25 de junho de 2021 - por Jaíne Jehniffer
A DRE é um relatório contábil que apresenta diversos dados da empresa e indica se o negócio está gerando lucro ou prejuízo durante o período considerado, que pode ser anual, trimestral ou mensal.
A elaboração da DRE ocorre juntamente com a confecção do Balanço Patrimonial e deve ser assinada por um contador habilitado. Sendo que, a Lei determina que todos os tipos de empresas precisam elaborar este documento, exceto a categoria de Microempreendedor Individual (MEI).
Como a DRE demonstra as receitas e despesas do negócio, mostrando qual foi o resultado líquido e a situação operacional do negócio, ela é uma importante ferramenta para que os gestores analisem a situação da empresa e possam basear a gestão estratégica do negócio.
O que é DRE?
DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, um relatório que demonstra resumidamente quais foram as operações realizadas por uma empresa. Sendo assim, na DRE constam dados como receitas, investimentos, custos e despesas do negócio.
Sendo que, o documento deve ser elaborado respeitando o regime de competência, isto é, de acordo com a ocorrência do fato gerador do registro contábil, independente do efetivo pagamento da despesa ou do recebimento da receita.
A DRE é feita anualmente para fins legais, entretanto, o relatório de maneira simplificada pode ser elaborado mensalmente para fins administrativos. Além disso, a DRE pode ser trimestral para servir de apoio para o monitoramento dos gastos fiscais.
É importante destacar que a DRE é diferente do fluxo de caixa. Isso porque, ela mostra de maneira resumida o resultado financeiro da companhia dentro do período analisado.
Sendo assim, ela não considera as aquisições de patrimônio e de estoque e inclui outros conceitos contábeis como, por exemplo, as depreciações e amortizações, considerando o regime de competência.
Importância da DRE
A DRE é muito importante dentro da contabilidade das empresas, pois ela informa os dados básicos e fundamentais que compõem a formação do resultado lucro ou do prejuízo do exercício.
Em outras palavras, a Demonstração do Resultado do Exercício é um importante relatório elaborado pelo contador, para que os gestores, investidores, governo e bancos possam verificar a formação do lucro ou prejuízo do negócio.
Desse modo, através da DRE é possível avaliar a capacidade da empresa e a sua situação financeira. Logo, ela é uma boa ferramenta para contribuir com a tomada de decisões.
Para que serve a DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício serve para que os gestores, investidores e demais interessados, possam ter uma visão geral do resultado financeiro da companhia.
Dessa maneira, através da DRE é possível analisar dados importantes como, por exemplo, a composição dos custos ligados aos produtos e serviços, lucro com as operações, despesas gerais, o nível de endividamento e os impostos em cima dos produtos.
1- Gestores
Com os dados da DRE, os gestores podem basear suas estratégias para melhoramento do negócio. Além disso, os gestores podem analisar criticamente os dados apresentados e verificar a eficiência das atuais práticas adotadas na empresa e implantar melhorias nas áreas que não estiverem com bons resultados.
Por meio dessa ferramenta é possível verificar também quando a empresa irá atingir o break even, ou ponto de equilíbrio. Sendo que, este é o momento em que as vendas são suficientes para pagar as contas e quando esse valor for ultrapassado, a empresa terá lucro.
Ao analisar os dados da DRE é possível constatar o quanto a empresa precisa vender para ter um caixa positivo, o que facilita nas tomadas de decisão estratégicas. De maneira geral, é possível fazer uma análise horizontal e vertical da DRE.
Na análise horizontal, o gestor verifica o balanço patrimonial e compara os resultados do mesmo indicador no período estudado. O gestor pode verificar o desempenho da empresa ao fazer a comparação com os períodos passados e fazer uma projeção do futuro do negócio. Logo, é possível constatar se a companhia está crescendo ou tendo prejuízos.
Em contrapartida, na vertical é possível analisar qual foi o percentual de participação de um indicador nos resultados do negócio. Ou seja, é possível verificar os percentuais dos componentes da DRE e compreender o impacto que cada um dos indicadores possui nos resultados do negócio.
2- Investidores e bancos
Os investidores podem verificar a saúde financeira do negócio e juntamente com outros indicadores, decidir se vai ou não investir nas ações dessa empresa. Já os bancos podem usar a Demonstração do Resultado do Exercício para estudar a possibilidade de conceder crédito para a empresa.
3- Governo
Para o governo a DRE serve para verificar se a empresa realizou o cálculo do imposto de maneira correta. Dessa forma, o governo confronta o lucro informado na DRE com os lucros declarados pelos sócios da empresa no IRPF.
Como fazer a DRE?
Existem alguns critérios que devem ser levados em consideração na apresentação da DRE. Primeiramente, na estrutura é preciso discriminar os valores relacionados à receita bruta de vendas e serviços, junto com as respectivas deduções e também os impostos que incidem em cima das operações de venda e demais abatimentos.
Depois disso, temos o valor da receita líquida do período que deve ser subtraído os custos das mercadorias vendidas e dos serviços realizados, para que o resultado operacional bruto seja encontrado. Desse resultado são subtraídas as outras despesas do período e acrescentadas as outras receitas. Essa conta demonstra o resultado operacional líquido, que é antes dos descontos dos impostos.
Por fim, depois de subtrair os valores dos impostos, temos o resultado líquido antes da participação nos lucros, que calculada em cima do valor do resultado líquido menos o prejuízo acumulado dos exercícios passados. Enfim, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, as empresas devem estruturar a DRE da seguinte maneira:
Receita Bruta
– deduções
= receita líquida
– custo da mercadoria vendida
= lucro bruto
– despesas com vendas
– desp. administrativas
– despesas financeiras
= resultado operacional líquido
– despesas extra operacionais
= resultado antes IR e CS
– provisões IR e CS
= resultado líquido
Enfim, não existe uma única maneira de elaborar a DRE, já que vai depender do porte e do tipo da empresa. Porém, é importante que todas as demonstrações possuam os dados listados acima para que todos os interessados possam analisar a saúde financeira da empresa.
Agora que você sabe o que é DRE, aproveite para descobrir o que é Orçamento empresarial, o que é? Importância e como fazer passo a passo
Fontes: Conube, Contabilizei, Controle financeiro e Dicionário financeiro
Imagens: G1, Contabilidade evolução, Startupi, Contabilidade controle total, Adm funções e Faro