O que é RDB? Como funciona e como investir?

27 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 59 seg


RDB é um título de renda fixa que geralmente tem a remuneração pós-fixada, atrelada ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Os títulos também podem ser prefixados ou híbridos, mas o mais comum é que sejam pós-fixados.

Como são títulos de renda fixa, os RDBs são pouco arriscados, principalmente porque eles contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) que devolve até R$ 250 mil em caso de falência do emissor. 

Apesar de ser um ativo bastante seguro, os RDBs possuem a desvantagem de não possuír liquidez. Isso significa que o investidor normalmente deve permanecer com o título até o seu vencimento.

O que é RDB?

RDB é a sigla de Recibo de Depósito Bancário, um tipo de título de renda fixa, que pode ser emitido por bancos comerciais, sociedades de crédito, cooperativas de crédito, bancos de investimentos e sociedades de financiamento.

A intenção das instituições financeiras que emitem RDB é captar recursos para a realização de suas atividades, como a concessão de empréstimos para os clientes. Portanto, ao investir em RDBs, o investidor está basicamente emprestando dinheiro para a instituição emissora em troca de uma taxa de juros

Como funciona?

Os RDBs funcionam como títulos de renda fixa com baixo grau de risco. Como se trata de um investimento de renda fixa, a tributação de Imposto de Renda (IR) segue a tabela regressiva. Sendo assim, para aplicações até 180 dias, a alíquota é de 22,5%.

De 181 a 360 dias o IR é de 20%. Entre 361 e 720 dias a alíquota é de 17,5%. Acima de 720 dias a alíquota chega ao mínimo de 15%. Existe também o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Contudo, o imposto existe apenas se o resgate for realizado antes de 30 dias desde a aplicação.

A remuneração dos títulos de RDB normalmente é pós-fixada e varia de acordo com as variações do indicador que ela estiver atrelada. Normalmente, uma porcentagem do CDI é o retorno do ativo.

Se essa porcentagem for 100% do CDI, o investidor recebe o equivalente à variação do CDI. Porém, a porcentagem também pode ser mais que o CDI, por exemplo, 110, 120 ou 130% do CDI. A porcentagem pode ser também abaixo do CDI, por exemplo, 90% do CDI. 

O RDB é seguro?

Sim. Na verdade, uma das principais vantagens dos RDBs é justamente a segurança, já que eles são cobertos pelo FGC. Desse modo, o investidor recebe de volta até R$ 250 mil por CPF e instituição em caso de calote.

Vale destacar que o nível de segurança dos RDBs é o mesmo da poupança, já que a caderneta também conta com a proteção do FGC. Mas o RDB oferece um retorno muito maior do que a poupança.

RDB e CDB

1- Quais são as diferenças?

Os RDBs e os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) possuem diversas semelhanças. Primeiramente, os CDBs podem ser emitidos somente por bancos, ao passo que os RDBs podem ser emitidos por outras instituições, como, por exemplo, as financeiras e cooperativas de crédito.

Outra diferença entre eles está na liquidez, pois normalmente é possível resgatar os CDBs antecipadamente. Em contrapartida, os RDBs devem ser mantidos até o vencimento e só podem ser resgatados antecipadamente em casos excepcionais.

Existe ainda a diferença de que é possível negociar os CDBs no mercado secundário, já o RDB é intransferível e inegociável.

2- Quais são as semelhanças?

Apesar das diferenças, os RDBs e CDBs contam com algumas semelhanças. Primeiramente, ambos possuem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos. Sendo assim, os dois têm o mesmo nível de segurança.

Outra semelhança entre eles é que ambos são emitidos por instituições financeiras com o intuito de captar recursos a serem usados em suas atividades. Lembrando que a emissão de CDBs ocorre apenas por bancos, enquanto a emissão de RDBs pode ocorrer por meio de outras instituições também.

Por fim, ambos podem ter a remuneração pós-fixada, prefixada ou híbrida e a cobrança de imposto de renda é igual em ambos os casos.

3- Qual vale mais a pena?

Depende. Os dois tipos de títulos contam com vantagens e desvantagens, sendo assim, o ideal é você analisar esses prós e contras para chegar a uma conclusão de qual se enquadra melhor no tipo de investimento que você procura.

Por exemplo, o RDB é um tipo seguro que oferece um bom retorno, mas a sua liquidez é baixa, o que pode ser negativo caso você precise resgatar antes do vencimento.

Além das vantagens e desvantagens, você deve levar em conta também os seus objetivos financeiros e perfil de investidor. Por exemplo, se você tem objetivos de longo prazo, então a baixa liquidez dos RDBs não é um problema.

Como investir em RDB?

O primeiro passo para investir em RDB é verificar se esse ativo se encaixa com os prazos dos seus objetivos. Essa etapa é muito importante, já que os RDBs não possuem liquidez e o resgate não pode ser feito antes do vencimento.

O próximo passo é procurar por um banco que ofereça esse tipo de ativo, já que ele não pode ser ofertado por corretoras.

O terceiro passo é analisar o retorno oferecido pelos RDBs disponíveis e calcular se o rendimento vale a pena. Lembre-se de procurar por títulos que ofereçam rentabilidade real. Por fim, resta apenas fazer uma transferência e investir no título escolhido.

Agora que você sabe como funcionam os RDBs, que tal aprender Como investir em ações? Passo a passo e como diminuir os riscos

Fontes: Remessa online, Nubank, 3A investimentos e Genial investimentos.