O que é value investing? Como essa estratégia de investimentos funciona

24 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 1 seg


A estratégia de investimentos value investing se fundamenta na ideia de comprar ações que estejam negociadas abaixo do seu real valor, ou seja, abaixo do seu valor intrínseco.

Dessa forma, a intenção dos investidores de valor é comprar ativos de boas empresas, que possuem bons fundamentos, por preços abaixo do que ele vale.

O value investing é uma estratégia onde o investidor pode obter bons lucros no longo prazo, com riscos mais baixos. Entretanto, ela não é fácil de ser aplicada, já que até mesmo os profissionais possuem dificuldades em determinar o valor intrínseco de uma empresa.

O que é value investing?

O value investing pode ser traduzido como investimento em valor e é uma estratégia de investimentos muito usada pelos investidores, sobretudo por aqueles adeptos da análise fundamentalista. A base do value investing é analisar e selecionar as ações que estão sendo negociadas abaixo do seu valor intrínseco.

Sendo assim, os value investors ou investidores de valor, estão sempre em busca de ações subvalorizadas pelo mercado. Portanto, a estratégia de value investing está diretamente relacionada com a margem de segurança. É importante não confundir o value investing com o buy and hold.

Isso porque, o buy and hold é uma estratégia de longo prazo que consiste em comprar ações de boas companhias e permanecer com elas durante anos. Já o value investing está relacionado com a compra de ações abaixo do valor intrínseco e não tem um prazo específico.

Apesar disso, muitos investidores adeptos do value investing também praticam o buy and hold. Além disso, é preciso não confundir value investing com position trade. No position trade a intenção é lucrar com um prazo mais longo, entre meses ou ano.

O que é value investing? Como essa estratégia de investimentos funciona

Finance one

Nesse sentido, quando o lucro desejado é obtido, a operação é liquidada. O value investing, como dito anteriormente, está relacionado com a aplicação em ações abaixo do valor intrínseco e normalmente o investimento tem foco no longo prazo. Enfim, se você deseja se aprofundar em value investing, algumas dicas de livros são:

  • O Investidor Inteligente de Benjamin Graham;
  • Value Investing: From Graham to Buffett and Beyond, de Bruce Greenwald, Judd Kahn, Paul D. Sonkin e Michael van Biema
  • The Dhandho Investor: The Low-Risk Value Method to High Returns, de Mohnish Pabrai
  • The Business of Value Investing: Six Essential Elements to Buying Companies Like Warren Buffett, de Sham M. Gad
  • O Pequeno Livro do Investimento de Valor, por Christopher H. Browne
  • The Little Book That Beats The Market, por Joel Greenblatt

Como funciona?

A estratégia value investing funciona por meio da análise de um ativo para verificar se o seu preço condiz com o seu valor intrínseco. Nesse sentido, se as ações estiverem sendo negociadas por um preço abaixo do seu valor real, então elas podem ser uma boa oportunidade para investir nelas.

Por exemplo, suponhamos que as ações da empresa ABC estão cotadas por R$ 10,00. Entretanto, tendo como base as suas análises, você descobre que ela devia estar cotada em R$ 30,00. Neste caso, você tem uma boa margem de segurança que pode resultar em bons lucros se as ações se valorizarem até o seu valor real.

Os investidores de valor acreditam que o mercado passa por oscilações entre bons e maus momentos o que faz com que, por vezes, as ações sejam negociadas por um preço que não condiz com o seu real valor. Sendo que essas variações nos preços podem ser causadas por diversos fatores, dentre eles, a lei da oferta e demanda.

O que é value investing? Como essa estratégia de investimentos funciona

Sebrae

Em resumo, essa lei estabelece que quando a demanda é superior à oferta, a tendência é o aumento dos preços e vice-versa. Saber que às vezes determinado ativo está valorizado ou desvalorizado, por causa de fatores como a oferta e demanda, é essencial. Isso porque, o valor da empresa e dos seus ativos não muda por causa das variações dos preços das ações.

Em outras palavras, a empresa não se torna melhor ou pior apenas porque seus ativos subiram ou baixaram. Por isso, é preciso analisar o valor intrínseco do ativo e comparar com o preço que está sendo negociado para verificar se a ação está acima ou abaixo do seu valor intrínseco.

Vale destacar que a  aplicação do value investing é bem pessoal, já que cada investidor realiza suas próprias análises segundo suas perspectivas individuais. Logo, alguns investidores preferem se apoiar em estimativas de crescimento e geração de lucros futuros, enquanto outros dão preferência para a análise dos lucros e resultados presentes.

Adeptos do value investing

Existem alguns investidores adeptos do value investing que se destacam no mercado como, por exemplo, Peter Lynch, Mohnish Pabrai e Joel Greeblatt. Além desses, outros que se destacam são:

1- Benjamin Graham: Autor do livro O Investidor Inteligente e Security Analysis, Benjamin Graham é considerado o pai do value investing. Foi ele quem desenvolveu a ideia de comprar ativos abaixo do valor intrínseco para diminuir os riscos. As suas técnicas inspiraram vários outros grandes investidores, dentre eles, Warren Buffett.

Infomoney

2- Seth Klarman: Adepto do value investing, Klarman é conhecido por comprar ativos impopulares e desvalorizados, sempre em busca de uma boa margem de segurança e lucrando bastante com a posterior valorização dos ativos. 

3- Warren Buffett: Considerado um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffett teve Graham como mentor. Um ponto importante da estratégia de investimentos de Buffett é comprar ações como se estivesse realmente comprando empresas e não somente papéis.

Cálculo do valor intrínseco

Benjamin Graham criou uma fórmula para verificar o valor intrínseco de uma ação. A fórmula é: √ (22,5 × LPA × VPA) Sendo que LPA é o lucro por ação e VPA é o valor patrimonial por ação.  Se você não gosta muito de cálculos, mas quer descobrir o valor intrínseco de uma ação, existe uma maneira bem fácil.

Primeiro, você deve copiar a fórmula acima e colar na barra de pesquisa do Google. Depois disso, basta procurar pelos indicadores da empresa em sites na internet. Substitua o LPA e o VPA pelos números correspondentes da empresa. Por fim, basta clicar para pesquisar a fórmula preenchida no Google e ele te dará o resultado.

O que é value investing? Como essa estratégia de investimentos funciona

Omegact

Apesar de existir a fórmula para calcular o valor intrínseco, não existe uma fórmula para calcular o valor potencial de uma empresa. Contudo, existem alguns princípios que devem ser observados pelos investidores:

  1. Querer pertencer: Procure por empresas que você acredita e queria se tornar sócio;
  2. Confiar: Confiar na empresa além de gostar e entender o seu mercado, produto e marca é essencial. 
  3. Analisar: A análise fundamentalista possui vários indicadores que servem para verificar o valor da empresa.
  4. Ter calma: É normal as empresas passarem por altos e baixos. Nesse sentido, é preciso manter a calma e ser fiel à sua estratégia.

Variações do value investing

O value investing é uma estratégia muito importante no mercado de capitais, já que os investidores estão sempre em busca de comprar bons ativos por preços baixos e conseguir uma boa margem de segurança. Desse modo, ao longo dos anos surgiram algumas variações do value investing, dentre elas:

1- Deep Value Investing: Nessa estratégia o investidor procura ações subvalorizadas que apresentem uma boa margem de segurança entre o seu valor e preço. Ou seja, nessa estratégia a ideia não é buscar o crescimento no longo prazo e os futuros rendimentos das ações, mas sim proteger o capital e conseguir um bom preço nos investimentos feitos hoje.

Em outras palavras, os investidores não tentam prever o quanto a empresa pode ou não crescer no futuro. Logo, se ocorrerem valorizações com o passar do tempo será por conta própria e não terá sido previsto.

2- High Quality Investing: O objetivo dessa estratégia é encontrar as empresas com boas características qualitativas para o médio e longo prazo, mas que estejam sendo negociadas abaixo do seu valor intrínseco.

A avaliação qualitativa é realizada tendo como base alguns critérios como, por exemplo, o potencial de crescimento, a estabilidade dos balanços financeiros e a credibilidade da gestão.

Aprenda a investir

Análise fundamentalista e value investing

A análise fundamentalista é uma maneira de estudar os fundamentos de uma empresa para verificar a sua saúde financeira e potencial de crescimento futuro. Dessa maneira, a análise fundamentalista possui vários indicadores que são úteis para identificar o valor de uma empresa.

Alguns critérios considerados na análise fundamentalista são: governança, solidez financeira, posição e valuation. Além disso, alguns indicadores fundamentalistas mais conhecidos são:

  • P/PV: É usado para verificar se a empresa está subprecificada. Sendo assim, se o seu cálculo resultar em menos de 1,0 então isso significa que a ação está barata. 
  • Dividend Yield (DY): O DY aponta a relação entre os dividendos pagos e o valor por ação. Na prática, ele serve para verificar se historicamente a empresa distribuiu muitos dividendos.
  • ROE: O Retorno sobre Patrimônio mede o retorno do investimento e a capacidade de gerar retornos sobre as aplicações dos acionistas.
  • ROIC: O Retorno sobre Capital Investido indica o potencial de valor das companhias em relação ao capital investido. 
  • P/L: Este indicador fundamentalista serve para analisar se as ações estão caras ou baratas.

Riscos

O que é value investing? Como essa estratégia de investimentos funciona

Investimento na bolsa

Comprar ações por preços abaixo do seu valor intrínseco possibilita que o investidor tenha bons lucros no longo prazo. Essa estratégia reduz o risco de perdas eventuais, pois o valor pago pela ação foi baixo. Sendo que, se considerarmos o Deep Value esse risco é ainda menor.

No entanto, esta estratégia pode ser arriscada. Isso porque, se o investidor não souber avaliar bem uma empresa, ele pode comprar ativos no momento errado e não ter os resultados esperados. Além dos riscos, existem também algumas críticas ao value investing.

Por exemplo, alguns investidores acreditam que essa estratégia não é suficiente para determinar sozinha o potencial de retorno de uma aplicação. Enfim, agora que você sabe o que é value investing, aprenda o que é Out of the money: o que é, quando ocorre e exemplo

Imagens: Finance one, Omegact, Reflorestando, Sebrae, Aprenda a investir, Infomoney e Investimento na bolsa