Margem EBIT, o que é? Como funciona, para que serve e limitações

31 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 14 seg


A margem EBIT indica a proporção do EBIT frente à receita líquida e serve para que os investidores possam analisar a capacidade operacional do negócio. Normalmente, quanto maior for a margem EBIT de uma empresa, maior é a sua eficiência operacional. 

Entretanto, essa margem possui algumas limitações, já que não considera os juros que as empresas pagam em suas dívidas. Dessa maneira, esse indicador não deve ser utilizado em empresas muito endividadas, pois o resultado pode não ser condizente com a realidade. 

Por isso, ao analisar profundamente uma empresa, o recomendado é sempre considerar vários indicadores fundamentalistas e não um indicador isolado.

O que é margem EBIT?

A margem EBIT é um indicador de desempenho operacional, usado para verificar o desempenho produtivo de uma empresa ao longo do tempo e para comparar a lucratividade operacional de companhias do mesmo segmento. Ou seja, a margem EBIT é um indicador da margem da empresa antes dos juros e impostos.

Margem EBIT

Administradores

Para encontrar a margem EBIT de uma empresa, basta dividir o EBIT pela receita líquida da empresa. Sendo que o EBIT é o Earnings Before Interest and Taxes ou em português, Lucros antes dos Juros e Impostos (LAJIR). Em síntese, o EBIT é um dos indicadores mais utilizados pelos investidores, já que ele é um bom indicador do potencial operacional do negócio.

Como funciona?

A margem EBIT funciona como um indicador usado pelos investidores para analisar a capacidade operacional de uma empresa. Desse modo, para determinar a margem EBIT de uma companhia, basta utilizar a receita líquida e o EBIT. Os dois dados estão presentes no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).

Margem EBIT

Financials

A fórmula para calcular essa métrica é: (EBIT / Receita líquida) x 100. A margem EBIT pode ser parecida com a Margem Bruta. No entanto, elas se diferem, pois a Margem Bruta considera a receita bruta nos cálculos, enquanto a margem EBIT considera a receita líquida. 

Margem EBIT versus EBITDA

A sigla EBITDA deriva de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, isto é, Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). Em contrapartida, EBIT são os Lucros Antes dos Juros e Impostos.

Buyco

Ou seja, o EBIT considera a depreciação e a amortização, já o EBITDA desconsidera esses custos. Dessa forma, os dois indicadores possuem objetivos diferentes. Apesar disso, os dois são importantes ao analisar a saúde financeira de uma empresa.

Para que serve e limitações

A margem EBIT possibilita a análise do resultado da companhia tendo como ponto de partida a sua receita líquida. Sendo assim, quanto maior for a margem EBIT, maior o grau de eficiência da empresa. Além disso, esse indicador serve para comparar a capacidade operacional de empresas do mesmo segmento.

Por fim, esse indicador serve ainda para que o investidor possa identificar se existe algum desafio setorial nas empresas comparadas ou se o problema é de apenas de uma das empresas. Lembrando que a comparação deve ser feita apenas entre empresas do mesmo setor.

Isso porque, os níveis desse indicador podem variar de acordo com a área de atuação da empresa, por exemplo, empresas de tecnologia normalmente apresentam margens mais altas do que as varejistas.

Margem EBIT

Clinica nas nuvens

Contudo, esse indicador não deve ser usado para títulos de distribuição de lucros ou para analisar se uma empresa terá resultado positivo ou não. Apesar deste indicador ser muito utilizado para analisar o desempenho da empresa, ele não deve ser usado sozinho.

O EBIT possui algumas limitações, como, por exemplo, ele não considera os custos da dívida da empresa. Isso significa que as empresas com altas dívidas não devem ser avaliadas por meio da margem EBIT, já que o endividamento não é levado em consideração.

Logo, se o investidor utilizar apenas a margem EBIT ele pode acabar com alguns pontos cegos em sua avaliação. Inclusive, algumas empresas aproveitam as limitações da margem EBIT para agir enganosamente e levar o investidor a crer que a empresa teve um desempenho melhor do que de fato teve.

A margem EBIT e os investimentos

A margem EBIT é usada sobretudo pelos investidores com foco no longo prazo e que utilizam a análise fundamentalista. Em resumo, a análise fundamentalista é uma maneira de avaliar profundamente a empresa e descobrir se ela possui saúde financeira, bom desempenho e perspectiva de crescimento futuro.

Nesse sentido, a margem EBIT é um dos indicadores fundamentalistas utilizados em conjunto com outros indicadores. Enfim, se você ainda não sabe como investir na bolsa de valores, aprenda agora mesmo com Raul Sena:

Agora que você sabe o que é e como funciona a margem EBIT, aproveite para descobrir o que é CAPM, o que é? Definição, como funciona, cálculo e riscos

Fontes: Mais retorno, Suno, Renovainvest e Eu quero investir

Imagens: Clinica nas nuvens, Administradores, Suno Research, Buyco e Modalmais