Corporate banking, o que é? Como funciona e diferenças entre varejo

14 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 31 seg


O corporate banking é um segmento bancário especializado no atendimento personalizado para clientes corporativos, isto é, outras instituições financeiras e empresas privadas e públicas.

Como este tipo de banco é focado exclusivamente em clientes corporativos, eles oferecem diversos tipos de serviços não ofertados nos bancos de varejo, como por exemplo, melhores oportunidades de aplicações financeiras e assessoria de IPO.

No entanto, os bancos tradicionais de varejo terão que repensar suas formas de atuar e os serviços ofertados, já que os bancos digitais estão ganhando cada vez mais espaço e contam com serviços diferenciados.

O que é corporate banking

O corporate banking, ou banco corporativo, é um segmento bancário focado exclusivamente em clientes corporativos, ou seja, outras instituições financeiras e empresas públicas e privadas. Sendo assim, o corporate banking é um tipo de serviço personalizado que oferece vários benefícios para os seus clientes.

Corporate banking, o que é? Como funciona e diferenças entre varejo

Martello

Por atender clientes corporativos, estas instituições movimentam grandes quantias de dinheiro. Isso significa que esses bancos possuem um alto lucro. Logo, elas se especializam nestes clientes e buscam oferecer atendimentos e serviços diferenciados. Entretanto, alguns bancos de varejo também atuam nos segmentos de corporate banking e investment banking.

Como o corporate banking funciona

Os corporate bankings são focados em clientes corporativos, como empresas privadas, governos e outras instituições financeiras. Desse modo, o seu funcionamento é um pouco diferente dos bancos de varejo, já que eles buscam oferecer produtos e serviços diferenciados, como por exemplo: assessoria para aquisições e fusões, administração de fundos de investimentos, empréstimos e emissão de debêntures.

Corporate banking, o que é? Como funciona e diferenças entre varejo

Business online guide

Muitos bancos são focados exclusivamente no segmento de corporate banking, porém, diversas instituições oferecem este tipo de serviço apenas como uma de suas linhas de atuação. Dessa forma, alguns bancos de varejo oferecem também serviços de investment banking, focado em investimentos e corporate banking.

Banco corporativo versus banco de varejo

Como dito anteriormente, um banco corporativo é focado no atendimento de empresas. Desse modo, uma grande quantia de dinheiro circula nesses bancos, onde são ofertados serviços e atendimentos diferenciados aos seus clientes corporativos.

Por outro lado, os bancos de varejo, são focados no grande público. Portanto, os serviços ofertados não são tão atrativos e a qualidade do atendimento, na maioria dos casos, deixa a desejar. Em comparação, se no banco corporativo boas oportunidades de investimentos são disponibilizadas, no banco de varejo as opções não são tão atrativas.

Corporate banking, o que é? Como funciona e diferenças entre varejo

Mortgage finance gazette

Contudo, muitos bancos digitais estão contribuindo para a mudança deste cenário, já que eles oferecem diversos serviços com qualidade muito superior aos bancos tradicionais de varejo. Logo, com o crescimento dos bancos digitais, os tradicionais precisam se reinventar.

Serviços dos bancos corporativos

Os serviços ofertados para os clientes corporativos são personalizados e muitas vezes mais atrativos do que os serviços dos bancos de varejo. Alguns dos serviços são:

1- Serviços financeiros

Os bancos corporativos oferecem das mais variadas soluções financeiras de gestão de recursos, como transferências, recebimentos e pagamento de fornecedores. Além disso, existem as soluções internacionais, o que facilita o processo de câmbio dos clientes corporativos.

Bancarios

2- Crédito

Para as empresas que precisam de financiamento para aplicar em grandes projetos, existe o crédito corporativo. Alguns exemplos de projetos que podem se beneficiar deste crédito são obras de infraestrutura, aquisição de bens e ainda a expansão da atuação da empresa.

3- Investimentos

Geralmente, para evitar o poder corrosivo da inflação, as empresas deixam em caixa somente parte do seu capital e investem o restante. Desse modo, além da empresa não perder dinheiro para a inflação, ela ainda consegue aumentar seu patrimônio. Pensando nisso, os bancos corporativos oferecem diversas opções de investimentos para as empresas.

Boa vista tecnologia

4- Assessoria operacional

Conforme uma empresa cresce, é normal que ela adquira outras empresas ou passe pelo processo de fusão. Dessa maneira, a assessoria operacional serve para auxiliar as empresas nesse processo de expansão. Afinal de contas, as fusões e aquisições passam por diversas burocracias e trâmites legais.

5- IPO

A abertura de capital de uma empresa, conhecido como IPO – Initial Public Offering, é um caminho longo e burocrático. Dessa forma, os bancos corporativos oferecem uma assessoria de IPO, para auxiliar as empresas neste processo.

Administradores

6- Captação de recursos

Por fim, temos ainda a opção de captação de recursos através de dívidas. Em síntese, se uma empresa precisa de recursos e não quer pegar um empréstimo, nem emitir novas ações, ela pode emitir títulos de dívidas, como as debêntures. Por meio das debêntures, as empresas pegam dinheiro emprestado com os investidores, em troca de uma porcentagem de juros.

Enfim, agora que você conhece tudo sobre os bancos corporativos, aproveite para descobrir qual o Futuro dos bancos tradicionais – Definição de Open Banking e vantagens.

Fontes: Capital research e Suno

Imagens: Fin monster, Martello, Business online guide, Mortgage finance gazette, Bancarios, Boa vista tecnologia e Administradores