Green shoe: saiba como funciona esse tipo de oferta de ações

6 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 31 seg


Hoje eu vou te explicar sobre o termo green shoe, um tipo de operação que serve como uma forma de estabilizar os preços iniciais das ações.

Green shoe

O termo green shoe deriva de uma empresa norte-americana fundada em 1919. O nome da empresa era Green Shoe Manufacturing Company.

Ela foi a primeira empresa a oferecer essa opção de compra para um banco, por isso, essa possibilidade ficou conhecida como green shoe.

Em resumo, trata-se de um lote suplementar de ações que são disponibilizadas para serem adquiridas pelo banco coordenador de uma oferta de ações.

Sendo que a compra deste lote suplementar de ações é opcional. Além disso, ela pode ocorrer com até 15% da quantidade do que foi disponibilizada no mercado por meio do IPO.

De acordo com a demanda, e se achar necessário, o banco pode exercer essa opção e depois vender o lote extra ao mercado em outro momento.

A cláusula green shoe option está contida no contrato de subscrição do IPO. Ela permite que os subscritores exerçam essa opção de compra de mais ações e vendê-las para os investidores.

Sendo que os subscritores são os bancos de investimentos ou agências de corretagem que fazem a intermediação da negociação entre emitentes de títulos e investidores durante um IPO.

Enfim, o objetivo é estabilizar o preço das ações nos 30 primeiros dias depois do IPO.

Quando a oferta e a demanda estão desequilibradas, a volatilidade das ações tende a ser maior. Isso é prejudicial para os emitentes e para os investidores. Logo, ele é uma forma legal de estabilizar este preço.

Como funciona

O green shoe funciona como uma forma de estabilizar o preço de ações ou das ofertas de ações. Nesse sentido, o green shoe ocorre quando a demanda é maior do que a oferta inicial.

Isso porque a alta demanda gera a necessidade da criação de novos lotes para vendas. É a velha lei da oferta e demanda.

Sendo que pode ocorrer ainda de, mesmo com o green shoe, a demanda continuar muito grande frente a oferta. Neste caso, pode haver o processo de rateio

Green shoe versus lote adicional

O green shoe e o lote adicional são mecanismos que servem para aumentar a quantidade de ações ofertadas e ambas são previstas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No entanto, as duas são diferentes. Em síntese, um lote adicional é criado para atender a uma demanda que não foi prevista.

Desse modo, o lote adicional é uma opção para quando a empresa visa aumentar apenas o volume de mercado. Sendo que, neste caso, a empresa acaba diluindo o capital. Portanto temos:

1- Green shoe. É um lote suplementar onde o subscritor pode aumentar em até 15% a quantidade total de ações ofertadas.

É uma forma de estabilizar o preço da ação depois que elas passam a ser negociadas no mercado secundário.

2- Lote adicional. O lote adicional possibilita que a empresa aumente a quantidade de ações ofertada em até 20%. O intuito é aumentar o volume de captação de recursos no mercado primário.

Ou seja, o green shoe visa o mercado secundário, enquanto o lote adicional tem como foco o mercado primário.

Fases de emissão

Antes da emissão do green shoe, determina-se um intermediário para liderar o processo. É o intermediário quem irá estabelecer o preço e elaborar a proposta para o lote suplementar de ações.

O emissor e os acionistas devem aprovar este processo. No período de oferta, são emitidos os valores mobiliários ofertantes. Estes novos ativos ficam na posse do intermediário e são oferecidos aos investidores.

Dessa forma, o intermediário pode solicitar um lote adicional (hot issue), se o montante inicial for maior do que as expectativas do mercado. Sendo assim, o processo ocorre da seguinte forma:

  1. Quando uma empresa quer captar recursos, ela pode optar por abrir o capital. Dessa forma, ela oferece suas ações para o mercado.
  2. Durante a abertura, a empresa tem que montar o prospecto da oferta. Com isso, ela define qual será o subscritor. Sendo que o subscritor faz a intermediação entre o emissor e os investidores.
  3. O subscritor usa os diversos mecanismos de estabilização com o intuito de manter o preço da ação. Isso envolve o uso do green shoe.

O que é reserve green shoe

O reserve green shoe é uma alternativa de resgate reversa. Sendo assim, ele é o direito de vender as ações de acordo com a oferta pública em uma data posterior.

Esse tipo de operação ocorre quando o preço das ações está se desvalorizando. É por isso que as operações de venda posteriores ocorrem apenas na hora em que o preço das ações volta a subir.

Enfim, no texto acima eu te expliquei diversos aspectos sobre green shoe, isso com base em informações disponíveis em sites como Suno e The cap.

Se você ficou interessado no processo de emissão de ações, não deixe de conferir também o texto em que eu explico como funcionam as empresas de capital aberto, basta clicar aqui.