Como ganhar dinheiro todos os meses com a renda fixa

Já se perguntou como ganhar dinheiro todos os meses com renda fixa? Existe um jeito de ter uma renda mensal investindo em ativos seguros.

26 de julho de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Você já se perguntou como ganhar dinheiro todos os meses com a renda fixa? Pouca gente sabe, mas existe um jeito de ter uma renda mensal investindo em ativos mais seguros, com um risco muito menor. Hoje, eu vou te mostrar como fazer isso e onde encontrar os melhores títulos de renda fixa para ganhar dinheiro todos os meses.

Se você já está na fase de viver de renda ou quer fazer uma renda extra com os investimentos, este ganho mensal com a renda fixa pode ser uma opção bem interessante a considerar. Mas, como e onde encontrar este tipo de investimento?

CRIs e CRAs com juros mensais

Sim, estamos falando de um dos produtos mais comuns da renda fixa: os famosos CRIs e CRAs. Se você ainda não está 100% familiarizado com esta modalidade de investimento, pode estar se perguntando o que significam estas siglas. Então, vamos lá!

Os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) são títulos de renda fixa emitidos por empresas privadas. Ou seja, sempre que investe em um CRI, você está emprestando dinheiro para uma empresa. E esta empresa, por sua vez, vai usar o dinheiro em qualquer projeto relacionado ao setor imobiliário.

Os CRAs, por outro lado, são Certificados de Recebíveis do Agronegócio. Funcionam da mesma forma dos CRIs, mas a finalidade da captação dos recursos sempre vai estar vinculada ao agronegócio. Por se tratar de setores incentivados pelo governo (imobiliário e agro), tanto os CRIs quanto os CRAs têm isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos.

Como funcionam os juros mensais?

Boa parte dos CRIs e CRAs oferecem a opção de pagamento de JUROS MENSAIS para o investidor. Hoje, é possível encontrar títulos pagando IPCA+7% na nossa plataforma de investimentos, a IsaEx.

Isso quer dizer que o investidor vai receber uma rentabilidade mensal equivalente à inflação (IPCA) acrescida de 7% de juros anuais. Com isso, o ganho sempre vai ficar acima da inflação. Ou seja, o investidor vai ter um ganho mensal REAL e não apenas NOMINAL.

Riscos dos CRIs e CRAs com cupom mensal

O grande problema dos CRIs e CRAs é o risco maior quando comparados aos títulos públicos do Tesouro Direto (Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, Tesouro Prefixado e Tesouro Renda+) e aos títulos emitidos pelos bancos (CDB, LC, LCI e LCA).

No caso dos títulos bancários, o investidor tem uma proteção adicional do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que garante um “seguro” de até R$ 250 mil por CPF, limitado ao total de R$ 1 milhão (soma de todos os títulos investidos).

Como os CRIs e CRAs não oferecem esta garantia e são emitidos por empresas privadas, o risco é sempre maior. Afinal, no meio do caminho a empresa pode ter problemas financeiros ou, pior ainda, entrar em processo de recuperação judicial.

CRI e CRA com pagamento mensal vale a pena?

Por tudo isso, é importantíssimo que o investidor saiba bem ONDE ESTÁ PISANDO na hora de comprar um título de renda fixa oferecido por uma empresa privada. É claro que, como o risco é maior, as taxas de juros também tendem a ser mais atrativas. Nos investimentos, sempre vale a lógica: quanto maior o risco, maior o retorno!

O investidor não pode, no entanto, se deixar levar pelas taxas mais gordinhas, sem fazer uma boa análise da empresa por trás do CRI ou CRA. Esta empresa é grande? Tem capital aberto na Bolsa de Valores? É lucrativa e tem bons fundamentos?

Se fazer estas perguntas vão te ajudar a reduzir os riscos e poder aproveitar o melhor dos juros mensais, de forma a potencializar sua carteira de investimentos e aumentar seus ganhos com a renda fixa.

E então, gostou do conteúdo? Não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como ganhar uma renda mensal investindo em CRIs e CRAs.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Como receber dividendos todo mês?

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil