Como aprender a investir do zero e estudar investimentos [iniciantes]

27 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 30 seg


Saber como estudar investimentos é essencial para que você invista bem. Sendo que existem várias formas acessíveis de aprender a investir como, por exemplo, por meio de cursos, livros, canais no YouTube e etc.

A quantidade de pessoas que estão optando por aplicar em ativos mais rentáveis do que a poupança está crescendo muito.

Para você ter uma ideia, em janeiro de 2022 a B3 revelou que 5 milhões de pessoas tinham contas abertas em corretoras de valores.

Esse número representa um grande avanço. No entanto, é preocupante o destino de investidores iniciantes que começam a investir estudar sobre investimentos primeiro.

Pensando nisso, este artigo é um guia para investidores iniciantes descobrirem como estudar sobre investimentos.

Como estudar investimentos?

Algumas formas de estudar sobre investimentos são:

1- Cursos para aprender a investir

Fazer um curso é uma maneira de você aprender na prática sobre os tipos de investimentosIsso porque, nos cursos você tem acesso a um conteúdo mais prático.

Por exemplo, no curso A Única Verdade Possível (AUVP), Raul Sena ensina como investir no Brasil e no exterior. Durante as aulas é ensinado na prática como fazer os investimentos.

Por exemplo, em uma aula de ações internacionais, o Raul investe em ações no exterior para que os alunos vejam na prática como a aplicação é feita.

Como as aulas são gravadas, os alunos podem assistir quantas vezes quiserem. Além disso, são feitas aulas ao vivo toda semana.

Sendo assim, os alunos podem tirar dúvidas sobre o curso. Também existem canais disponíveis 24 horas por dia para tirar as dúvidas dos alunos.

Como a AUVP é uma escola de formação de investidores, é preciso ser aprovado para começar a estudar nela.

Sendo que no final de cada módulo o aluno deve fazer uma prova. Desse modo, apenas se o aluno tirar a nota mínima, ele poderá seguir para o módulo seguinte.

Portanto, a maior preocupação da escola é que de fato, no final das 120 aulas, o aluno saiba investir. Ou seja, se você for aprovado para entrar na escola, você realmente vai chegar no final do curso sabendo tudo sobre investimentos.

Como estudar investimentos: como aprender a investir do zero

2- Livros

Existem muitos livros sobre investimentos que ajudam a estudar investimentos. Algumas dicas de bons livros para estudar sobre investimentos são:

  • O investidor inteligente

  • Ações comuns, lucros extraordinários

  • Os segredos da mente milionária

  • Princípios

  • Do mil ao milhão

  • Antifrágil

  • Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett

Aqui no Investidor Sardinha nós temos uma lista completinha de livros para investidores iniciantes, confira a lista clicando aqui.

Além dos livros, você pode recorrer também aos filmes sobre o mercado financeiro. No entanto, é importante que você saiba diferenciar o que é pura ficção do que de fato ocorre na vida real

3- Canais no YouTube

O YouTube é uma ótima ferramenta para quem deseja aprender sobre investimentos. É claro que você deve fazer uma boa seleção dos canais confiáveis.

Mas no YouTube existem diversos canais que compartilham conhecimento sobre investimentos, com qualidade. Um exemplo disso, é o canal Investidor Sardinha. Por lá você aprende por exemplo, sobre:

  • Renda fixa

  • Renda variável

  • Índices financeiros

  • Estratégias de investimento

  • Diversificação

4- Podcasts

Os podcasts são uma excelente forma de aprender para quem não tem muito tempo. Isso porque, você pode ouvir um podcast enquanto faz outras coisas.

Por exemplo, você pode colocar o podcast para tocar no carro e aprender sobre investimentos enquanto dirige para o trabalho.

Uma boa dica de podcast é o iSardinha Podcast. Por lá você vai aprender não apenas sobre investimentos, mas também sobre como pessoas de sucesso fizeram para atingir o sucesso profissional.

5- Acompanhamento do mercado e de notícias relacionadas

Por fim, além de estudar sobre investimentos, é essencial que você acompanhe o mercado e as notícias relacionadas. Isso porque existem alguns fatores que podem impactar os seus investimentos.

Por exemplo, quando a Selic sobe ou desce, ela afeta os investimentos. A dica é acompanhar as notícias do mercado para ficar por dentro de tudo o que pode impactar suas aplicações.

Por que estudar investimentos?

Estudar sobre investimentos é importante tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Conhecer o mundo dos investimentos pode ser um forte diferencial, dependendo da sua profissão.

Já na sua vida pessoal, saber investir é uma forma de saber como construir um patrimônio. Isso porque, ao investir, você faz o seu dinheiro trabalhar por você.

Dessa maneira, você pode construir um patrimônio mais rápido. Além disso, você pode realizar seus sonhos. Por exemplo, você pode comprar uma casa ou viajar pelo mundo.

O que fazer antes de começar a aprender sobre investimentos

Antes de estudar investimentos e começar a investir, é preciso tomar algumas atitudes:

1- É possível investir com pouco dinheiro

Primeiramente, antes de começar a estudar sobre investimentos, saiba que é possível investir com pouco dinheiro. Muitas pessoas ainda acreditam que investir é para os ricos.

Contudo, o fato é que você pode comprar ações por menos de R$ 10,00. Ou seja, existem ativos bem acessíveis. Portanto, você não precisa ser rico para investir.

Na verdade, investindo um pouco por mês você pode construir um grande patrimônio no longo prazo.

2- Organize a sua vida financeira

Antes mesmo de aprender a investir, você deve aprender a organizar suas finanças. É essencial ter as finanças em ordem antes de começar a investir.

Por exemplo, não adianta investir e ter várias dívidas. Sendo assim, se organize para quitar as dívidas e começar a poupar uma parte da sua renda mensal.

3- Reserva de emergência

Por fim, a reserva de emergência deve ser usada apenas em imprevistos. Ela deve ser igual a 6 ou 12 meses dos seus custos mensais.

Um detalhe importante é que essa reserva deve ser de fácil acesso. Sendo assim, não deixe o dinheiro em ativos com alto risco.

LEIA MAIS

10 dicas para perder o medo de investir

3 técnicas de Raul Sena para investir em ações

As 5 formas de ganhar mais dinheiro

Onde e como investir 1 milhão de reais no cenário atual [2022]

Como investir sendo menor: veja as 3 melhores dicas!

É possível alguém pobre ficar rico investindo?

Quanto tempo leva para ficar milionário juntando dinheiro e como investir?

Fontes: Tecmundo e Xpe.