Fantom: o que é e como funciona essa criptomoeda?

15 de maio de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 19 seg


A Fantom é uma plataforma de contratos inteligentes para DApps, ativos digitais e DeFi. Por meio dela, é possível operar contratos inteligentes e operar DApps, de modo que ela é uma alternativa à rede Ethereum.

A plataforma conta com um token, o FTM, que pode ser usado como forma de pagamento entre usuários, para pagar taxas pelos serviços da rede, para fazer parte da governança e ainda para ter rendimentos com stalking. É possível comprar essa cripto nas exchanges, corretoras de criptomoedas.

O que é a criptomoeda Fantom

A Fantom é uma plataforma descentralizada e de código aberto de contratos inteligentes para DApps (aplicativos descentralizados), ativos digitais e recursos DeFi integrados. Ela foi criada em 2018 pela Fundação Fantom, a plataforma teve a Mainnet, chamada Opera, e foi lançada em dezembro de 2019.

O intuito com a sua criação foi desenvolver uma plataforma mais rápido, escalável e seguro do que as tecnologias de Blockchain mais antigas. Além disso, ela visava o oferecimento de suporte para os desenvolvedores de DApps.

Na prática, a Fantom é uma alternativa à rede Ethereum, pois também opera contratos inteligentes e possibilita o desenvolvimento de DApps. Além disso, a Fantom é compatível com a EVM (Máquina Virtual Ethereum), o que significa que você pode transferir os projetos desenvolvidos na Ethereum para a Fantom.

Como funciona?

A Fantom funciona como uma rede de contratos inteligentes, que opera de forma descentralizada com recursos para DApps, ativos digitais e DeFi. O da plataforma Fantom é o FTM.

Vale destacar que a segurança da plataforma ocorre por meio do mecanismo de consenso de Proof Of Stake chamado Lachesis. Em resumo, o Lachesis adota o DAG (Grafo Acíclico Direcionado) que é mais rápida, escalável do que outros mecanismos, sendo que as taxas são menores.

Em relação à governança e participação, a Fantom é aberta e participativa. A governança da rede ocorre por meio do token FTM e qualquer um pode participar, votando nas propostas de mudanças e melhorias na rede. Uma curiosidade é que ao inves de votar em sim ou não, a participação ocorre por meio de diferentes graus de concordância.

Além disso, a Fantom é uma plataforma escalável, onde é possível conectar várias Blockchains independentes nela. Neste caso, cada DApp desenvolvido funciona com sua própria Blockchain, isso reduz o congestionamento da rede. Inclusive, cada Blockchain pode interagir uma com a outra e ser personalizada.

Leia também: Nova criptomoeda do Nubank – como funciona a Nucoin?

Como comprar a criptomoeda Fantom?

Para comprar a criptomoedas Fantom, basta acessar uma exchange que opere esse tipo de cripto. Em resumo, as exchanges são corretoras de criptomoedas, que oferecem diversos tipos de criptoativos.

Existem várias exchanges no mercado, antes de abrir sua conta, analise a segurança da plataforma e verifique se ela negocia os ativos que você deseja comprar.

Depois disso, basta abrir sua conta, fazer uma transferência e aplicar nos criptoativos desejados. Por fim, transfira suas criptos para uma carteira de criptomoedas, assim você mantém seus ativos em segurança.

Como usar?

O FTM, token da plataforma Fantom, é útil de várias formas, uma das principais é como meio de pagamento. Sendo assim, você pode usar o FTM para enviar ou receber pagamentos. O token serve ainda para pagar as taxas de operações na rede.

Outro uso do token, é para participar do processo de governança da rede, votando em mudanças na plataforma, tais como melhorias e atualizações da rede. Por fim, o token pode ser usado ainda para staking, onde você mantém os tokens por certo tempo e é recompensado em FTM.

Quais são os riscos da criptomoeda Fantom?

A plataforma em si é segura, pois usa um algoritmo proof-of-stake nas operações com tokens FTM. Por outro lado, o investimento em tokens FTM tem um alto risco. Isso porque, o FTM assim como as criptos no geral, passa por muitas oscilações de preço.

Desse modo, você pode tanto lucrar quanto ter prejuízos com as mudanças de preço. É por causa do alto risco que as criptos não são boas opções para todos os perfis de investidores.

Vale a pena?

Depende. A FTM conta com alguns fatores positivos, mas também tem um alto risco. Por isso, para definir se essa cripto vale ou não a pena para você, é preciso analisar as características da cripto e se o grau de risco se encaixa com o seu perfil de investidor.

Em relação às características A Fantom, ela é uma plataforma com alta performance, escalável e que funciona como uma alternativa à rede Ethereum. Como você já sabe, investir em criptos envolve um alto risco, sendo uma boa opção apenas para quem tem um perfil de investidor com alta tolerância ao risco.

Enfim, gostou de aprender sobre a Fantom? Então aproveite para aprender também sobre a Celo: o que é, características e como funciona essa criptomoeda

Fontes: Coinext, Infomoney e Coin market cap.