23 de setembro de 2021 - por Jaíne Jehniffer
Com o aumento da taxa Selic, e consequente aumento do rendimento oferecido em renda fixa, muitos investidores saíram dos FIIs. Com a desvalorização dos fundos, esta pode ser uma boa oportunidade para lucrar com FIIs.
Ou seja, como as cotas se desvalorizaram, este pode ser um bom momento para comprar cotas baratas e lucrar com a sua posterior valorização e com a distribuição de proventos.
Apesar de falarmos sobre como lucrar com fundos imobiliários, este texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.
Como lucrar com FIIs?
O problema do investidor iniciante e intermediário é a falta de conhecimento profundo. Esse investidor normalmente já possui uma conta em uma corretora, já investe e entende um pouco das oscilações da renda variável. No entanto, devido à falta de conhecimento profundo, ele olha para o mercado e não consegue entender muito a hora de aplicar em determinado ativo.
Apesar disso, esse investidor não quer perder a oportunidade de investir em bons ativos e também não quer escolher investimentos aleatórios. Na verdade, ele quer investir do jeito certo. Se você se identifica com este investidor e não tem tempo para estudar sobre investimentos a fundo no momento, uma boa opção são os FOFs, os FIIs que investem em FIIs.
A vantagem dessa solução é que você poderá aproveitar este momento de desvalorização dos fundos e lucrar bastante com eles. Lembrando que os fundos imobiliários são investimentos de geração de renda. Sendo assim, mesmo que você possa lucrar com a valorização das cotas, o foco principal é a distribuição de proventos.
FOFOs
Os fundos imobiliários, de maneira geral, são uma reunião de investidores focados em investir em imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário. Os FOFs, em específico, são fundos imobiliários que investem em cotas de outros fundos imobiliários.
É como se você terceirizasse a montagem e gestão de uma carteira de FIIs e contasse com a gestão de um profissional. Como as carteiras dos FOFs são constituídas de cotas de outros fundos, neste momento em que os FIIs no geral estão desvalorizados, o preço das cotas dos FOFs despencaram. Assim como os demais ativos, os FOFs possuem prós e contras.
Vantagens
Uma das grandes vantagens dos FOFs é a diversificação da carteira. Quando você mesmo vai montar a sua carteira de FIIs, você vai escolhendo alguns fundos e adicionando na sua carteira. Em contrapartida, quando você investe em um FOF, você já inclui vários fundos na sua carteira por meio de um único FOF.
Além disso, quando você investe por conta própria, às vezes você não sabe muito bem como diversificar e não consegue fazer um bom acompanhamento da carteira. Já os FOFs contam com vários profissionais responsáveis por analisar os fundos que irão entrar na carteira e por acompanhar o desempenho desses fundos.
Outra vantagem é a exposição a fundos exclusivos. Existem alguns fundos no mercado que são ofertados somente para investidores qualificados ou profissionais. Desse modo, ao investir em um FOF você pode investir indiretamente em fundos imobiliários exclusivos, caso o FOF em questão invista em um FII exclusivo.
A terceira vantagem dos FOFs é a gestão profissional. Os investidores no geral têm acesso a um número de informações controladas. Já um gestor é um profissional com acesso a um número maior de informações, já que ele tem contato com outros gestores.
Esse acesso maior à informação faz com que o gestor possa realizar uma análise mais qualificada do que um investidor iniciante. Dessa maneira, é possível que o gestor consiga resultados bens melhores do que os investidores iniciantes.
Temos ainda a vantagem da facilidade. Ao investir em FOFs, você conta com profissionais realizando a gestão do fundo e não precisa escolher individualmente os fundos que irão compor a sua carteira. Isso é muito mais fácil e prático, principalmente para os investidores que não têm tempo para se dedicar aos investimentos.
Por fim, temos ainda a vantagem de que por meio dos FOFs você consegue se expor a fundos imobiliários menos líquidos. Alguns FIIs não são tão negociados e para o investidor individual pode ser mais difícil conseguir um bom ponto de entrada. Porém, para os FOFs essa entrada e saída é mais fácil.
Desvantagens
Apesar de possuírem muitas vantagens, os FOFs possuem algumas desvantagens que fazem com que alguns investidores evitem aplicar neles. Primeiro, temos a desvantagem de que ao investir em FOFs você terceiriza o investimento do seu próprio dinheiro.
Ou seja, ao mesmo tempo em que essa terceirização possui diversas vantagens como acesso a produtos exclusivos e facilidade ao investir, ela é desvantajosa, pois você perde o controle do que está sendo feito com o seu dinheiro. Outra grande desvantagem dos FIIs é a dupla taxação.
Quando você investe em fundos imobiliários, existem alguns custos, como, por exemplo, a taxa de administração. Ao investir em fundos de fundos, você tem a taxa de administração do FOF mais as taxas dos fundos que compõem a carteira do FOF. Outra desvantagem é que alguns FOFs fazem um giro muito grande da carteira de fundos.
Isso é desvantajoso, pois apesar dos fundos não pagarem impostos na distribuição de proventos, existe tributação na venda de cotas. Sendo assim, esse giro é nocivo pela tributação. Temos também a desvantagem de que muitas vezes os FOFs não apresentam a mesma valorização patrimonial que os fundos de tijolo apresentam.
Isso ocorre, pois, como eles investem em vários outros tipos de fundos, fica difícil fazer a precificação e a cota não é tão reajustada quanto a dos fundos de tijolo. Por fim, outra desvantagem é que os FOFs passam por quedas maiores em cenários de mercados desfavoráveis.
O que analisar ao investir em FOFs?
Antes de investir em FOFs, não deixe de considerar os prós e contras para saber se este tipo de aplicação faz sentido para você. Além disso, analise se o perfil do gestor combina com o seu perfil. Você pode analisar ainda a carteira do fundo e o rendimento histórico. Para saber mais detalhes de como analisar um FOF, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:
E aí, gostou de aprender a lucrar com os FIIs? Então aproveite para descobrir algumas opções de FIIs que estão muito baratos: alternativas para investir
Fonte: Roteiro de Raul Sena
Imagens: Fusesc, Imóvel magazine, Genial investimentos e Plaza chapeco