RLP: o que é e como funciona o Retail Liquidity Provider

31 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 47 seg


O RLP é um sistema onde as corretoras e bancos se tornam contraparte nas operações de compra e venda na bolsa de valores. A intenção da atuação dessas instituições como intermediários nas operações é promover liquidez no mercado.

Esse sistema chegou ao Brasil no início de agosto de 2019, para um período de teste por 12 meses, apenas em negociações de minicontratos. Apesar de ser novo no Brasil, este sistema já é utilizado em grandes bolsas internacionais, como, por exemplo, a NYSE.

A grande vantagem da implementação do RLP é o aumento da liquidez no mercado, já que os bancos e corretoras atuam como provedores de liquidez. Contudo, essa vantagem tem também a desvantagem do conflito de interesses, pois os intermediários atuam do lado da compra e da venda dos ativos. 

O que é RLP?

O RLP – Retail Liquidity Provider ou em português provedor de liquidez para o varejo, é um sistema que, como o próprio nome indica, contribui com a liquidez do mercado. Sendo assim, a intenção é ajudar os investidores a venderem grandes quantidades no mercado de minicontratos por um preço único.

Sem esse sistema os investidores podem ser prejudicados com a baixa liquidez e precisarem vender em lotes menores com diferentes preços cada. Porém, com o sistema eles conseguem vender o lote todo por um único preço o que facilita até mesmo na declaração de Imposto de Renda (IR).

RLP: o que é e como funciona o Retail Liquidity Provider

Valor investe

Na prática, o RLP garante que o preço de execução de uma ordem a mercado será igual ou superior ao book de ofertas. É por isso que esse modelo de oferta funciona somente para ordens agressoras. Ou seja, para as ordens em que são negociados os melhores preços de compra e de venda do book.

As ordens a mercado no RLP podem ser executadas no melhor preço e o mais rápido possível, o que elimina a necessidade do fracionamento. Nesse sentido, as corretoras atuam como mais um agente ofertante do mercado. No entanto, elas atuam do lado da venda e da compra, ao mesmo tempo, e sempre no topo do book.

Isso porque os sistemas irão garantir sempre a melhor oferta vendedora e compradora quando for feita a ordem a mercado dos clientes. Isso significa que as pessoas que aderirem ao RLP podem, às vezes, negociar com a própria corretora.

Como o RLP funciona?

O RLP funciona como um sistema que facilita as operações dos investidores, já que ele promove liquidez no mercado. Nesse sistema, o banco de investimento, corretora de valores ou banco múltiplo, atuam como contrapartida nas operações, o que dá liquidez para o mercado.

Em outras palavras, no RLP a instituição disponibiliza uma oferta e informa seu desejo de compra ou venda de uma certa quantidade. Sendo que, o preço deve ser o melhor disponível no mercado no momento. Dessa maneira, o investidor pessoa física acessa os ativos com um preço igual, ou melhor ao preço listado no livro de ofertas.

RLP: o que é e como funciona o Retail Liquidity Provider

Exame

Um detalhe importante é que o limite para o uso do RLP é de 15% do volume total negociado pelas pessoas físicas no mercado. Esse limite visa garantir que as negociações sejam vantajosas para o cliente e não uma regra obrigatória para ele. Enfim, algumas normas de funcionamento do RLP são:

  • O uso é destinado somente para pessoas físicas, isto é, para os clientes de varejo;
  • A adesão não é obrigatória;
  • Inicialmente o RLP está disponível somente para minicontratos;
  • É usado somente em ordens feitas a mercado;
  • Se o negócio não ocorrer, a oferta RLP será cancelada no final do dia;
  • A oferta RLP não aparece no book de ofertas e transparece ao público apenas depois do fechamento do negócio;
  • Preço igual ou acima do mercado;
  • Limite de 15% do volume total negociado pelas pessoas físicas no mercado.

Vantagens

A grande vantagem do RLP é que ele contribui com a liquidez do mercado, já que os bancos e corretoras atuam como intermediários nas operações. Com o aumento da liquidez, surge a vantagem do fortalecimento do mercado. Outra vantagem é o fim da necessidade de fazer preço médio na venda de ativos.

Isso porque, com os intermediários, existe a garantia de que o cliente irá conseguir um preço similar, ou melhor pela execução da oferta, logo, ele vende todos os ativos de uma vez.

Existe ainda a vantagem da transparência do sistema RLP, já que as corretoras devem divulgar mensalmente as movimentações realizadas por ela. Sendo que, ocorre a fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Valeando

Para finalizar, temos ainda a vantagem de que o sistema provedor de liquidez para o varejo contribui com a otimização do mercado. Dessa forma, muitas corretoras passaram a zerar as taxas de corretagem para as operações neste sistema. 

Desvantagens

Apesar das muitas vantagens, o RLP possui algumas desvantagens. Primeiramente, temos o conflito de interesses das corretoras. Com o RLP as corretoras e demais intermediários, possuem um duplo papel já que eles compram e vendem ativos.

Ou seja, de um lado a corretora desenvolve algoritmos de negociação usados pelos clientes e ao mesmo tempo ela vai contra as ordens geradas pelo próprio algoritmo. Outra desvantagem seria o aumento do risco para os formadores de mercado.

Acontece que os investidores de varejo são menos bem informados do que a média do mercado. Logo, é menos arriscado negociar de forma contrária ao fluxo de ordens de pessoas físicas. No entanto, com o RLP as corretoras possuem prioridade para negociar com o fluxo de ordens de pessoas físicas.

Desse modo, o fluxo de ordens que entraria no livro passaria a ser na média mais bem informada, o que é mais arriscado do que os desinformados. Essa situação pode levar a outra desvantagem que é a redução do volume de negociação dos market makers e o possível aumento do spread nas operações.

It fórum

Como aderir ao RLP?

Os investidores não são obrigados a aderirem ao RLP. Porém, se ele decidir aderir, é preciso verificar qual a forma de adesão da sua corretora, já que cada instituição tem uma forma diferente de permitir o acesso ao sistema. Entretanto, de maneira geral, basta o cliente entrar na sua área logada e informar para a corretora que ele deseja utilizar o sistema.

E aí, curtiu conhecer sobre o RLP? Então aproveite para  aprender o que é Yield on cost: o que é, como funciona e diferenças entre DY

Fontes: Infomoney, ModalmaisSuno

Imagens: Guia do investidor, Valor investe, Exame, Valeando e  It fórum