Hard landing, o que é? Conceito, como funciona, controle e consequências

23 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 39 seg


Hard landing é uma espécie de pouso forçado da economia. Dessa maneira, após um período de rápido crescimento econômico, por algum motivo, a economia é forçada a desacelerar. 

Como representa uma desaceleração brusca da economia, hard landing é diferente de soft landing. Isso porque, no soft landing, a desaceleração é lenta e gradual, causando impactos diferentes do hard landing.

Algumas medidas são tomadas pelo governo de um país com cenário de desaceleração brusca da economia. Algumas dessas atitudes se referem, por exemplo, à manipulação da taxa base da economia, de modo a estimular o consumo e, consequentemente, o crescimento econômico. 

O que é hard landing

Hard landing é a desaceleração brusca do crescimento econômico de um país. Em outras palavras, quando um país estava em um período de crescimento rápido, e intenso e ocorre uma desaceleração brusca na economia desse país, diz-se que houve um hard landing.  

O termo em inglês hard landing, é conhecido na aviação como um tipo de pouso forçado. É uma metáfora entre um avião que estava nas nuvens, mas que teve que realizar um pouso de emergência. Ou seja, uma economia que estava em alta, mas teve que realizar um pouso forçado. 

Hard landing x soft landing

Hard landing é diferente de soft landing em relação à rapidez com que se realiza a desaceleração. Como dito anteriormente, no hard landing a economia sofre um pouso forçado. 

Por outro lado, no soft landing a desaceleração é mais gradual. Podemos ver o soft landing como o pouso normal de um avião, quando ele vai desacelerando até de fato pousar e ficar sem movimento. 

Como o hard landing funciona

Por diversos motivos, inclusive incentivos econômicos governamentais, a economia de um país pode crescer exponencialmente, atingindo assim, níveis elevados. Entretanto, esse crescimento acelerado pode ser insustentável. 

A insustentabilidade do crescimento pode ser por diversos fatores, como, por exemplo, o endividamento da população, devido à facilidade de conseguir financiamento para a compra de bens.

Sendo assim, a facilidade de acesso a financiamentos pode ser causada pela política econômica de baixa de juros, com o intuito de estimular o crescimento econômico. 

Desse modo, com a insustentabilidade do crescimento constante, pode ser que surja um cenário de hard landing ou de soft landing. Outro detalhe importante é que esse cenário pode surgir naturalmente, ou pode ser uma medida adotada pelo governo. 

Controle do hard landing

Existem algumas medidas que podem controlar um cenário de hard landing, principalmente por meio de políticas monetárias e fiscais. Outra atitude a ser tomada é o controle da inflação

Portanto, ao notar que o país sofrerá uma desaceleração brusca da economia, o Banco Central desse país começa a tomar medidas com o intuito de controlar a inflação e escapar da recessão

O Banco Central recorre às políticas anticíclicas voltadas para as áreas monetárias e fiscais. As políticas monetárias estão atreladas a quantidade de moeda circulando. Ambas as políticas, podem ser de dois tipos:

1- Expansionista

Em um cenário expansionista, o Banco Central manipula a taxa básica de juros e a taxa de redesconto. Em outras palavras, o que o Banco Central faz é estimular o consumo e o incentivo ao crédito com a intenção de promover o crescimento econômico. 

Já nas políticas fiscais, o governo procura aumentar os investimentos públicos. Em síntese, na modalidade expansionista, o governo e o Banco Central tomam medidas para estimular o desenvolvimento econômico. 

2- Contracionista

Ao contrário do modelo expansionista, no contracionista, o Banco Central e o governo buscam medidas para desestimular o consumo. Desse modo, ocorre o aumento da taxa básica de juros e a diminuição da emissão do papel-moeda

Paralelo a isso, o governo, em suas políticas fiscais, busca diminuir os investimentos públicos. Apesar de existirem essas duas modalidades referentes à política monetária e fiscal, o mais utilizado é o modelo expansionista. 

Consequências do hard landing

Como consequência de um pouso forçado da economia, o governo pode adotar uma política expansionista. Ou seja, ele abaixa a taxa básica de juros para estimular os financiamentos e realiza mais investimentos públicos.

Porém, ao adotar uma política expansionista, o governo pode perder o controle orçamentário. Isso acontece se os gastos públicos forem maiores do que as receitas arrecadadas. A consequência disso tudo é o aumento da dívida pública e o aumento dos juros básicos. 

A inflação também deve ser levada em consideração em um cenário expansionista, haja vista que a demanda pode ser maior do que a oferta.

Dessa forma, ocorre o aumento de preços. Ao contrário, em uma economia desacelerada pode haver um aumento do desemprego. E o aumento do desemprego gera a baixa no consumo que, por sua vez, pode gerar mais desempregos. 

Em resumo, é responsabilidade do governo encontrar um ponto de equilíbrio entre o crescimento econômico, a inflação e a taxa de desemprego. 

Enfim, agora que você já conhece sobre o hard landing e suas consequências, aproveite para entender sobre o Retorno da inflação – Causas e como o aumento de preços funciona

Fontes: Mais retorno e Suno