DAI, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar

4 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 58 seg


A DAI é uma criptomoeda categorizada como stablecoin. Isso significa que seu preço unitário de negociação não passa por grandes oscilações, como ocorre com outros tipos de moedas digitais.

Para isso, são utilizados mecanismos visando a manutenção do preço de negociação em 1 dólar. Sendo assim, essa moeda tem a vantagem do baixo risco de volatilidade, o que a diferencia das demais moedas.

Em contrapartida, essa moeda tem alguns riscos, como, por exemplo, o fato de que o usuário precisa manter uma quantia mínima em conta. Isso porque, é preciso dar margens de garantia nas operações com DAI.

O que é DAI?

A DAI foi lançada em 2017 e é o código de negociação da moeda digital MakerDAO. Dessa maneira, ela é uma criptomoeda que se encaixa na categoria de stablecoin (moeda estável). Em síntese, uma stablecoin é um tipo de moeda digital que não passa por grandes variações em seu preço unitário. O intuito dessas moedas é permanecer com o valor de negociação fixo.

As demais criptomoedas, como, por exemplo, o Bitcoin passa por constantes oscilações o que é considerado um risco. Logo, as stablecoin possuem o risco de volatilidade reduzido, já que elas não passam por grandes oscilações. As stablecoins podem ser úteis para as pessoas que pretendem fortalecer a carteira em dólar.

DAI, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar

O monetário

A primeira versão da DAI foi a SAI, a primeira estrutura de stablecoin altamente descentralizado. Em 2019 a MakerDAO atualizou o Protocolo Maker a mudou a forma de criação de DAI no sistema. Anteriormente, era preciso depositar Ether dentro de um contrato CDG (Posição de Dívida Garantida). Porém, com a atualização passou a ser possível o uso de tokens diferentes na garantia e geração de DAI.

Com essa mudança o sistema passou a ter maior liquidez e um novo mecanismo de estabilidade foi promovido no protocolo. Enfim, para que o SAI fosse totalmente deixado de lado, foi criado o portal de migração. Desse modo, os titulares de SAI fizeram a transferência para o novo protocolo.

Como funciona?

A DAI funciona como uma criptomoeda descentralizada com o intuito de manter o preço de negociação sempre em 1 dólar. Ou seja, como ela é uma stablecoin, o objetivo é que seu preço não passe por grandes mudanças, ficando sempre próximo a 1 dólar.

A DAI funciona sob a governança da plataforma Maker e apresenta o chamado Protocolo Maker. Sendo que, ela foi criada tendo como base a tecnologia blockchain da plataforma Ethereum, logo, ela é chamada de segunda geração. O funcionamento da DAI é possível graças à utilização dos contratos inteligentes que são usados na intermediação das negociações.

A criptomoeda MakerDAO pode ser usada em diversas situações, como, por exemplo, em transferências de ponto a ponto (P2P), na substituição às remessas de câmbio e em pagamentos digitais. A DAI não passa pelo processo de mineração como as outras criptomoedas.

First

Entretanto, pode ocorrer o liquidity mining, onde os operadores aumentam a liquidez do mercado e são recompensados com unidades de MakerDAO. A criação de DAI depende de dois fatores: primeiramente o usuário e a garantia que será usada e segundo, o Maker Vault.

Para criar a moeda, o usuário precisa ter uma das moedas aceitas como garantia no protocolo maker, como: Ether, USDC ou KNC. O próximo passo é a interação com a Maker Vaults por meio de DApps. Dentro da DApp basta seguir os passos e gerar as moedas.

Diferenças entre a DAI e as outras criptomoedas

A principal diferença entre a DAI e várias outras moedas digitais, é que ela é uma stablecoin. Ou seja, diferente das outras criptomoedas que passam por oscilações constantes, a MakerDAO mantém o preço em 1 dólar.

DAI, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar

Bitcoin trade

Outra diferença é que a DAI funciona com o Protocolo Maker o que possibilita que as operações não precisem de um lastro como as outras moedas digitais. Isso é possível devido à atuação de um sistema de engenharia financeira com mecanismos específicos de regulagem.

Vantagens e riscos

Uma das principais vantagens da MakerDAO é a proteção contra a desvalorização do real, já que essa criptomoeda possibilita que a carteira seja exposta ao dólar. Outra grande vantagem é que a DAI não passa por grandes oscilações, já que são utilizados mecanismos para que os preços sejam mantidos na cotação de 1 dólar.

Essa moeda foi criada justamente com o objetivo de armazenar valor e facilita o uso em transações, pois existe a segurança de que a moeda irá manter seu valor. Além disso, a DAI tem a vantagem da transparência e acessibilidade, sendo que a governança é fortalecida através do envolvimento dos detentores da criptomoeda.

DAI, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar

Satos hitango

Outra vantagem é que o usuário pode conseguir moedas por meio do staking, que consiste em manter as MakerDAO na carteira e ser remunerado com uma taxa definida pela comunidade.

Por fim, existe ainda a vantagem de que a DAI é uma moeda independente, o que significa que ela não depende das instituições financeiras. Por outro lado, temos os riscos que envolvem a liquidação. Isso porque, o funcionamento da DAI exige uma margem de garantia e os valores podem ser usados em casos de recessão do mercado.

Outro risco é que se o usuário ficar abaixo do limite obrigatório, ele pode ter que pagar uma multa. Para finalizar, existe ainda o risco da moeda não aumentar a adesão e não se consolidar ao longo do tempo. 

Como comprar?

O primeiro passo para adquirir moedas digitais é analisar se esse ativo se encaixa no seu perfil de investidor. Apesar de não passar por grandes oscilações, a moeda ainda possui riscos e, por isso, pode não ser o ativo mais recomendado para todos os tipos de investidores.

Guia do investidor

Leve em consideração também o seu objetivo, com a moeda. O fato da DAI não passar por fortes oscilações significa que o risco de ter prejuízos por desvalorização é menor. Mas também significa que ela não irá passar por uma alta onde será possível ter grandes lucros.

É possível comprar DAI de diversas maneiras, como, por exemplo, diretamente com outros usuários ou por meio de exchanges, as corretoras especializadas na intermediação de criptoativos. Comprar por meio das exchanges é considerado a opção mais segura. Para isso, crie sua conta em uma exchange, faça uma transferência e compre DAI.

Enfim, agora que você sabe o que é DAI, aproveite para conhecer algumas Carteiras para ADA Cardano – Como escolher e 7 opções de carteiras

Fontes: Launchpad, Renovainvest, Bitcoin trade e Academy

Imagens: Panorama crypto, O monetário, First, Satos hitango, Bitcoin trade, e Guia do investidor