Descubra agora qual é o segredo da Bolsa de Valores

25 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 44 seg


Se você quer investir melhor e ter altos rendimentos, você precisa saber qual é o segredo da Bolsa de Valores. Vou te contar qual é esse segredo no texto abaixo, confira:

O segredo da bolsa de valores

Antes de eu te contar qual é o segredo da bolsa, eu preciso te contar sobre o “Método do Burro”. Isso porque, você precisa fugir desse método para ter sucesso na bolsa.

1- O método burro

O Método Burro consiste em comprar ações quando a bolsa está em alta e vender quando a bolsa está em queda.

Talvez você esteja pensando que é muito simples fugir dessa burrada. No entanto, na prática, não é tão fácil assim.

Acontece que quando a bolsa está em alta, ela é muito comentada. Dessa maneira, ela é bem falada nos jornais, nos canais do YouTube e nos sites de finanças.

Com tantas pessoas falando bem de uma coisa, você consegue ficar imune? Como começo talvez. Mas se a bolsa continuar a subir, cresce o sentimento de que você está perdendo uma oportunidade.

Desse modo, você começa a pensar que todo mundo está ganhando dinheiro na bolsa, menos você.

Nesse momento, é preciso de resistência psicológica para não investir na bolsa. Mas o que a maioria das pessoas faz? Investe. Sendo assim, justo quando a bolsa está nas máximas, você vai lá e compra ações.

O problema é que o fato de você ter comprado uma ação não significa que ela vai continuar a subir. Mesmo que seja uma ação de uma boa empresa.

Depois da bolsa ficar um tempo em alta, a tendência é que ela passe por uma correção. Ou seja, que as pessoas comecem a perceber que estão pagando muito mais por uma ação do que ela vale.

Dessa forma, o preço dos ativos começa a cair. Sendo que o preço pode cair e ficar dentro de valores aceitáveis ou como cair muito.

Como você comprou na alta, este é o momento em que você se desespera, já que você está perdendo dinheiro. Então, você vende as suas ações e fica no prejuízo. De fato, é isso o que grande parte dos investidores fazem.

2- O segredo

Se você já usou o método burro, deve estar ansioso para aprender o segredo da bolsa de valores, né? Eu vou te contar agora.

Em síntese, o segredo é: se a bolsa estiver nas alturas, fique com medo. Se a bolsa estiver lá embaixo, fique animado.

1- Medo

Quando a bolsa está sendo comentada por todo mundo, um sentimento de euforia enche os investidores. A sensação é a de que a bolsa nunca mais vai cair, que ela vai subir infinitamente e todos vão ficar milionários.

Neste momento, ao invés de ficar animado como as outras pessoas, pegue o caminho contrário e fique com medo. Coloque na sua cabeça: a bolsa sempre passa por correções.

Portanto, não adianta achar que ela vai subir infinitamente e que você vai investir mil reais e vai ficar milionário. Você não vai. Para investir na bolsa de valores é preciso ter autocontrole.

Se me permite a franqueza, você que está lendo esse texto, provavelmente já é uma pessoa adulta. Isso significa que, pelo menos em teoria, você tem controle sobre o que você vai fazer ou não.

Você não é mais uma criança que sempre que vê um doce não se controla e come. Você é um adulto, logo, é apto a fazer escolhas ao invés de seguir impulsos.

E caso você não se controle, você tem que estar preparado para lidar com as consequências da sua escolha sem reclamar.

Neste caso, as consequências serão perder dinheiro e ficar mais longe de alcançar os seus objetivos ao investir.

2- Animação

Se você se controlar e não seguir a manada para comprar as ações caras, você poderá comprar ações baratas enquanto as outras pessoas estão amargando prejuízos.

Em outras palavras, quando a correção da bolsa vier, você vai poder ficar animado e comprar ações de boas empresas por um preço baixo.

Enquanto as pessoas que compraram na alta vão estar reclamando do prejuízo, você estará comprando as ações dessas mesmas pessoas, por preços baixos.

Logo, quando a bolsa voltar a subir de novo, você vai ver o seu patrimônio subir com a valorização das ações. Talvez você fique tentado a vender as ações enquanto elas estão em alta, antes de passar por uma correção.

Mas essa não é a decisão mais sábia. Quando a bolsa voltar a ficar em alta, você deve simplesmente ficar com medo e não investir na bolsa. Mas você não deve vender as suas ações.

É claro que este texto não é uma recomendação de compra ou venda de ações.

Porém, se você quer construir um patrimônio sólido, investir com foco no longo prazo é fundamental. Isso envolve manter as ações em carteira, e não vender os ativos na primeira oportunidade.

Enfim, assista ao vídeo abaixo onde Raul Sena, o Investidor Sardinha, explica sobre o segredo dos investimentos:

E aí, você vai colocar em prática o segredo da bolsa de valores? Espero que sim, este texto aqui pode te ajudar nisso: 7 lições que eu aprendi com Warren Buffett

Fonte: Roteiro de Raul Sena.