Dólar comercial e turismo: diferenças e tipos de dólar

4 de outubro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 4 min, 23 seg


Para quem quer viajar, é muito importante saber sobre o dólar comercial e turismo. Basicamente, a diferença entre os dois recai na cotação. Assim, os motivos dessa diferença são bem simples de entender.

Primeiramente, definem-se as taxas de mercado pelo valor do dólar comercial. Assim, se utiliza este valor na importação e exportação de bens e serviços e em negociações de pagamentos e recebimentos de recursos.

No entanto, para trocar reais por dólares no caso de viagens, é preciso ir a uma casa de câmbio e realizar a operação. Contudo, vale lembrar que chamamos este tipo de dólar que se adquire de dólar turismo, e ele é mais caro que o comercial.

Assim, a pergunta que todos fazem é: por que o dólar turismo é mais caro? A resposta é simples. Basicamente, o dólar turismo é mais caro porque incorpora custos, como impostos, custos administrativos, importação de papel-moeda, logística entre outros.

Tipos de dólares

Coopnore

A princípio, é importante saber que, além do dólar comercial e turismo, existe ainda o dólar paralelo. Assim, podemos entender os três tipos de dólares analisando as suas características:

Dólar comercial: Sua cotação é variável. Portanto, a sua cotação diária muda por vários fatores, como a ptax (taxa de câmbio fixada pelo banco central); lei da oferta e procura no mercado internacional

Dólar turismo: Moeda física que se utiliza nas casas de câmbio. A sua cotação é utilizada para transações em débitos e crédito no exterior e emissão de passagens aéreas. O valor de câmbio que a imprensa divulga, em geral, é referente ao dólar turismo.

Dólar paralelo: vendido no mercado informal e não supervisionado pelo Banco Central. Portanto, a comercialização deste dólar é feita por doleiros, corretoras não autorizadas. Neste sentido, estas operações são consideradas ilegais. A propósito, as práticas que deram origem ao dólar paralelo surgiram nos anos 90, relacionadas a medidas governamentais, como o bloqueio das poupanças.

Fatores que incidem sobre o dólar comercial e turismo

Nubank

Basicamente, o dólar comercial e turismo passa por muitos fatores que causam a sua volatilidade e variação cambial. No entanto, quando se trata de dólar turismo, estes fatores são mais específicos.

Neste sentido, no dólar turismo são incorporados alguns custos, como IOF e outros impostos. Além disso, o dólar comercial é mais barato por ser comercializado em grandes volumes pelas empresas. Assim, o dólar turismo é mais caro pelo baixo volume de compras feito por pessoas físicas.

Contudo, vale lembrar que incide ainda, sobre o valor do dólar turismo, o lucro das casas de câmbio. Neste sentido, as casas de câmbio precisam adquirir ganho suficiente para:

  • Obtenção de margem de lucro;
  • pagar taxas de transações de compra e vendas;
  • Cobrir seus custos: manutenção de cofre e segurança.

Taxa Ptax

Dólar comercial e turismo: diferenças, fatores e tipos de dólar

Onze

Além do dólar comercial e turismo, existem outras cotações de dólares que incidem sobre a pessoa física. Basicamente, esta taxa, denominada dólar ptax, é estipulada pelo Banco Central e serve de referência para as instituições que trabalham com câmbio. A princípio, esta taxa incide sobre compra com cartões de crédito no exterior

Portanto, a taxa é calculada sobre a média de operações das empresas que compram e vendem dólares ao longo do dia. Neste sentido, é uma taxa variável ligada às oscilações do dólar. Ou seja, quando o dólar passa por um dia de alta, ele tende a aumentar, fato que ocorre também de maneira inversa.

Como é calculada a taxa Ptax?

Dólar comercial e turismo: diferenças, fatores e tipos de dólar

Investimentos e notícias

Para o cálculo desta taxa, o Banco Central faz uma consulta das taxas do dólar para venda e para compra. Porém, o BC faz esta consulta 4 vezes ao dia para calcular a média: entre 10 h e 10h10 – entre 11 h e 11h10 – entre 12 h e 12h10 – e, por fim, entre 13h e 13h10. Neste sentido, esta taxa também está relacionada com o dólar comercial e turismo.

No entanto, para saber como o dólar ptax afeta você, é importante saber que esta taxa é utilizada pela maioria das administradoras de cartões e bancos do Brasil. A propósito, ela pode ser consultada também no site do Banco Central.

Contudo, vale lembrar que em compras com cartões no exterior, ou para importar produtos, além da taxa ptax, é acrescentado o spread. Assim, o spread é uma taxa destinada para cobrir custos operacionais das instituições. Porém, este acréscimo é em torno de 4% com variações entre as instituições.

Em síntese, todas as variações do dólar incidem sobre o dólar comercial e turismo, para saber mais sobre este assunto leia também: Tipos de dólar: quais são e quais as diferenças entre eles?

Imagens: Suno, Coopnore, Nubank, Onze, Investimentos e Notícias