Heurística da ancoragem e ajustamento: saiba o que é

8 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 45 seg


A heurística da ancoragem e ajustamento é um atalho mental. Ela consiste em usar como base uma ideia inicial sobre algo para tomada de decisões.

O intuito desse tipo de atalho mental é tornar as tomadas de decisões mais rápidas. Sendo assim, o cérebro está sempre coletando informações e a heurística da ancoragem usa esses dados para tomar decisões mais rápidas.

À primeira vista, essa heurística parece inofensiva. Afinal de contas, qual o problema em tomar decisões rápidas? O problema é que essas decisões podem estar erradas.

Portanto, a heurística da ancoragem e ajustamento pode ser muito prejudicial para a sua vida pessoal, profissional e financeira.

Por exemplo, se você faz um investimento guiado pela heurística da ancoragem e ajustamento, você pode investir no ativo errado e ter grandes prejuízos.

Como funciona a heurística da ancoragem e ajustamento

A heurística da ancoragem e ajustamento funciona como um atalho mental, para que as tomadas de decisões sejam mais rápidas.

Por exemplo, vamos imaginar que você quer comprar uma televisão nova. Então você vai até a loja para olhar as opções.

Chegando lá, você nota que uma TV de 32 polegadas custa R$ 1.000,00 e uma TV de 40 polegadas custa R$ 1.300,00 reais. Qual TV compensa mais?

Provavelmente, você vai escolher a TV de 40 polegadas, já que a diferença de preço entre a de 40 e a de 32 é “pequena”.

O que talvez você não perceba, é que essa é uma estratégia das empresas para que os clientes comprem o produto mais caro aumentando o preço do produto que em teoria é mais barato.

Ou seja, essa é uma estratégia de ancoragem que as lojas usam para incentivar o consumo.

Tomada de decisão

A tomada de decisão é um ato complexo que envolve fatores como: definição do problema, busca por informações, critérios de avaliação e etc.

Quando as informações não são suficientes ou são ambíguas, as pessoas tendem a procurar por pontos de referência. É aí que entra a heurística da ancoragem e ajustamento.

Vale destacar que a ancoragem foi uma heurística identificada pelos psicólogos Tversky e Kahneman. Ela consiste em tomar como base uma ideia inicial sobre algo para tomar decisões.

Desse modo, as primeiras informações que recebemos sobre algo são as que ficam ancoradas em nossa memória. 

O problema disso é que ao tomar como base informações prévias sobre algo, você pode ter dificuldade em atualizar uma ideia frente a novas informações.

Com isso, você pode acabar tomando decisões erradas.

Impacto da heurística da ancoragem e ajustamento nos investimentos

A heurística da ancoragem e ajustamento pode impactar nos investimentos. Isso porque ela afeta as tomadas de decisões.

Logo, se o investidor for guiado por esta heurística ao escolher seus ativos, ele pode acabar investindo errado. Dessa forma, ele pode ter altos prejuízos.

Por exemplo, você pode ter tido acesso a uma informação sobre a empresa X. Posteriormente, quando você vai investir, você toma essa informação como base e ignora os novos dados sobre a companhia.

A heurística da ancoragem e ajustamento pode ocorrer ainda quando o investidor se prende ao preço de algo. Por exemplo, você pode achar que o Ibovespa nunca esteve acima de 100 pontos, logo, ele está caro.

Por isso, antes de investir não deixe de se questionar se você está sendo guiado por alguma heurística ou algum tipo de viés cognitivo.

Além disso, prefira tomar decisões de investimento com base nos dados e indicadores financeiros da empresa e não com base em suas emoções.

LEIA MAIS

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Viés do ponto cego: o que é, como funciona e exemplos

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Heurística da representatividade: o que é e como te afeta?

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Fontes: Caffeibe army, T2 e Linkedin.