Mercado internacional: saiba como fazer uma análise completa


Se você é dono de uma empresa e quer expandir a sua atuação para fora, você precisa saber como avaliar o mercado internacional.

Vou te ensinar o passo a passo para que você faça a sua análise e escolha o país ideal para a sua empresa.

O que é mercado internacional?

O mercado internacional é o mercado que existe fora do país de origem de uma empresa. Por outro lado, o mercado dentro das fronteiras de origem da empresa, é o mercado interno.

É comum que uma empresa, ao atingir certo tamanho, deseje expandir suas atividades para o exterior. Por exemplo, uma empresa brasileira pode optar por expandir para o México, Espanha ou França.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A escolha do país vai depender de vários fatores como, por exemplo, qual o tamanho atual do seu mercado neste país. Em resumo, a análise do mercado é essencial, pois promove:

1- Visão panorâmica do setor. Você analisa aspectos como setor de atuação, concorrentes e afins.

2- Concorrência. Você entende como os concorrentes atuam, suas estratégias, características e etc.

3- Novas oportunidades. A análise do mercado permite que você encontre oportunidades para a sua empresa crescer.

4- Fornecedores. Existem muitas opções de fornecedores no mercado. Ao avaliar o mercado, você consegue escolher o melhor de acordo com os seus objetivos.

5- Clientes. Ao analisar o mercado, você também leva em conta os clientes.

Sendo assim, são analisadas as preferências e necessidades dos clientes. Com isso, você consegue promover um melhor relacionamento com os seus clientes.

6- Decisões. Por fim, avaliar o mercado também te ajuda a tomar melhores decisões. Afinal de contas, você analisa diversos aspectos do mercado antes de tomar uma decisão.

Importância

Quando uma empresa deseja expandir suas atividades para fora do país, ela deve avaliar vários fatores.

Dessa forma, saber avaliar o mercado e as suas oportunidades, envolve investir tempo e recursos para verificar se ele tem os aspectos necessários para tornar o seu negócio lucrativo.

Algumas perguntas que devem ser respondidas nesse processo são:

  • Qual é o tamanho atual do seu mercado nesse país?
  • Existe espaço para que o seu mercado cresça?
  • Quais são os maiores concorrentes nesse mercado no novo país?
  • Qual é a quota de mercado que você tem hoje em dia? Qual é o tamanho do seu mercado neste novo mercado?
  • Quem são os clientes atuais no mercado? Quais são os seus hábitos de compra no novo país?
  • Como seu produto se encaixará em seu mercado no novo país?

Análise

A pesquisa de mercado é importante para você conseguir responder essas perguntas e avaliar o mercado.

1- Tamanho do mercado. É essencial para saber se existe ou não espaço para o seu produto. Por exemplo, se já existem muitas outras empresas oferecendo o mesmo produto, talvez não haja espaço para você.

2- Crescimento. Além de ter espaço para o seu produto no mercado, é preciso que haja também espaço para crescimento.

Assim você poderá impulsionar as vendas no futuro. Tome cuidado, pois o fato de ter uma grande demanda agora, não garante que será assim no futuro.

3- Participação no mercado. É preciso que a sua empresa consiga manter a sua participação no mercado.

Se o mercado estiver muito cheio e sem espaço para competir, você pode perder espaço. Com isso, você pode perder vendas.

4- Concorrência. É sempre bom ficar de olho na concorrência.

5- Seu produto. Talvez não haja espaço para o seu produto neste mercado. Neste caso, você deve reavaliar suas decisões. Mas mesmo que haja espaço, fique sempre de olho no futuro.

6- Clientes. Por fim, tenha a certeza de atender às necessidades dos seus clientes. Isso é ainda mais preciso em um mercado com muitas opções.

Passo a passo para avaliar o mercado

Neste texto, eu vou te falar sobre o Processo Internacional de Avaliação de Receitas de Marketing. Esse processo tem 5 etapas.

A intenção é avaliar quais mercados internacionais oferecem as melhores oportunidades para uma empresa. Enfim, os passos são:

1º passo – Escolha do país

Você pode escolher qualquer país para avaliar. É claro que nem todos terão boas oportunidades. Mas a avaliação serve exatamente para você ver se o país escolhido é o ideal.

Se você não souber qual país escolher, você pode partir de algum ponto em comum. Esse ponto em comum por ser, por exemplo: cultura, ideologia, religião ou política.

Por exemplo, Brasil e Portugal falam a mesma língua. Desse modo, Portugal pode ser um país em potencial. Outro exemplo é Brasil e México. Neste caso, o ponto em comum é a proximidade.

Enfim, escolha vários países, analise os seus aspectos macroeconômicos e microeconômicos e selecione os países em potencial.

2º passo – Avaliação preliminar

Depois de escolher os países em potencial, está na hora de fazer uma análise mais séria. Para isso, você deve qualificar, pesar e classificar os países de acordo com fatores macroeconômicos.

Com isso, você terá uma base para calcular os custos necessários para entrar em certo mercado. Ao fim desta análise, você vai ver que restarão poucos países em potencial.

3º passo – Detecção de profundidade

Os países que entram nessa 3º etapa, são tidos como viáveis. Sendo assim, você deve obter informações detalhadas sobre o mercado-alvo.

Alguns fatores a serem analisados são: preços que podem ser cobrados neste local e adaptação do produto para este novo mercado.

4º passo – Seleção final

Na 4º etapa você deve escolher o país onde a sua empresa irá se expandir. Desse modo, nesta etapa, você deve refletir sobre os objetivos estratégicos e buscar correspondência nos países.

Além disso, se a empresa já atua no mercado internacional, é válido analisar se as experiências em outros países podem servir de aprendizado agora.

5º passo – Experiência direta

Por fim, os representantes da empresa devem viajar para o país escolhido. A intenção é que eles possam vivenciar a cultura e as práticas de negócios do país.

Com isso, fica mais fácil avaliar o mercado em primeira mão. Enfim, também é possível conferir quais são os pontos que diferem o mercado internacional do mercado interno.

Dicas ao avaliar o mercado

Algumas dicas para analisar o mercado são:

1- Dados. Tenha em mãos o máximo de dados possíveis sobre os países que você está pensando em atuar. Isso porque esses dados servirão de base para a sua escolha.

2- Burocracia. É essencial que você esteja por dentro das práticas burocráticas que envolvem o comércio exterior. Por exemplo, você deve saber quais são as taxas e documentos envolvidos no processo.

3- Pontos fortes e fracos. Se você está pensando em expandir a atuação da sua empresa para fora, você deve saber bem quais são os pontos fortes e fracos do negócio. Isso irá te ajudar a tomar decisões melhores e se planejar.

4- Planejamento de negócios. Por fim, com os dados colhidos nas dicas anteriores, faça um bom planejamento de negócios. Além disso, é essencial que ele seja sustentável a longo prazo.

Enfim, agora que você aprendeu como avaliar o mercado, leia outros textos que podem ajudar a sua empresa; o que é IOF;  o que é stress test; holding; o que é capex; e o que é opex.

Além disso, você pode gostar de ler também: o que é ROA; o que é PSR; EBIT; o que é plano de contas; custo meta; e, por fim, Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo.


Conte-nos a sua opinião...