Taxa de redesconto, o que é? Conceito, como funciona e importância

31 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 1 seg


A taxa de redesconto se refere aos juros que o Banco Central (Bacen) cobra dos bancos comerciais que estão com problemas de liquidez de caixa e precisam de empréstimos. Sendo assim, esse é um mecanismo utilizado apenas quando os bancos realmente estão precisando de dinheiro.

Por ser uma maneira de controlar a quantidade de moeda em circulação e consequentemente a inflação, a taxa de redesconto é um instrumento utilizado pelo Bacen com a intenção de cumprir a política monetária do país.

Portanto, através da redução ou aumento da taxa de redesconto, o Banco Central pode facilitar o acesso ao crédito (o que causa aumento da inflação), ou ele pode aumentar a taxa e desestimular o crescimento econômico.

O que é taxa de redesconto?

A taxa de redesconto representa os juros que o Banco Central cobra para realizar empréstimos para os bancos comerciais. Os bancos que participam das negociações geralmente fazem isso, pois precisam de liquidez em caixa, devido a uma demanda de resgates que não foi prevista.

Empreender dinheiro

Dessa forma, a taxa de redesconto é vista como uma linha de crédito emergencial, quase como um cheque especial que os bancos podem recorrer se precisarem de liquidez em caixa. Desse modo, o Bacen usa a taxa de juros dessas operações como uma ferramenta para controlar a oferta de moeda na economia.

Ou seja, a taxa de redesconto faz parte das estratégias adotadas pelo Banco Central, conforme a política monetária. Além da taxa de redesconto, existe ainda o redesconto especial.

Em síntese, o redesconto especial é um crédito focado em negociações previstas por lei, como, por exemplo, exportação de manufaturados e financiamentos de produtos agrícolas, sendo usado apenas em momentos de crise econômica

Como funciona?

A taxa de redesconto funciona como uma maneira de realizar o controle monetário no país. Como nos bancos comerciais são realizadas diversas transações como transferências, saques e empréstimos, em algum momento eles podem acabar com pouco dinheiro à disposição.

Dessa maneira, os bancos podem recorrer a outros bancos ou ao Banco Central. Os empréstimos entre bancos são de curtíssimo prazo e ocorrem por meio dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI). Enfim, a taxa de redesconto funciona como um dos mecanismos da política monetária.

Taxa de redesconto, o que é? Conceito, como funciona e importância

Contábeis

Nesse sentido, o Bacen diminui a taxa de redesconto quando a intenção é facilitar o acesso ao crédito e aumentar a quantidade de dinheiro em circulação. Por outro lado, se o objetivo for reduzir a quantidade de moeda em circulação, o Banco Central aumenta a taxa de juros e ocorre a desaceleração econômica.

Atualmente, a definição do valor da taxa de redesconto é feita tendo como base o prazo do empréstimo e a taxa Selic. Desde as circulares de nº 3.631 e 3.632 de 2013 do Banco Central, as taxas praticadas são: operações de um dia é cobrada a taxa Selic + 1% a.a.

Nas operações de até 15 dias, é cobrado 4% a.a. Por fim, nas operações de até 90 dias a taxa é de 2% a.a. Como essas taxas são muito altas em comparação com outras alternativas para conseguir liquidez, os bancos comerciais só recorrem ao empréstimo com o Banco Central como último recurso.

Taxa de redesconto e a política monetária

A taxa de redesconto é uma das ferramentas utilizadas pelo Bacen para cumprir a política monetária. Outros instrumentos importantes são: depósito compulsório, taxa Selic, bem como compra e venda de títulos. Sendo assim, a taxa de redesconto varia de acordo com a política monetária adotada:

1- Política expansionista: É usada para estimular o crescimento econômico por meio do aumento da circulação de dinheiro na economia e da facilitação de acesso ao crédito. Como a intenção é estimular os bancos a concederem empréstimos, a taxa de redesconto é reduzida.

Space money

Logo, se os bancos emprestarem dinheiro demais eles podem recorrer ao crédito do Bacen, já que a taxa de juros cobrada será mais baixa. A desvantagem da política expansionista é que o excesso de dinheiro em circulação faz com que a inflação aumente.

2- Política contracionista: Essa política é menos utilizada do que a expansionista. Neste caso, a taxa de redesconto é elevada, o que faz com que os bancos comerciais não emprestem tanto dinheiro, já que em casos de liquidez eles teriam que pagar juros elevados. A vantagem da política contracionista é o controle da inflação.

Importância da taxa de redesconto

A taxa de redesconto é muito importante para a economia. Isso porque é um dos principais instrumentos da política monetária do país. Além da taxa de redesconto, outro instrumento muito importante para a política monetária é o depósito compulsório.

Sendo que a diferença entre os dois instrumentos é que a taxa de redesconto é um crédito oferecido para ajudar na liquidez dos bancos, enquanto os depósitos compulsórios servem para reter uma parte do dinheiro dos bancos. Enfim, por meio desses dois instrumentos, o Bacen busca o equilíbrio na economia e o controle da inflação.

Taxa de redesconto, o que é? Conceito, como funciona e importância

Economus

Inclusive, os dois instrumentos foram muito importantes para o controle da hiperinflação nos anos 1990. Portanto, a taxa de redesconto juntamente com outros mecanismos como a taxa Selic, é essencial para a redução ou aumento da quantidade de dinheiro em circulação, o que tem ligação direta com a inflação.

Agora que você sabe a importância da taxa de redesconto, aprenda mais sobre o funcionamento e os instrumentos da Política monetária, o que é? Definição, tipos e instrumentos

Fontes: Capital research, Mais retornoSuno

Imagens: Contábeis, Economus, Uol, Space money e Empreender dinheiro