Reserva financeira: o que é e passos para você fazer a sua

13 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 30 seg


A reserva financeira é uma reserva que pode ser usada quando surgirem grandes imprevistos ou para a realização de objetivos financeiros específicos. 

Sendo assim, a reserva financeira pode ser criada para lidar com grandes problemas financeiros que a reserva de emergência não consegue lidar.

Outra alternativa, é criar reservas específicas para a realização de objetivos financeiros, tais como a troca de um automóvel, uma viagem ou ainda a compra de um imóvel.

O que é uma reserva financeira?

Uma reserva financeira é um dinheiro reservado para quando surgirem imprevistos. Por mais que a gente deseje que tudo sempre dê certo, o fato é que a vida é cheia de imprevistos e gastos não planejados. Pensando nisso, o ideal é ter uma reserva financeira para que você consiga lidar com imprevistos sem comprometer a saúde financeira da sua família.

Nesse sentido, construir uma reserva financeira é uma maneira de levar a vida com mais tranquilidade, já que você sabe que se algo acontecer, você terá suporte financeiro para resolver os problemas. Além disso, ter uma reserva financeira é uma maneira de você conseguir realizar seus objetivos financeiros.

reserva financeira

Vitta residencial

Apesar das vantagens de ter um dinheiro reservado, a maioria das pessoas não possui essa reserva. Na verdade, como os brasileiros possuem pouca educação financeira, a maioria das pessoas está endividada e sempre gasta a sua renda mensal toda.

Como fazer uma reserva financeira?

Para fazer uma reserva financeira não basta juntar apenas o dinheiro que sobrar no final do mês, é preciso disciplina e organização para economizar e poupar. Neste texto estamos falando principalmente sobre as finanças pessoais.

No entanto, se você for dono de uma empresa saiba que essas dicas também se aplicam ao seu negócio, já que as empresas também precisam de uma reserva financeira. Enfim, algumas dicas são:

1- Organização financeira

O primeiro passo para construir uma reserva financeira é organizar suas finanças. Para isso, coloque no papel ou em um aplicativo todos os seus gastos e divida-os por categorias como, por exemplo, despesas fixas, variáveis e gastos supérfluos. Com todos esses gastos anotados, você poderá verificar quais são os seus maiores gastos e quais são os seus hábitos de consumo.

reserva financeira

Pulso seguros

2- Cortes

Depois de descobrir quais são seus gastos e hábitos de consumo, está na hora de estabelecer cortes de gastos para que você consiga juntar dinheiro para a sua reserva. Além disso, você pode também determinar metas de gastos. Ou seja, você determina o quanto será gasto em cada item, por exemplo, o valor que você pode gastar nas compras de supermercado.

Também vale a pena adotar alguns hábitos para economizar dinheiro em casa, como reduzir o tempo no banho, por exemplo. Sendo que os gastos supérfluos, como comprar roupas e calçados sem estar realmente precisando, geralmente podem ser todos cortados.

Um detalhe importante é que apesar do corte de gastos ser muito importante, é preciso ter cuidado para não retirar todos os gastos que te dão prazer. Isso porque, se você fizer cortes severos demais de uma vez, pode ser difícil de manter esses cortes no longo prazo. Desse modo, se você nunca teve o hábito de poupar, comece aos poucos e vá criando este hábito.

3- Planejamento financeiro

Após organizar suas finanças e decidir quais cortes serão feitos, está na hora de se planejar. Nessa etapa você precisa definir o quanto exatamente será destinado todos os meses para a sua reserva financeira, qual o objetivo da reserva e onde essa reserva será colocada.

reserva financeira

Az noticias

Vale a pena definir também o valor que você pretende juntar e em quanto tempo sua reserva será feita. Um detalhe importante ao definir os objetivos com a sua reserva financeira é estabelecer metas mensuráveis que ao serem alcançadas irão te colocar mais próximo da realização dos seus objetivos.

4- Diferentes objetivos para a reserva financeira

Os motivos para criar uma reserva financeira podem variar de acordo com a pessoa. Sendo que algumas pessoas podem ter vários objetivos financeiros. Dessa maneira, a dica é manter uma reserva financeira para cada objetivo. Por exemplo, você pode ter uma reserva para comprar um imóvel, para viagens, trocas de carros e realização de eventos.

5- Contas separadas

Depois de definir o valor da sua reserva financeira e qual o seu objetivo com ela, não deixe de determinar uma conta separada para manter esse dinheiro. Por exemplo, se você está construindo uma reserva com o objetivo de se aposentar em 40 anos, então vale a pena abrir uma conta em uma corretora e investir seu dinheiro com esse foco.

Por outro lado, se você deseja ter uma grande reserva à disposição para ser usada quando necessário, você pode abrir uma conta em um banco exclusivamente para ela. Independente do seu objetivo com essa reserva, é essencial que ela fique em uma conta separada das suas demais aplicações financeiras ou contas no banco, assim você consegue manter melhor o controle.

reserva financeira

Mundo coop

6- Não gaste todo o seu salário

Muitas pessoas gastam toda a renda mensal. Essa não é uma atitude recomendada, já que se acontecer algum imprevisto, você pode acabar o mês no vermelho. A dica é definir o quanto será destinado para cada tipo de gasto e não usar todo o seu dinheiro nesse processo.

Uma dica é separar primeiro o valor destinado à sua reserva financeira e só depois separar o dinheiro restante nos demais gastos de uma maneira que você não chegue ao final do mês sem dinheiro nenhum. Para que você consiga fazer isso, é essencial que você viva no padrão de vida que a sua renda permite ou ainda um padrão de vida abaixo, assim você consegue poupar ainda mais.

7- Dívidas

Antes mesmo de começar a fazer uma reserva, se organize para quitar todas as suas dívidas. As dívidas normalmente possuem juros altos, o que significa que você basicamente está jogando dinheiro fora ao permanecer com elas. Uma dica extra é evitar fazer compras parceladas no cartão de crédito, assim você elimina o risco de cair no rotativo do cartão e ter que pagar juros altíssimos.

Abefin

8- Renda extra para construir uma reserva financeira

Ter uma renda extra é uma maneira não apenas de conseguir poupar mais dinheiro para a sua reserva financeira, mas também serve como uma segurança extra. Isso porque, caso você perca a sua fonte de renda principal, você ainda terá sua fonte de renda extra, até conseguir outro emprego.

Existem muitas formas diferentes de obter renda extra, como trabalhando com salgados, doces, artesanato, roupas, cosméticos ou aulas particulares. Escolha uma atividade que você saiba fazer bem e descubra uma maneira de ganhar um dinheirinho extra com ela.

9- Reserva de emergência

A reserva de emergência é um valor que deve ser usado apenas quando surgirem imprevistos. Essa reserva é bem parecida com a reserva financeira. Entretanto, a diferença entre elas é que a reserva de emergência deve ficar um local que possa ser acessado facilmente como, por exemplo, a poupança. O objetivo dessa reserva é solucionar imprevistos do dia a dia, como um cano estourado em casa.

reserva financeira

Economirna

Por isso, ela deve estar em um local de fácil acesso e não em uma aplicação financeira. Já a reserva financeira pode ser uma reserva maior do que a reserva de emergência que será usada caso a reserva de emergência não seja suficiente.

Além disso, ela pode ser também uma reserva focada na realização de objetivos específicos como uma viagem ou aquisição de um imóvel. Dessa forma, para pequenos problemas do dia a dia, você pode usar a reserva de emergência e deixar a reserva financeira para problemas maiores ou para alcançar objetivos financeiros.

Se você não tem nenhuma das duas reservas, faça primeiro a reserva de emergência. Sendo que essa reserva geralmente é equivalente a seis meses dos seus gastos mensais. Em ambos os casos, você pode ir juntando dinheiro aos poucos mensalmente.

10- Invista

Investir é uma maneira de fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Essa é uma atitude essencial para quem deseja construir um patrimônio e ter um futuro mais tranquilo financeiramente.

Embracon

Contudo, antes de começar a investir, tenha uma reserva de emergência. Isso evita que você tenha que resgatar antecipadamente os seus investimentos quando surgirem imprevistos. Para aprender a investir leia: Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Fontes: Humber seguros, Multimarcas consórcios, Sebrae alagoas e Finanças pessoais

Imagens: Economirna, Vitta residencial, Pulso seguros, Az noticias, Mundo coop, Abefin, Embracon e Coopnore