Aprenda com 11 dos maiores investidores do mundo


Os maiores investidores do mundo possuem filosofias de investimentos diferentes. Apesar disso, todos eles conseguiram, consecutivamente, resultados acima da média.

Sendo assim, alguns investidores são mais conservadores, preferindo apostar em ativos menos arriscados e esperar os resultados a longo prazo.

Por outro lado, outros investidores são mais ousados e preferem se arriscar para garantir um alto retorno a curto prazo.

Maiores investidores do mundo

Os maiores investidores do mundo possuem abordagens diferentes em relação ao mercado, no entanto, todos eles possuem em comum o fato de terem se destacado como grandes investidores.

1- Benjamin Graham

O primeiro na nossa lista de maiores investidores do mundo é Benjamin Graham, mundialmente conhecido por sua filosofia de investimento baseada na análise fundamentalista. Em resumo, Graham conseguiu ótimos resultados por meio de profundas análises das empresas e a compra de ativos com preço abaixo do seu valor. 

Maiores investidores do mundo - Quem são e filosofias de investimentos

Amino apps

Para compartilhar seus princípios, o investidor escreveu alguns livros, sendo O Investidor Inteligente um dos livros mais referenciados no mercado financeiro. Outra obra de enorme sucesso é Security Analysis, considerada como a Bíblia dos Investidores. 

2- John Templeton

John Templeton é conhecido por ter criado um dos maiores fundos de investimentos internacionais da história. A sua estratégia de investimento consiste na compra de ações baratas, que possuam grande potencial de crescimento ao longo prazo. 

Maiores investidores do mundo - Quem são e filosofias de investimentos

Investidor internacional

Como um dos maiores investidores do mundo, Templeton possuía diversas premissas ao investir, dentre elas, o critério de nunca seguir a multidão. Ou seja, o investidor acreditava que nada de diferente e superior saía do efeito manada, o mais interessante é olhar para onde a multidão não está olhando.  

3- Thomas Rowe Price Jr

Considerado como o pai do investimento em crescimento, Thomas Rowe Price Jr, é o terceiro na lista de maiores investidores do mundo. A sua filosofia norteadora era a de selecionar individualmente as ações e investir no longo prazo.

Maiores investidores do mundo - Quem são e filosofias de investimentos

Adm fácil

Em síntese, ao analisar uma ação, o investidor considerava diversos aspectos qualitativos, como a administração das empresas e o relacionamento com os funcionários, ao mesmo tempo em que analisava dados quantitativos, como o crescimento das vendas e a margem de lucro. 

4- John Neff

Considerado como um investidor de valor, John Neff era focado em aplicar em empresas com baixos índices P/L e altos dividendos. Durante sua vida, administrou diversos fundos de investimento e preferiu investir em empresas populares, por caminhos indiretos. 

Maiores investidores do mundo - Quem são e filosofias de investimentos

Value research

Como um dos maiores investidores do mundo, Neff tinha algumas filosofias próprias de investimentos e também fugia de algumas manobras. Dessa maneira, o investidor evitava, por exemplo, a diversificação excessiva da carteira, ações de tecnologia e altos custos de transação. 

5- Jesse Livermore

O sucesso de Jesse Livermore como investidor, se deve exclusivamente ao aprendizado prático. Isso porque, Livermore não possui nenhuma experiência formal em negociação de ativos. Contudo, através dos seus sucessos e fracassos, ele não apenas aprendeu como investir com sucesso, como se tornou um dos maiores investidores do mundo. 

Maiores investidores do mundo - Quem são e filosofias de investimentos

Rankia

A estratégia de investimento de Livermore era baseada na análise de pontos de reversão. Portanto, quando o investidor chegava em determinado ponto, ele se posicionava na direção contrária. Dessa forma, ele realizava negociações com o mercado financeiro em alta ou baixa, sempre comprando ou vendendo ativos. 

6- Peter Lynch

O grande investidor Peter Lynch, é conhecido por aplicar naquilo que conhece. Logo, a sua principal estratégia de investimento, é conhecer o mercado de atuação da empresa, antes de comprar ações dela. 

Suno

Além da filosofia de conhecer o setor antes de investir, Lynch também é guiado pelos princípios do buy and hold. Desse modo, podemos definir a estratégia de investimento de Lynch em: conheça o negócio e invista a longo prazo. 

7- George Soros

O investidor George Soros, possui uma carteira de investimentos bastante diversificada, abrangendo empresas como Amazon, Delta Airlines e Paypal. Soros possui uma estratégia de investimento que lhe trouxe grandes retornos e o tornou um dos maiores investidores do mundo. 

Maiores investidores do mundo - Quem são e filosofias de investimentos

Times of Israel

Em síntese, ele investe por meio de operações rápidas, arriscadas e com alta alavancagem. Devido a sua estratégia de investimentos, Soros é considerado por muitos como um especulador. Por fim, além de investidor, Soros escreveu alguns livros, dentre eles A Alquimia das Finanças, em que compartilha suas experiências como investidor. 

Outros dos maiores investidores do mundo para conhecer

8- Warren Buffett

Tido por muitos como o maior investidor do mundo, Warren Buffett se destacou no mercado de ações com a técnica de Guimbas de Charuto. Basicamente, o investidor encontra as empresas que estão com dificuldades financeiras. Entretanto, essas empresas devem estar aptas para um “último trago”. 

Exame

Segundo o próprio investidor, sua técnica de investimentos é baseada sobretudo nos ensinamentos de Benjamin Graham, o primeiro na nossa lista de maiores investidores do mundo. Dessa maneira, Buffett procura por ações com preço abaixo do valor de mercado e investe a longo prazo. 

9- John Bogle

O investidor John Bogle era focado em ativos com baixos custos de investimentos. Sendo assim, ele priorizava fundos passivos e evitava os fundos ativos com seus custos elevados.

Além disso, ele acreditava que os investidores de longo prazo conquistam retornos ao longo do tempo com menos riscos. Já os especuladores, se arriscam pelos retornos rápidos.  

Market watch

Enfim, Bogle possuía algumas outras regrinhas, além de procurar por fundos com baixo custo. Uma das regras é que os retornos passados de um fundo não são garantia de retornos futuros.

Ele também pregava que os grandes fundos possuem mais dificuldade de trazer um bom retorno, pois eles perdem a mobilidade. Por fim, ele aconselhava os investidores a não possuírem uma diversidade muito grande de fundos.

10- Carl Icahn

O nosso 10º na lista de maiores investidores do mundo é Carl Icahn, considerado como um investidor corporativo. Em suma, Icahn aplica em companhias e influência nas suas decisões, com o objetivo de valorizar os ativos da empresa. 

Maiores investidores do mundo - Quem são e filosofias de investimentos

Cnbc

Já em relação à estratégia de investimentos, Carl Icahn é uma mistura entre Value Investing e Contrarian Investing. Dessa forma, ele realiza aplicações agressivas, comprando grandes quantidades de ações para conseguir influenciar na direção da empresa. 

11- William H. Gross

O investidor William H. Gross é considerado como o  maior administrador de fundos de títulos do mundo, sendo que ele foi o co-fundador do PIMCO – Pacific Investment Management Company.

Gross é voltado para investimentos que possuam potencial de retorno em um prazo de três a cinco anos, ignorando as oscilações do mercado a curto prazo. 

Investire

Além disso, William H. Gross é contra alavancagem e dívidas, por acreditar que elas podem trazer resultados ruins. Gross acredita ainda que na hora de investir, é importante deixar as emoções de lado, já que elas podem atrapalhar na tomada de decisão. 

E aí, curtiu conhecer um pouco sobre as estratégias de investimento desses 11 grandes investidores? Então descubra como é a Carteira de grandes investidores – Estratégias e filosofias de investimento.

Fontes: Adm fácil, The cap, A gente investe,The cap, Fundamenturs, Suno, The cap, Bugg, The cap e Big

Conte-nos a sua opinião...