Comprar Itausa em 2021, ainda vale a pena ou não?

28 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 34 seg


Em 2021 surgiram várias dúvidas por parte dos investidores, que não sabem se ainda vale a pena comprar Itausa, devido às estratégias adotadas pela empresa e as notícias sobre o Itaú.

Em síntese, a Itausa é a holding que controla o Itaú e possui participação em diversas outras empresas, como, por exemplo, a Duratex e a Alpargatas.

Apesar de falarmos sobre se vale a pena comprar Itausa, esse texto não deve ser visto como uma recomendação ou indicação de investimentos.

Comprar Itausa em 2021

Alguns fatores fizeram com que os investidores começassem a se questionar se ainda vale a pena investir em Itausa em 2021. Sendo assim, nesse texto nós iremos comentar os acontecimentos que levantaram essas dúvidas e te explicar se ainda faz sentido comprar Itausa.

Primeiramente, é preciso lembrar que o Itaú é a principal empresa da Itausa. Logo, tudo o que acontece com o Itaú, impacta a Itausa. Dessa forma, para entendermos o que está acontecendo, temos que voltar no ano de 2018, quando o Itaú investiu R$ 6,3 bilhões e comprou 49,9% do Grupo XP.

Nessa época, o Itaú fez um acordo estabelecendo que ele teria direito de comprar mais uma porcentagem da XP depois de alguns anos. Aproximadamente um ano após desse acordo, o Grupo XP fez a abertura de capital na Nasdaq.

Comprar Itausa em 2021, ainda vale a pena ou não?

Levante

Desse modo, somente com a IPO os R$ 6,3 bilhões que o Itaú tinha investido na XP se tornaram 46 bilhões 875 milhões de reais. Sendo que, como foram lançadas ações no mercado, a participação do Itaú de 49,9% foi reduzida para 46,05%. Com o investimento na XP o Itaú conseguiu um lucro bem alto, o equivalente a 124% ao ano.

Existe uma estratégia utilizada por alguns grupos de investimento que consiste em resgatar pelo menos o valor investido inicialmente na empresa, quando ela já se valorizou bastante.

Essa estratégia é usada como uma forma de garantir que a operação não vai trazer prejuízos, mesmo que posteriormente as demais ações se desvalorizem. Não sabemos se o Itaú estava fazendo uso dessa estratégia, porém, ele vendeu na Nasdaq 5% da sua participação da XP.

Xpart

A XP é uma empresa de tecnologia que está apresentando um crescimento expressivo, enquanto o Itaú já é uma empresa consolidada. Dessa maneira, se analisarmos a participação do lucro da XP no Itaú, poderemos notar que é uma participação muito pequena.

Em outras palavras, como a XP está em fase de crescimento, de investir em si mesma e de se alavancar, ela apresenta um lucro muito pequeno em comparação com o Itaú, que já é uma companhia consolidada no mercado. Em contrapartida, a XP equivale a quase 20% do capital do Itaú.

Nesse sentido, o Itaú precisa desfazer sua posição da XP. Entretanto, se ele simplesmente vender as ações na Nasdaq, ele terá que pagar uma alíquota alta de imposto sobre o ganho de capital internacional. Desse modo, a solução encontrada foi desmembrar sua participação na XP em uma empresa nova chamada Xpart.

Comprar Itausa em 2021, ainda vale a pena ou não?

Exame

Com essa solução, o acionista do Itaú poderá receber os seus direitos das ações em forma de BDRs. Em resumo, BDRs são títulos que representam ações listadas no exterior. Sendo assim, o investidor que receber os BDRs pode vender esses ativos e investir diretamente na XP no exterior ou pode manter esses ativos na carteira.

Vale lembrar que quando o Itaú fez o acordo com a XP, ele passou a ter o direito de comprar mais uma parcela de participação na empresa.

Atualmente o Itaú possui 41,05% da XP e têm o direito de adquirir mais 11,38% pagando 19x o lucro, sendo que, hoje o P/L da XP está em 35,55. Portanto, vale muito a pena para o Itaú executar o seu direito, e é o que provavelmente ele irá fazer.

E os acionistas de Itausa?

Com toda essa novela entre o Itaú e o Grupo XP, os investidores estão se perguntando o que acontece com os acionistas de Itausa. Essa dúvida é justificável, já que os acionistas do Itaú irão receber seus direitos por meio da criação da Xpart. Porém, a Itausa é a holding que controla o Itaú, logo, o que os acionistas da Itausa têm direito?

Os acionistas do Itausa não vão receber nada com a criação da Xpart. De fato, o Itausa é acionista do Itaú e o Itaú irá distribuir BDRs para os seus acionistas. Contudo, se você possui participação apenas na Itausa e não diretamente no Itaú, então você não tem direito a receber nada.

Inicialmente essa parece uma notícia ruim para os acionistas de Itausa, mas, na verdade, não ter participação no Itaú pode ser uma vantagem. Isso porque a Itausa, é uma holding que passará a ter uma posição de peso diferente do Itaú.

Ihodl

Sendo assim, os acionistas de Itausa saem em vantagem, pois os acionistas do Itaú não têm opção, eles irão receber os BDRs. Em contrapartida, os acionistas de Itausa estão em uma posição mais confortável, já que a Itausa vai receber essas participações justamente no momento em que a XP está falando sobre a possibilidade de abrir uma bolsa de valores.

Portanto, se para o Itaú a participação na XP já foi o suficiente, para a XP a brincadeira está começando agora, pois ela pode se fundir com a Xpart. Dessa maneira, o controle volta para a mão dos controladores no exterior e a Itausa teria uma participação relevante nessa empresa que pode criar uma bolsa de valores futuramente.

Itausa – vale a pena comprar?

Possuir uma participação relevante em uma empresa que pode criar uma bolsa de valores no Brasil é uma ótima oportunidade para a Itausa. Atualmente a maior parte dos lucros e dividendos da Itausa ainda é derivado do Itaú. No entanto, a Itausa está mudando a ideia em relação a ter o Itaú como participação principal.

Nesse sentido, a Itausa está realizando outras aplicações e se tornando uma holding mais estável e diversificada. Todas essas mudanças podem impactar diretamente os investidores. Veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra se ainda vale a pena comprar Itausa em 2021:

Enfim, agora que você sabe se vale a pena comprar Itausa em 2021, descubra Como se preparar para uma crise? Dicas de atitudes a serem tomadas

Imagens: 1 Bilhão, Levante, Exame e Ihodl