Falácia do apostador: o que é, como funciona e efeitos

23 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 50 seg


A falácia do apostador é um tipo de viés comportamental. Nele, a pessoa tende a calcular a probabilidade de um evento com base na quantidade de vezes que ele já ocorreu.

Também conhecido como falácia do jogador ou falácia de monte Carlo, este viés tem como origem a falha de entender a noção de independência estatística, fazendo com que a pessoa calcule as probabilidades de forma errada.

Por exemplo, se em um jogo de cara ou coroa, a cara apareceu muitas vezes seguidas, a pessoa tende a pensar que irá sair coroa na próxima vez.

Sendo assim, a pessoa pensa que tem uma probabilidade de mais de 50% de sair coroa da próxima vez, já que saiu muitas vezes cara.

Mas o fato é que cada jogada é um evento independente. Portanto, cada vez que a moeda é jogada, existe 50% de chance de sair cara e 50% de chances de sair coroa.

Esse viés afeta não apenas os jogos, mas também no dia a dia. Por exemplo, podemos perceber isso nos investimentos.

Neste caso, o investidor pode decidir ficar com um ativo que está se desvalorizando, por acreditar que algum processo aleatório fará o preço do ativo se valorizar, por exemplo.

Como a falácia do apostador funciona?

A falácia do apostador é um viés que faz com que a pessoa calcule a probabilidade de algo acontecer, com base na quantidade de vezes que aquilo aconteceu antes.

Nesse sentido, a pessoa ignora que, muitas vezes, os eventos são independentes. Ou seja, cada vez é única e não depende das vezes anteriores.

Portanto, a pessoa passa a julgar de forma incorreta as chances de que algo aconteça. Com isso, ela pode tomar decisões erradas.

O lançamento de moeda apostando que irá aparecer cara ou coroa é um ótimo exemplo disso. Cada vez que a moeda é lançada, a chance é de 50% para cara e de 50% para coroa.

Mas se várias vezes aparecer coroa, a pessoa tende a acreditar que a próxima vez irá aparecer cara, pois já apareceram coroas vezes demais.

No entanto, o fato de ter aparecido coroa várias vezes não impacta no próximo lançamento. Logo, pode aparecer coroa novamente ao invés de cara.

Como ela pode afetar a sua vida?

Se você gosta de apostar, cuidado! Ao apostar, você pode acabar sendo guiado por este viés e perder dinheiro.

No entanto, não é apenas nas apostas que este viés aparece. A falácia do apostador está muito presente também no mercado de ações.

Por exemplo, ao perceber uma série de valorizações de certo ativo, muitos investidores ficam ansiosos para venderem seus papéis.

Isso porque eles pensam que se a ação se valorizou muito, então agora ela irá se desvalorizar. O oposto também pode ocorrer.

Com isso, o investidor pode acabar tomando atitudes que farão com que ele não ganhe tanto quanto poderia ou que acabe perdendo dinheiro.

É por isso que ao investir, é essencial levar em conta os fundamentos da empresa, ao invés de ser guiado por sentimentos.

Como evitar a falácia do apostador?

Para evitar a falácia do jogador, você deve:

  • Entender que ganhos passados de uma ação não garante rendimento futuro. Por isso, ao investir prefira basear suas decisões nos fundamentos da empresa.

  • Fique de olho nas notícias do mercado financeiro para identificar se eventuais altas ou baixas têm realmente fundamento sólido.

  • Por fim, tenha em mente os conceitos básicos de probabilidade, sobretudo, o fato de que cada evento é independente. Logo, um evento futuro não depende do evento passado.

LEIA MAIS

Reatância psicológica: o que é, como funciona e seus efeitos

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Viés da autoconveniência: o que é, como funciona e seus efeitos

Efeito IKEA: o que é e como afeta as suas finanças?

Viés da autoconveniência: o que é, como funciona e seus efeitos

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Fontes: Penso logo existo, The cap e Mais retorno.