Fundos macro, o que são? Como funcionam, tipos e rentabilidade

4 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 29 seg


Os fundos macro, são um tipo de fundo de investimento multimercado baseados em análises de indicadores macroeconômicos. O objetivo dos gestores deste tipo de fundo é encontrar as assimetrias nas variáveis econômicas, que permitem identificar boas oportunidades futuras.

Portanto, os gestores primeiro se preocupam em analisar o cenário econômico no geral, para depois procurarem por ativos que proporcionem uma boa relação de risco e retorno.

Por serem focados em encontrar oportunidades futuras com base no cenário macroeconômico, esses fundos, geralmente, são focados no longo prazo e podem ignorar as direções do mercado atual.

O que são fundos macro?

Os fundos macro são um tipo de fundo multimercado com estratégias de investimento baseadas em indicadores e cenários macroeconômicos. Esses fundos de investimentos são caracterizados por investir em vários tipos de ativos, como por exemplo, ações, renda fixa e câmbio. 

Fundos macro, o que são? Como funcionam, tipos e rentabilidade

Exame

A macroeconomia é um ramo da economia voltada para a análise de grandes agregados econômicos, como a inflação, o índice de desemprego e as taxas de juros.

Logo, os gestores dos fundos macros, realizam uma análise da conjuntura econômica geral de médio e longo prazo. Além disso, eles avaliam os impactos que as condições macroeconômicas podem ter nos preços dos ativos. 

Como funciona os fundos macro

O funcionamento dos fundos macro é um pouco diferente dos demais tipos de fundos de investimentos, pois neles os gestores estão mais focados no cenário macroeconômico do que nos ativos em si.

O objetivo é conseguir antecipar e aplicar em ativos subavaliados no momento, e que possam se valorizar segundo as projeções econômicas para o futuro.

Fundos macro, o que são? Como funcionam, tipos e rentabilidade

Ibccoaching

Dessa maneira, os gestores analisam profundamente o cenário macroeconômico nacional e internacional. Eles verificam também quais são as conexões existentes entre os mercados. O intuito é encontrar assimetrias nas variáveis econômicas, que possam indicar quais ativos irão evoluir no futuro.

Com base nesta análise, os gestores estudam quais ativos disponíveis no mercado possuem uma boa relação de risco e retorno. Geralmente, o investimento possui foco no médio e longo prazo, sendo que o gestor, por vezes, ignora as direções do mercado atual, focando na sua análise para o futuro.

Tipos

Todos os fundos macros são parecidos no sentido de que são fundos multimercado que se baseiam em indicadores macroeconômicos para realizar as aplicações. No entanto, em relação às estratégias adotadas, elas podem ser de dois tipos:

Fundos macro trading: Essa opção possui um prazo de investimentos mais curto. Sendo assim, a sua estratégia de investimento leva em consideração o cenário macroeconômico e os preços no curto prazo.

Fundos macro carregamento: Este tipo de fundo macro é voltado para o longo prazo. Isso significa que os investimentos são mais focados em grandes questões macroeconômicas e posições mais sólidas.

Longa

Além dessas duas diferenciações, temos ainda tipos de abordagens de análise e gestões diferentes. Os dois tipos principais são:

Gestão bottom-up: Neste tipo de fundo macro, o gestor busca identificar tendências de preços no curto prazo por meio da avaliação setorizada.

Gestão top-down: É voltado primeiramente para a análise do cenário econômico geral, e só depois é analisado os detalhes de cada setor. Os fundos com gestão top-down, normalmente, são focados em investimentos de longo prazo.

Rentabilidade dos fundos macro

O benchmark, isto é a meta de rentabilidade dos fundos macro, normalmente, é o CDI – Certificado de Depósito Interbancário. É claro que o objetivo é sempre superar o benchmark, entretanto, a alta rentabilidade está atrelada à volatilidade.

Ouro preto investimentos

Em resumo, quanto mais alto o retorno proporcionado pelo fundo, maior será o seu risco. Porém, alguns fundos adotam estratégias menos arriscadas e possuem uma volatilidade menor. É preciso lembrar que a rentabilidade está sempre ligada ao risco, isto é: quanto maior o risco, maior a possibilidade de altos retornos e vice-versa.

Vantagens e desvantagens

A primeira vantagem dos fundos macro é o fato de que eles podem captar boas oportunidades que, por vezes, escapam para os demais fundos de investimentos.

Isso é possível, pois o gestor de um fundo macro se aprofunda na análise macroeconômica do mercado buscando assimetrias que permitam identificar boas oportunidades futuras.

Outra vantagem é que, como os fundos macro são fundos multimercados, eles proporcionam uma boa diversificação da carteira de investimentos, já que aplicam nos mais diversos tipos de ativos disponíveis.

Fundos macro, o que são? Como funcionam, tipos e rentabilidade

Tv taiga

Os fundos macro são caracterizados por aplicarem com foco no longo prazo. Isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, de acordo com o investidor.

Isso porque investimentos com longo prazo passam por imprevistos que podem resultar em baixa performance do fundo e nem todos os investidores estão preparados para isso.

Agora que você sabe como os fundos macro funcionam, aproveite para conhecer os outros Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam.

Fontes: Suno, Monte verde investimentos e Mais retorno

Imagens: Tv taiga, Capital plan, Exame, Ouro preto investimentos, Longa e Ibccoaching