Como converter real em dólar: saiba como fazer

1 de agosto de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 52 seg


Converter real em dólar é uma operação bem simples que pode ser feita até mesmo no papel ou com uma calculadora. No entanto, existem vários sites e apps que disponibilizam conversores, o que torna essa operação ainda mais simples.

Para fazer o cálculo de forma manual, é preciso saber qual é o valor da cotação do dia, já que a cotação passa por variações a todo momento.

Além disso, é preciso ter em mente que esse cálculo serve como planejamento para viagens e afins, mas ao comprar dólares, você tem alguns custos que não aparecem no cálculo manual como, por exemplo, as taxas cobradas pelas casas de câmbio.

Como converter real em dólar usando a calculadora ou no papel?

Para fazer a conversão do real em dólar usando calculadora ou papel, basta pegar o valor em real e dividir pela cotação do dólar do dia. Vamos supor que o dólar esteja cotado a R$ 5,00 e você quer saber o quanto R$ 100 é equivalente em dólares. O cálculo é:

100 ÷ 5 = 20

Portanto, a cada 100 reais convertidos, você recebe 20 dólares. Se você quiser saber o quantos reais está valendo cada dólar, é preciso fazer a operação inversa, a multiplicação. Por exemplo, se você quiser saber quanto custaria em reais um produto que custa 50 dólares, o cálculo é:

50 x 5 = 250

Portanto, um produto que custa 50 dólares, custa cerca de 250 reais. Vale destacar que aqui eu dei alguns exemplos, mas a cotação do dólar varia bastante. Além disso, se você for comprar dólares, é preciso considerar outros aspectos como, por exemplo, as taxas envolvidas na operação.

Melhores sites para converter real em dólar

Alguns bons aplicativos para fazer a conversão real em dólar são:

1- Banco Central

O site do Banco Central do Brasil (Bacen) é um dos conversores mais indicados, já que o Banco é a fonte oficial da cotação do euro em relação ao real e qualquer outra moeda aqui no Brasil.

O site do Bacen tem muitas funcionalidades, como, por exemplo, definir a data específica ou consultar o histórico de cotação e também a variação cambial por períodos.

2- Estadão

O site do Estadão conta com uma ferramenta que possui não apenas a opção de converter moedas, mas também mostra a cotação de várias moedas e do dólar futuro.

3- Oanda

O site da corretora Oanda tem um sistema de conversão bem intuitivo que permite a verificação da cotação de várias moedas em diferentes datas. Além disso, você pode incluir o percentual aproximado de taxas, o que pode ser útil no seu planejamento.

4- UOL

Por fim, existe ainda a opção do conversor do portal de notícias UOL. Na seção de economia do site, você tem acesso ao conversor e também ao câmbio atualizado de várias moedas.

Melhores apps para converter real em dólar

Alguns bons apps para converter real em dólar são:

1- App Câmbio Legal

O Câmbio Legal é o aplicativo oficial do Bacen, e está disponível para Android e iOS. O app não apenas faz a conversão de moedas, mas também te ajuda a encontrar as casas de câmbio próximas e autorizadas pelo Bacen.

2- Conversor de Moedas Plus AccuRate

O Conversor de Moedas Plus AccuRate é um dos aplicativos mais bem avaliados pela sua atualização rápida das taxas de câmbio.

3- XE – Currency and Money Transfers

Esse é um aplicativo mais elaborado que além da conversão da moeda dispõe de gráficos de variação de câmbio, alerta de cotação e opção para transferir dinheiro para o exterior.

4- Converter real em dólar: My Currency Converter

O My Currency Converter é um aplicativo para iOS com conversão em tempo real de mais de 150 moedas, além de suporte para criptomoedas como Dogecoin, Litecoin e Bitcoin. Além disso, tem modo offline e gráficos de histórico da variação de câmbio.

5- Conversor de Moedas da Designer Calculators

Por fim, o Conversor de Moedas da Designer Calculators é um aplicativo para Android onde na tela são exibidas até 15 moedas para conversão simultaneamente. Além disso, o câmbio é atualizado através de RSS. Também é gratuito e um dos mais bem avaliados da Play Store.

Quando usar o dólar comercial ou o dólar turismo?

Em resumo, o dólar comercial é usado em transações comerciais e na bolsa de valores. Também conhecido como câmbio comercial, ele serve apenas para operações entre empresas e instituições financeiras. Ou seja, as pessoas no geral não têm acesso a esse tipo de dólar.

Por outro lado, o dólar turismo é usado por pessoas físicas, podendo ser comprado em casas de câmbio. Sendo assim, esse dólar é usado em transações de viagens, cartões de crédito, casas de câmbio e afins.

Portanto, a grande diferença entre os dois tipos de dólar é que o comercial é usado apenas por empresas e instituições financeiras ao passo em que o dólar turismo é usado por pessoas físicas em viagens e afins.

Outra diferença entre eles é que o dólar comercial costuma ter um preço menor, já que as empresas e instituições financeiras movimentam grandes quantias de dinheiro. Já o dólar turismo tem um volume de negociação menor e costuma ser mais caro.

Fontes: SkyCambio; Remessa Online e Tecnoblog.