Black Thursday de 29: entenda o que foi a quinta-feira negra

3 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 38 seg


Aqui no Investidor Sardinha, nós já falamos sobre a crise de 29 que foi marcada pela queda dos índices do mercado financeiro e o aumento da inflação. Sendo que um dos momentos mais marcantes da crise, foi a Black Thursday.

Em síntese, a Black Thursday foi um dia em que o índice Dow Jones teve uma queda de 11%. Após essa queda, a bolsa continuou a cair e a crise de 29 tomou corpo.

Como foi um importante acontecimento, é essencial que você compreenda a Black Thursday. Afinal de contas, entender as crises passadas é essencial para que você possa lidar melhor com as crises futuras.

O que foi a Black Thursday?

A Black Thursday ou Quinta-Feira Negra, ocorreu no dia 24 de outubro de 1929.

Nesta data, o mercado financeiro estava em pânico e houve a queda de 11% do índice Dow Jones, um dos principais índices das bolsas norte-americanas.

Além disso, a Black Thursday foi o primeiro dia do crash de Wall Street na crise de 1929. Sendo assim, a Quinta-Feira Negra ganhou relevância por ser um marco do começo da crise.

Uma curiosidade é que, hoje em dia, a expressão Black Thursday é usada também para se referir ao feriado de Dia de Ação de Graças nos EUA, como um dia antes da Black Friday.

Dessa maneira, muitas lojas abrem na noite do Dia de Ação de Graças, como uma forma de começar a vendas da Black Friday mais cedo e concorrer com as lojas online.

Contudo, quando você ouvir essa expressão na literatura econômica e no decorrer desse texto, estamos falando sobre o dia 24 de outubro de 1929.

Black Thursday de 29: entenda o que foi a quinta-feira negra

O que aconteceu na Quinta-Feira Negra?

Antes da Black Thursday, os investidores já estavam em pânico com as quedas do mercado e o ambiente econômico que estava se formando.

Na quarta-feira, a Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) já tinha tido uma queda de 4,6%. Com as quedas, as grandes mídias estavam alertando para o colapso do mercado financeiro.

Imagine que você era um cidadão norte-americano que tinha todo o seu patrimônio alocado em ações. Com as constantes quedas, certamente você também estaria em pânico ao ver o seu patrimônio derreter.

Foi nesse contexto e com esse sentimento de pânico, que a bolsa abriu naquela fatídica quinta-feira com 305.85 pontos. Durante o dia de negociações, a bolsa caiu 11%.

Mas a Quinta-Feira Negra foi apenas o começo de uma queda constante. Desse modo, nos dias seguintes a bolsa continuou em queda e houve ainda um aumento no volume de negociações.

Como uma tentativa de restabelecer a confiança no mercado, os maiores bancos da época, como o Morgan Bank, o National City Bank of New York e o Chase National Bank, compraram muitas ações.

Black Thursday de 29: entenda o que foi a quinta-feira negra

Com a atitude tomada pelos bancos, houve uma pequena recuperação pontual na bolsa. No entanto, isso não se manteve e logo a bolsa voltou a cair.

Por mais 3 anos, o Dow Jones continuou a cair e chegou a 41,22 no dia 8 de julho de 1932. Demorou ainda alguns anos para que ele pudesse se recuperar totalmente.

Causas

Agora que você conhece o cenário de pânico que os investidores estavam vivendo e as quedas que a bolsa estava passando, você deve estar se perguntando, o que causou tudo isso.

O fato é que não foi apenas um acontecimento que causou a Black Thursday e a crise de 1929. Vários fatores contribuíram para um cenário tão complexo. Alguns fatores que causaram a crise de 1929 foram:

Antes da crise

Apesar da Black Thursday ter ocorrido em um cenário de pânico, antes de uma crise começar a se formar o cenário era outro. O fato é que antes da crise, o ambiente era de puro otimismo. Esse otimismo ignorava alguns fatores.

Isso porque, depois da Primeira Guerra Mundial, ocorreu uma grande migração para as cidades, que ofereciam empregos nas indústrias em oposição ao campo, onde os produtos agrícolas estavam se desvalorizando.

Nessa época, as indústrias conseguiam muitos empréstimos para aumentar sua produção. Como o salário dos trabalhadores era baixo, muitos recorriam aos empréstimos.

Além disso, ocorreu a diminuição do comércio exterior e as economias europeias pressionavam pelo perdão dos seus débitos. Nesse cenário, muitas pessoas estavam endividadas, de todas as classes sociais.

Dessa forma, o mercado era marcado pela produção em maior escala por parte das empresas e as ações estavam em alta.

Entretanto, a alta na produção não foi acompanhada pelo aumento do poder de compra da população. Ou seja, houve um aumento da oferta, mas a demanda não subiu.

Com isso, muitas empresas tiveram prejuízos e algumas quebraram. Enfim, com a Black Thursday e o crash do mercado de 1929, houve uma revisão da regulamentação do mercado da indústria de títulos dos EUA.

O resultado disso foi a promulgação do Securities Act de 1933 e do Securities Exchange Act de 1934. Por fim, agora que você já conhece a Black Thursday, leia também: Crise de 1929, o que foi? Definição, principais causas e consequências