Onde e como investir 1 milhão de reais no cenário atual [2022]

21 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 54 seg


Hoje eu vou te contar onde e como investir 1  milhão de reais. Mesmo que você não tenha esse valor ainda, as dicas deste texto podem te ajudar a investir melhor. Lembrando que esse texto não é uma recomendação de investimentos.

Onde investir 1 milhão de reais?

Com tantas opções de aplicações, você deve estar em dúvida de onde investir 1 milhão de reais. Algumas opções são:

1- Fundos imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) funcionam como uma reunião de investidores. Sendo que eles têm como foco investir em imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário.

Os FIIs costumam distribuir dividendos de forma mensal. Sendo assim, eles podem ser uma boa opção para viver de renda ao investir 1 milhão de reais.

Por falar nisso, você pode sim viver de renda com 1 milhão de reais. Mas saiba que a sua renda mensal não será muito alta.

Antigamente 1 milhão investido proporcionava um rendimento suficiente para viver bem. Mas, com a inflação, o poder de compra das pessoas foi muito prejudicado.

Por isso, se você quer viver de renda, é interessante reinvestir os dividendos (de qualquer tipo de investimento e não apenas dos FIIs).

Depois de reinvestir durante um tempo, você terá um patrimônio maior e poderá viver de renda com mais conforto. Enfim, voltando aos fundos imobiliários, eles têm a vantagem de que os dividendos são isentos de imposto.

Vale destacar que, apesar de distribuírem dividendos de forma mensal, os FIIs são ativos renda variável.

Dessa forma, os preços das cotas oscilam. Porém, se você for investir com foco no longo prazo, essas oscilações de curto prazo não são tão importantes.

2- Títulos públicos

Em resumo, os títulos públicos são títulos de dívida emitidos pelo Governo Federal, como uma forma de arrecadar dinheiro para os cofres públicos.

Desse modo, ao investir neles você está emprestando o seu dinheiro para o governo. A vantagem disso é que o risco é bem pequeno, já que você tem a garantia do governo.

A desvantagem é que alguns outros ativos podem proporcionar ganhos maiores se levarmos em conta o longo prazo.

Porém, os títulos públicos também podem trazer um bom retorno, até porque, no momento a Taxa Selic está em 10,75%.

Isso significa que mesmo com baixo risco você ainda tem um retorno significativo ao investir 1 milhão de reais.

Sendo que além dos títulos públicos existem também os títulos privados, que podem proporcionar um retorno ainda mais alto.

3- Ações

As ações são frações de uma empresa listada na bolsa. Desse modo, ao comprar ações de uma empresa, você se torna sócio da companhia. Isso faz com que você tenha alguns direitos.

Um deles é a participação nos lucros. Isso se dá por meio do recebimento de dividendos. O ideal é que você reinvista os dividendos, dessa forma você usufrui os efeitos dos juros compostos.

Contudo, se a intenção for viver de renda, os dividendos podem ser usados para a sua subsistência.

Sendo que as pessoas que investem em ações com foco em dividendos, costumam montar uma carteira de dividendos. Isto é, uma carteira focada em empresas que pagam muitos dividendos.

Como investir 1 milhão de reais?

Para investir 1 milhão de reais você deve:

1- Se organizar financeiramente

Primeiramente, você deve organizar o seu patrimônio antes de investir 1 milhão de reais. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • Organize suas finanças. Isso envolve pagar dívidas, procurar aumentar a renda e verificar as despesas.
  • Crie uma reserva de emergência. É essencial ter uma reserva de emergência antes de começar a investir. Isso porque, se surgir um imprevisto, você não vai precisar tirar o dinheiro dos investimentos, basta usar a reserva.
  • Planejamento. Não deixe de planejar como será as suas aplicações.
  • Diversifique. A diversificação entre renda fixa e variável te ajuda a reduzir os riscos e potencializar as chances de altos os ganhos.
  • Acompanhe suas aplicações. Não se esqueça de ficar de olho em como estão suas aplicações. Por exemplo, ao investir em uma empresa, é preciso acompanhar como está sendo a performance dela.
  • Revise o plano. Fique atento ao desenrolar do seu planejamento. Se preciso mude o plano.

2- Perfil de investidor

Respeitar o seu perfil de investidor é fundamental. Isso porque, a escolha dos ativos onde você vai investir seus 1 milhão de reais vai depender do seu perfil. Os 3 principais tipos são:

  • Conservador: O conservador não gosta de correr risco.
  • Moderado: Diferente do conservador, o investidor moderado aceita correr um pouco mais de risco. Porém, esse risco é calculado e visa um retorno maior.
  • Arrojado: Por fim, o investidor arrojado aceita correr um alto nível de risco. A intenção é ter ganhos altos.

3- Objetivo ao investir 1 milhão de reais

Respeitar o seu perfil anda junto com saber qual o seu objetivo. Isso porque, cada tipo de ativo tem uma característica diferente tais como: prazo, risco e liquidez.

Logo, para escolher os melhores ativos para investir 1 milhão de reais é preciso considerar esses fatores. Além disso, é preciso adequar a sua expectativa com o seu perfil e objetivo.

Por exemplo, vamos supor que a sua expectativa é ter altos ganhos no mercado. Para ter ganhos altos, você vai precisar se arriscar mais.

Logo, se você for um investidor conservador, a sua expectativa não condiz com a realidade do seu perfil.

Sendo assim, é melhor ser mais pé no chão e investir segundo o seu perfil, buscando opções menos arriscadas que tragam bons retornos. Lembrando que o ideal é sempre investir com foco no longo prazo.

4- Estude

Antes de investir 1 milhão de reais, não deixe de estudar sobre investimentos. Se você simplesmente pegar o seu dinheiro e colocar no primeiro ativo que aparecer, você pode acabar tendo prejuízo.

Você pode estudar por meio de livros ou cursos, por exemplo. Com os livros como Ações Comuns, Lucros Extraordinários, de Philip Fisher, você obtém um conhecimento mais teórico sobre o mercado.

Já com cursos como A Única Verdade Possível, você aprende na prática a investir em diferentes classes de ativos.

5- Inflação

Quando você for investir 1 milhão de reais, não deixe de levar em conta a inflação. Ao investir você deseja aumentar seu patrimônio, certo?

No entanto, nem todos os ativos de fato aumentam o seu patrimônio. Algumas aplicações trazem um retorno abaixo da inflação.

Isso significa que parece que o seu patrimônio está crescendo, mas, na verdade, você continua a perder poder de compra.

Por isso, é essencial escolher ativos que proporcionem ganho real. Ou seja, aplicações com retorno acima da inflação. 

6- Diversifique ao investir 1 milhão de reais

Existem muitas opções de ativos para você investir o seu 1 milhão de reais. Sendo assim, não cometa o erro de colocar todo o seu dinheiro em um único ativo.

Ao invés disso, coloque o seu dinheiro em diferentes tipos de ativos, tanto de renda fixa quanto de renda variável. Além disso, comece investindo aos poucos, assim você vai conhecendo o mercado.

7- Continue investindo

Depois de investir 1 milhão de reais, continue investindo mensalmente. Isso garante que o seu patrimônio vai continuar crescendo.

Portanto, analise o seu orçamento e se planeje para que em todos os meses você invista uma porcentagem da sua renda. Uma dica extra é ficar de olho no cenário econômico.

De acordo com o cenário, podem surgir boas oportunidades de investimento. Por exemplo, a bolsa em queda pode ser uma chance de comprar ações de boas empresas por preços baixos.

Enfim, agora que você sabe como investir 1 milhão de reais, aproveite para aprender também: Entenda o risco de ruína e o risco de trajetória