Fundos de fundos, o que são? Como funcionam, custos e como investir

30 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 52 seg


Os fundos de fundos têm como objetivo, aplicar no mínimo 95% do seu patrimônio em cotas de outros tipos de fundos de investimento.

A grande vantagem deles é a diversificação de investimentos. Sendo assim, o investidor não precisa ter muito dinheiro para diversificar e diluir os riscos da sua carteira.

Em contrapartida, eles possuem taxas de administração e performance. Logo, o investidor paga as taxas duas vezes, o que pode comprometer a rentabilidade

O que são fundos de fundos?

Os fundos de investimentos, de maneira geral, são uma espécie de reunião de investidores com o intuito de aplicar em um setor em algo em específico, como por exemplo imóveis e ações. Os fund of fund (FoFs) em específico, são focados em investir em cotas de outros fundos de investimentos.  

Fundos de fundos, o que são? Como funcionam, custos e como investir

Parmais

Os FoFs proporcionam uma grande diversidade aos seus cotistas. Isso porque eles podem ser constituídos de diversas categorias, como por exemplo: imobiliário, ações e multimercado. Portanto, através de uma única cota de FoFs, o investidor já está se expondo a um conjunto enorme de ativos. 

Como funcionam?

Os FoFs funcionam de maneira similar aos demais fundos de investimentos. Dessa forma, o gestor é responsável por realizar os investimentos e o cotista possui a vantagem de contar com a gestão de um profissional. 

Para que possa ser considerado como um FoF, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estabelece que eles devem possuir pelo menos 95% do patrimônio aplicado em cotas de outros fundos de investimento. Os 5% restantes, podem ser investidos em outros tipos de ativos

Observador

Um detalhe importante sobre os FoFs é que eles podem ter na carteira cotas de diversos tipos de fundos de investimento. Porém, os ativos que compõem sua carteira, devem ser da mesma categoria que ele está inserido.

Por exemplo, um FoF imobiliário deve aplicar seu patrimônio em cotas de FIIs. Sendo assim, o nível de risco do FoF vai depender do risco dos ativos que ele aplica. 

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem dos FoFs é a diversificação que ele proporciona aos investidores. Desse modo, mesmo com pouco dinheiro, o investidor já consegue ter uma carteira bem diversificada ao comprar uma cota de FoF. Sendo que a diversificação de investimentos é uma das maneiras de diluir os riscos da carteira. 

Por exemplo, um FoF voltado para o setor imobiliário pode investir em cotas de diversos tipos de FIIs, como de tijolo e de papel. Dentro dos FIIs de tijolo, existem algumas subcategorias, como os FIIs focados em shoppings. Dessa maneira, o FoF se torna bastante diversificado dentro do setor imobiliário. 

Fundos de fundos, o que são? Como funcionam, custos e como investir

Valor investe

Outra vantagem é que, através dos FoFs, a diversificação é facilitada. A lógica é a seguinte: Se você quiser investir em diferentes tipos de fundos de investimentos, será necessário analisar cada um deles antes de aplicar. No entanto, ao investir em FoFs, você terá que analisar apenas entre os FoFs disponíveis e investir. 

Além disso, a diversificação por meio de FoFs é mais democrática, já que o investidor não precisa ter tanto dinheiro. Acontece que, para investir em vários fundos diferentes para diversificar a carteira, é preciso ter dinheiro para comprar muitas cotas. Entretanto, através de uma única cota de FoF, a carteira de investimentos já se torna bastante diversificada.

Por outro lado, como desvantagem temos os custos. Isso porque todos os fundos de investimentos possuem taxas. Logo, ao aplicar em fundos de investimento que investem em outros fundos de investimentos, o investidor está, de certa forma, pagando as taxas duas vezes. 

Custos

Os FoFs contam com taxa de administração e podem ter também taxa de performance. A taxa de administração serve como remuneração para o gestor e a administradora. Já a taxa de performance, é uma espécie de bonificação para o gestor, quando ele consegue superar o retorno esperado.

Como os demais fundos também contam com taxa de administração e alguns possuem também taxa de performance, os investidores acabam pagando duas taxas.

Fundos de fundos, o que são? Como funcionam, custos e como investir

Os melhores investimentos

Já a tributação depende do tipo de fundo que compõe a carteira do FoF. Sendo que essa tributação pode ser cobrada no resgate e seguir a alíquota de 22,5% a 15%. É possível que ocorra também o come-cotas de maneira semestral, que funciona como uma antecipação do Imposto de Renda.

Como investir em FoFs?

O primeiro passo para investir em FoFs, é conhecer o seu perfil de investidor e analisar se esse ativo se encaixa no seu grau de risco. Defina também seus objetivos com a aplicação, assim fica mais fácil determinar a categoria de FoFs que melhor irá atender a eles. 

Longa

Depois disso, acesse a lâmina e verifique a política de investimentos do fundo, os dados sobre o administrador, as taxas e o valor inicial de aplicação.

O próximo passo, é analisar o seu desempenho histórico. Apesar de a rentabilidade passada não garantir rentabilidade futura, o histórico de desempenho serve como um indicativo da performance do gestor.

Por fim, depois de escolher um fundo, basta fazer a transferência bancária para a corretora e comprar a quantidade de cotas desejadas. Lembre-se de reinvestir os rendimentos, assim você consegue usufruir dos efeitos dos juros compostos e seu patrimônio irá crescer mais rápido.

Após comprar suas cotas, acompanhe o desempenho da sua carteira e procure aprofundar seus conhecimentos por meio de alguns Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores

Fontes: Genial investimentos, Renovainvest e Modalmais

Imagens: Parmais, Startupi, Observador, Valor investe, Os melhores investimentos e Longa