursos. Dessa forma, quanto maior for a rentabilidade da organização, maior é a sua capacidade de gerar retornos, com menos capital empregado.

Melhores ações da Bolsa: quais são e como encontrar

Acionista

Nesse sentido, essas companhias são opções de investimentos melhores do que as empresas que geram um retorno inferior, apesar do grande capital empregado. Para analisar a rentabilidade de uma organização, são utilizados dois indicadores:

  • ROI: O Return on Investiment (ROI) indica o retorno em relação ao custo do investimento;
  • ROE: O Return on Equity (ROE) aponta o percentual de lucro em relação ao patrimônio dos sócios.

Portanto, o primeiro passo para encontrar as melhores ações da Bolsa, é filtrar entre as empresas de capital aberto, quais as que possuem os melhores indicadores de rentabilidade. Em outras palavras, é preciso identificar as companhias que são capazes de gerar mais retorno com menos recursos.

2- Crescimento elevado

O próximo passo para encontrar as melhores ações da Bolsa é identificar quais são as empresas com crescimento elevado. Esse fator é importante, pois as companhias que crescem ao longo do tempo tendem a apresentar bons rendimentos para os investidores.

Nessa etapa, você pode analisar as opções de small caps. Como elas são empresas pequenas, elas possuem um grande espaço para crescimento futuro. Sendo assim, conforme a empresa for crescendo, os seus acionistas ganham com a valorização dos papéis.

Enfim, para verificar quais são as organizações com alto nível de crescimento, o investidor pode analisar o Compound Annual Growth Rate (CAGR). Em síntese, esse indicador aponta a taxa anual composta de crescimento de uma variável.

Exame

Logo, para encontrar as melhores ações da Bolsa em relação ao crescimento, é preciso destacar as empresas com maior CAGR de receita de vendas, lucro bruto e lucro líquido.

Ao utilizar o CAGR é preciso tomar cuidado, pois às vezes ele demonstra um alto crescimento depois que o aumento já aconteceu de fato. Dessa forma, o ideal é que o investidor analise os três caminhos possíveis de crescimento de uma companhia:

  • Ganho de market share;
  • Crescimento do PIB;
  • Crescimento do setor de atuação.

3- Valuation atrativo

Por fim, para encontrar as melhores ações da Bolsa é preciso analisar se a empresa está com um valuation atrativo. Essa etapa é necessária, pois não basta uma empresa ter uma boa rentabilidade e elevado crescimento se ela está com um preço muito acima do que ela realmente vale.

Blb Brasil

Para isso você pode usar alguns indicadores, como, por exemplo, o P/L (relação entre o valor de mercado e o lucro líquido), EV/Ebitda (Valor da empresa em relação ao Ebitda contábil) e ainda o P/VPA (é a relação entre o valor de mercado e o valor patrimonial).

Além de levar esses três fatores em consideração, não deixe de considerar os indicadores da empresa por meio da Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fonte: Suno

Imagens: Grande paulista, Valeando, Acionista, Exame e Blb Brasil