Estagnação econômica, o que é? Diferenças entre recessão e depressão

4 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 24 seg


A estagnação econômica pode ser notada quando o país apresenta números de crescimento baixo ou abaixo do seu potencial. Sendo que esse período é geralmente acompanhado pela baixa na produtividade industrial. 

O conceito de estagnação econômica pode ser facilmente confundido com depressão econômica, já que ambas apresentam baixa produção. Porém, a depressão é um período em que muitas empresas declaram falência e a taxa de desemprego aumenta.

Além de compreender os conceitos de estagnação e depressão econômica, é essencial compreender o conceito de recessão, já que os três são importantes para o entendimento do cenário econômico atual. Em resumo, a recessão ocorre quando o país apresenta baixa no Produto Interno Bruto (PIB), por dois trimestres consecutivos.

O que é estagnação econômica?

A estagnação econômica é um longo período sem crescimento ou com crescimento abaixo do seu potencial. Portanto, quando um país fica por um período prolongado sem apresentar o crescimento econômico compatível com o seu potencial e possui baixa produtividade industrial, ele está estagnado.

A estagnação econômica pode ocorrer em vários momentos, inclusive após um período de grande crescimento econômico. Ou seja, um país que estava com um bom desempenho, pode parar de crescer e ficar estagnado. Esse quadro costuma ocorrer quando existe uma ociosidade da produção industrial, já que ocorre uma retração na demanda por bens e serviços.

Imovel web

Os economistas divergem em relação à estagnação econômica. Sendo assim, os economistas keynesianos acreditam que a estagnação econômica é apenas uma característica natural da economia capitalista. Além disso, eles defendem que nesses períodos o Estado deve intervir na economia através da redução da taxa de juros e criando incentivos para novos investimentos.

Em contrapartida, outros economistas defendem o livre mercado e são contra as intervenções do Estado, pois elas poderiam gerar distorções econômicas. Em síntese, o livre mercado é um modelo econômico associado ao liberalismo e ao neoliberalismo. Esse modelo defende a ideia de que o mercado deve se autorregular por meio da lei da oferta e demanda.

Diferenças entre estagnação e recessão econômica

A estagnação econômica ocorre quando o país não consegue manter o nível de crescimento condizente com o seu potencial. Essa situação pode ser notada não apenas quando o PIB é baixo. Ela pode ser vista também em outras situações, como, por exemplo, quando o PIB é menor que o crescimento demográfico.

Por outro lado, a recessão econômica é a retração da atividade econômica. Nesse sentido, é possível notar a diminuição da produção, a redução dos lucros e o aumento da taxa de desemprego. Existem alguns critérios diferentes para verificar se um país está de fato passando por uma recessão.

Estagnação econômica, o que é? Diferenças entre recessão e depressão

Brasil news

Porém, um parâmetro comum é quando o país apresenta dois trimestres consecutivos de PIB retraído. Dessa forma, a principal diferença entre a estagnação e a recessão é que no caso da recessão ocorre a retração do PIB por dois trimestres consecutivos. Sendo que a recessão pode evoluir para uma crise econômica.

A recessão também pode impactar a arrecadação de impostos do governo, já que as empresas vendem menos. Ao arrecadar menos impostos, o governo fica com o poder de investimento menor e a sua capacidade de honrar seus compromissos pode ser reduzida, o que faz com que os investidores desconfiem dele.

Enfim, a recessão funciona como uma bola de neve: a recessão faz com que o consumo seja reduzido, o que resulta na elevação da capacidade ociosa das empresas e causa a demissão de funcionários. Com o aumento do desemprego e a diminuição do consumo, a arrecadação de impostos é reduzida e o poder de investidos do governo cai, o que faz com que os investidores e empresários percam a confiança.

Estagnação e depressão econômica

A definição de estagnação e depressão por vezes confunde as pessoas. Apesar de serem parecidos, os dois conceitos representam períodos econômicos diferentes. Isso porque a estagnação econômica é um longo período em que o crescimento da economia é pequeno, nulo ou abaixo da capacidade da nação.

Em contrapartida, a depressão econômica geralmente ocorre após um período de recessão econômica. Ela é caracterizada pelo declínio na produção que gera desemprego, queda nos lucros e redução do poder aquisitivo da sociedade.

Estagnação econômica, o que é? Diferenças entre recessão e depressão

Vermelho

Neste cenário muitas empresas quebram e existe um baixo nível de produção e investimentos. O mercado financeiro também pode passar por longos períodos de queda acentuada. Em resumo, as principais características de uma depressão economia são:

  • Crédito caro e restrito;
  • Redução da confiança;
  • Oscilações da taxa de câmbio;
  • Elevação do nível de desemprego e redução da renda;
  • Aumento da quantidade de falência das empresas;
  • Redução no nível de produção e investimentos;
  • Períodos com hiperinflação ou deflação;
  • Diminuição no volume de transações comerciais.

Causas

São vários os fatores que podem contribuir para um período de estagnação econômica. Entretanto, de maneira geral o período de estagnação é resultado das decisões macroeconômicas do governo. Isso porque, quando o governo tem gastos elevados e alto endividamento, ele perde sua capacidade de investimento.

Estante virtual

Desse modo, para custear seus gastos, ele recorre à elevação da taxa de juros da economia, o que faz com que a produção industrial seja menos atrativa. Além disso, se a economia de um país chegar ao seu limite máximo de crescimento, ela pode entrar em estagnação econômica. 

Agora que você conhece o conceito de estagnação econômica, aproveite para descobrir o que é CAPM, o que é? Definição, como funciona, cálculo e riscos

Fontes: Suno, Folha e Eu quero investir

Imagens: Vermelho, Brasil news, Mercado e consumo, Estante virtual e Imovel web