Tesouro Renda+ começa a ser vendido pelo governo – Vale a pena?

1 de fevereiro de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 48 seg


O Tesouro Renda+ passou a ser vendido no dia 30 de janeiro de 2023 e já faz algum sucesso entre os investimentos de Renda Fixa. Vendido como um título público “perfeito para se aposentar”, o Renda Mais tem algumas características bem interessantes. Mas será que o Tesouro Renda+ é uma boa opção para diversificar seus investimentos?

O que é o Tesouro Renda+

Primeiramente, vamos entender do que se trata. O Tesouro Renda+, também chamado de “Renda Mais”, é um título emitido pela Secretaria do Tesouro Nacional.

É, portanto, mais uma opção de título público do governo brasileiro, a exemplo do Tesouro Prefixado, do Tesouro Selic e do Tesouro IPCA+.

Na prática, isso significa que o Tesouro Renda+ é uma forma de o investidor emprestar dinheiro para o governo. E o governo é, sem dúvida, o melhor credor que você pode ter.

Afinal de contas, ele é o responsável por imprimir mais e mais dinheiro, para pagar as próprias dívidas, caso seja necessário.

Vantagens do título

O Tesouro Renda Mais é voltado, especificamente, para quem pretende fazer uma renda residual no futuro. Assim, o título garante que o valor acumulado ao longo dos anos seja pago ao investidor, com juros, em parcelas mensais durante 20 anos.

A rentabilidade do Tesouro Renda+ é atrelada à inflação, acrescida de um valor de juros prefixado. Ou seja, o formato de rentabilidade é o mesmo do Tesouro IPCA+.

O que muda, de fato, é a forma de resgate dos valores.

No futuro, ao invés de receber todo o dinheiro, de uma vez, o investidor fica recebendo uma renda mensal pelas próximas 2 décadas.

Dessa forma, podemos dizer que o Tesouro Renda Mais foi pensado, realmente, para ser um tipo de previdência – 100% focado na aposentadoria do investidor.

Características do Tesouro Renda Mais

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer um título público que garante uma renda mensal no futuro. E há várias características interessantes no Tesouro Renda+.

Uma das características do Tesouro Renda+ é a isenção da Taxa de Custódia para quem opta por uma renda, lá no futuro, de até 6 salários mínimos.

Já o imposto de renda do Tesouro Renda+ continua igual ao dos demais títulos públicos: segue a tabela regressiva, que vai de 22,5% a 15% (longo prazo).

Outro ponto interessante a considerar é que, em caso de falecimento do investidor, seus herdeiros têm direito ao valor investido ou, se preferirem, à renda mensal paga pelo Tesouro Renda+.

Vale a pena investir no Tesouro Renda Mais?

Esta é, com certeza, a principal pergunta a ser respondida. Afinal, será que é vantajoso investir no Renda+, pensando na aposentadoria?

Na minha opinião, o Tesouro Renda Mais é bom para a aposentadoria se você é o tipo de pessoa que não tem nenhum conhecimento sobre investimentos.

Já para quem é um investidor mais consciente e qualificado, o Renda+ pode não fazer tanto sentido.

Marcação a mercado

Este é o caso, por exemplo, de quem quer investir considerando ganhar dinheiro com o resgate antecipado dos valores.

A taxação e a curva de preços diferenciadas acabam fazendo com que a chamada marcação a mercado seja menos interessante no Tesouro Renda+.

Além disso, a gente precisa entender que as ações e os Fundos Imobiliários, por exemplo, tendem a performar MUITO melhor que a renda fixa, no longo prazo.

Lembre-se: as empresas da Bolsa e os imóveis dos FIIs já têm uma proteção natural contra a inflação.

A quem se destina o Renda Mais?

Logo, eu acredito que o Tesouro Renda+ é indicado para quem tem pouco ou nenhum domínio sobre investimentos. E isso, por si, já é uma iniciativa excelente por parte do governo.

Pra você, bom investidor, contudo, existem opções muito melhores no mercado de Renda Variável. Ou seja, o Renda Mais não chega a te fazer mal.

Mas, te faz abrir mão de oportunidades bem melhores na Bolsa de Valores.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho as vantagens e desvantagens do novo título público emitido pelo governo.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Na Reta – Raul Sena investe R$ 277 mil em janeiro.