Dólar Ptax: o que é e como funciona? Descubra


O Dólar Ptax é uma taxa que representa a taxa de câmbio. Em outras palavras, é o preço de uma moeda estrangeira em relação ao real. Enfim, no texto de hoje você vai conferir:

  1. Entenda o dólar Ptax
  2. Diferença entre dólar Ptax e dólar comercial
  3. Cálculo
  4. Onde consultar o dólar Ptax
  5. Efeitos da taxa Ptax

Entenda o dólar Ptax

Primeiramente, a Ptax é uma taxa que representa a taxa de câmbio. Ou seja, é o preço de uma moeda estrangeira em relação ao real.

Sendo assim, o dólar Ptax, em específico, aponta o quanto vale o real brasileiro em relação ao dólar dos EUA. É também conhecido como o “preço do dólar”.

Vale destacar que o dólar Ptax é diferente da taxa de câmbio de forma geral. Isso porque a taxa de câmbio engloba várias taxas, ao passo em que o dólar Ptax se refere a relação de preço do dólar com o real.

Na prática, a taxa Ptax é a média de todas as taxas de conversão Real X Dólar praticadas no mercado durante todo o dia. Sendo que ela é calculada pelo Banco Central (Bacen).

Portanto, a Ptax é uma taxa de referência para operações em moeda estrangeira que são feitas no Brasil. Dessa maneira, ela pode ser usada:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  1. Em uma compra internacional, ela é usada como base pela instituição financeira emissora de cartão;
  2. Referência nas operações de importação e exportação no mercado global;
  3. Em aplicações financeiras como, por exemplo, fundos atrelados ao dólar.

Diferença entre dólar Ptax e dólar comercial

Algumas diferenças entre dólar Ptax e dólar comercial são:

1- Cotação

A cotação do dólar Ptax é diferente das cotações do dólar comercial e turismo. Isso porque a taxa Ptax é a média das taxas de compra e venda praticadas por instituições financeiras.

Por outro lado, o dólar comercial é a representação da cotação da moeda em momentos específicos. Por fim, o dólar turismo é o preço da moeda para pessoas que querem viajar e etc.

2- Oscilação

A taxa Ptax varia de acordo com a oscilação do dólar. Em contrapartida, os preços do dólar comercial e turismo são definidos pela velha lei da oferta e demanda.

Cálculo

O Banco Central é o responsável por calcular todos os dias a taxa Ptax. Sendo que ela é a média das taxas de compra e venda praticadas por instituições financeiras no Brasil.

No cálculo, o sistema do Bacen exclui as duas maiores e menores cotações de cada período. Desse modo, a média simples das taxas é calculada, tanto no caso de compra quanto de venda de dólar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Brasil são realizadas inúmeras transações de compra e venda de dólar todos os dias. Com isso, as constantes oscilações no preço do dólar influenciam na taxa Ptax.

Isso é possível pois o sistema cambial do Brasil permite a variação da nossa moeda, já que o país é adepto do câmbio flutuante.

No fim das contas, se o dólar passar por um dia de alta, o dólar Ptax também sobe. Por outro lado, se a variação for para baixo, a taxa Ptax cai. Em resumo:

  1. O Banco Central do Brasil é responsável por fazer os cálculos;
  2. A taxa Ptax é a média das taxas de compra e venda praticadas;
  3. O cálculo é feito diariamente;
  4. No cálculo é excluído as duas maiores e menores cotações de cada período;
  5. A taxa Ptax varia de acordo com as oscilações no preço do dólar.

Onde consultar o dólar Ptax

Você pode consultar a taxa Ptax por meio do Sistema Ptax. O Bacen divulga a taxa em quatro boletins diários durante o dia nos seguintes horários:

  • Primeira consulta: entre 10h e 10h10;
  • Segunda consulta: entre 11h e 11h10;
  • Terceira consulta: entre 12h e12h10;
  • Quarta consulta: entre 13h e 13h10.

Além disso, o Bacen divulga um 5º boletim, que corresponde ao último do dia. Sendo que este último boletim é o resultado da média simples das cotações apuradas no decorrer do dia.

O Bacen divulga também a Ptax mensal no último dia de cada mês. Em síntese, o cálculo do Ptax mensal leva em conta os valores das transações do mês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale destacar que o Bacen divulga apenas a cotação do real frente ao dólar dos EUA. Desse modo, ele não calcula o Ptax de outras moedas.

Apesar disso, ele divulga a cotação de outras moedas, só que essas cotações são obtidas por meio de provedores de informação.

Efeitos da taxa Ptax

Alguns impactos que a taxa Ptax podem ter são:

1- Viagens internacionais

Um dos principais efeitos do dólar Ptax é no custo de viagens internacionais e na compra de produtos no exterior.

2- Preço dos produtos importados

Se a taxa Ptax sobe, a tendência é que os preços de produtos importados também subam. Isso porque, os produtos importados são comprados em dólar e revendidos em real. Logo, se o dólar sobe, o preço em real também sobe.

3- Investimentos

Por fim, a taxa Ptax também afeta os investimentos. Isso porque ela serve como referência para diversos investimentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por exemplo, fundos de investimentos com ativos internacionais (sem proteção cambial) e derivativos que utilizam futuros de dólar, usam a taxa Ptax como referência.

Enfim, gostou de aprender o que é Dólar Ptax? Então não deixe de aproveitar para descobrir como comprar dólar.

Fontes: Rico, Faculdade FGI e Investnews.


Conte-nos a sua opinião...