Dólar Ptax: descubra o que é e como funciona

12 de maio de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 49 seg


O Dólar Ptax é uma taxa que representa a taxa de câmbio, isto é, o preço de uma moeda estrangeira em relação ao real.

Desse modo, o dólar Ptax funciona como uma média das taxas de compra e venda praticadas por instituições financeiras no Brasil. Sendo que o cálculo é feito pelo Banco Central e são desconsideradas as duas maiores e menores cotações de cada período.

Na prática, o dólar Ptax ele serve como uma taxa de referência para operações em moeda estrangeira que são feitas no Brasil. Por exemplo, em uma compra internacional, ele serve como base pela instituição financeira emissora de cartão.

O que é o dólar Ptax e para que serve?

A Ptax é uma taxa que representa a taxa de câmbio, ou seja, é o preço de uma moeda estrangeira em relação ao real. Sendo assim, o dólar Ptax, também conhecido como o “preço do dólar”, aponta o quanto vale o real brasileiro em relação ao dólar dos EUA. 

Vale destacar que o dólar Ptax é diferente da taxa de câmbio de forma geral, isso porque a taxa de câmbio engloba várias taxas, ao passo em que o dólar Ptax se refere a relação de preço do dólar com o real.

Na prática, a taxa Ptax é a média de todas as taxas de conversão Real X Dólar praticadas no mercado durante todo o dia, sendo que ela é calculada pelo Banco Central (Bacen). Portanto, a Ptax é uma taxa de referência para operações em moeda estrangeira que são feitas no Brasil, sendo assim, ela serve como:

  • Referência nas operações de importação e exportação no mercado global;
  • Em uma compra internacional, ela serve como base pela instituição financeira emissora de cartão;
  • Taxa de referência para contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior
  • Em aplicações financeiras como, por exemplo, fundos atrelados ao dólar.

Como é calculada a taxa Ptax?

O Banco Central é o responsável por calcular todos os dias a taxa Ptax, sendo que ela é a média das taxas de compra e venda praticadas por instituições financeiras no Brasil.

No cálculo, o sistema do Bacen exclui as duas maiores e menores cotações de cada período, desse modo, a média simples das taxas é calculada, tanto no caso de compra quanto de venda de dólar.

No Brasil ocorrem inúmeras transações de compra e venda de dólar todos os dias, com isso, as constantes oscilações no preço do dólar influenciam na taxa Ptax. Isso é possível pois o sistema cambial do Brasil permite a variação da nossa moeda, já que o país é adepto do câmbio flutuante.

No fim das contas, se o dólar passar por um dia de alta, o dólar Ptax também sobe, por outro lado, se a variação for para baixo, a taxa Ptax cai. Em resumo:

  • O Banco Central do Brasil é responsável por fazer os cálculos;
  • A taxa Ptax é a média das taxas de compra e venda praticadas;
  • O cálculo é feito diariamente;
  • No cálculo é excluído as duas maiores e menores cotações de cada período;
  • A taxa Ptax varia de acordo com as oscilações no preço do dólar.

O que é o câmbio Ptax?

O câmbio Ptax ocorre quando você faz compras fora do Brasil e a administradora converte a moeda com a Ptax do dia. Sendo que nas casas de câmbio, o valor do dólar costuma ser mais alto por causa das taxas administrativas.

Como essa taxa afeta nosso bolso?

Alguns impactos que a taxa Ptax podem ter são:

1- Viagens internacionais

Um dos principais efeitos do dólar Ptax é no custo de viagens internacionais e na compra de produtos no exterior.

2- Preço dos produtos importados

Se a taxa Ptax sobe, a tendência é que os preços de produtos importados também subam. Isso porque os produtos importados são comprados em dólar e revendidos em real. Logo, se o dólar sobe, o preço em real também sobe.

3- Investimentos

Por fim, a taxa Ptax também afeta os investimentos, uma vez que ela serve como referência para diversos investimentos.

Por exemplo, fundos de investimentos com ativos internacionais (sem proteção cambial) e derivativos que utilizam futuros de dólar, usam a taxa Ptax como referência.

Diferença entre dólar Ptax e dólar comercial

Algumas diferenças entre dólar Ptax e dólar comercial são:

1- Cotação

A cotação do dólar Ptax é diferente das cotações do dólar comercial. Isso porque a taxa Ptax é a média das taxas de compra e venda praticadas por instituições financeiras. Por outro lado, o dólar comercial é a representação da cotação da moeda em momentos específicos, sendo influenciada pela lei da oferta e demanda.

2- Oscilação

A taxa Ptax varia de acordo com a oscilação do dólar, em contrapartida, os preços do dólar comercial são definidos pela velha lei da oferta e demanda.

Onde consultar o dólar Ptax?

Você pode consultar a taxa Ptax por meio do Sistema Ptax, sendo que o Bacen divulga a taxa em quatro boletins diários durante o dia nos seguintes horários:

  • Primeira consulta: entre 10h e 10h10;
  • Segunda consulta: entre 11h e 11h10;
  • Terceira consulta: entre 12h e12h10;
  • Quarta consulta: entre 13h e 13h10.

Além disso, o Bacen divulga um 5º boletim, que corresponde ao último do dia, este último boletim é o resultado da média simples das cotações apuradas no decorrer do dia. O Bacen divulga também a Ptax mensal no último dia de cada mês, cujo cálculo leva em conta os valores das transações do mês.

Vale destacar que o Bacen divulga apenas a cotação do real frente ao dólar dos EUA, ou seja, ele não calcula o Ptax de outras moedas. Mas ele faz a divulgação da cotação de outras moedas, só que essas cotações são obtidas por meio de provedores de informação.

LEIA MAIS

Paridade euro-dólar

Moeda chinesa: o Yuan Digital vai substituir o dólar?

6 moedas mais desvalorizadas do mundo em relação ao dólar

Como a desvalorização do dólar afeta a Bolsa de Valores? Entenda

Entenda como a variação do dólar afeta a economia e os seus investimentos

O que é dólar paralelo: o que é, como funciona e riscos

Fontes: Rico, Faculdade FGI, Unicred e Investnews