Tape Reading, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

5 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 30 seg


O Tape Reading é uma técnica onde os traders acompanham as negociações de grandes investidores do mercado. A intenção é identificar tendências e seguir o movimento em busca de lucros. 

Essa técnica tem como base o acompanhamento de grandes investidores, pois eles movimentam grandes quantias no mercado. Sendo assim, essa técnica é usada por pessoas que desejam especular

Em contrapartida, se você deseja construir um patrimônio sólido, com lucros no longo prazo, essa não é a técnica mais recomendada. Neste caso, o ideal é fazer uma análise fundamentalista e diversificar a carteira de investimentos. 

O que é Tape Reading?

O Tape Reading, que evoluiu para a atual Análise de Fluxo de Ordens, é uma técnica em que os operadores analisam o fluxo de negociações realizadas na bolsa de valores. Em outras palavras, o Tape Reading consiste no acompanhamento dos negócios fechados na bolsa para montar uma posição.

Budo trader

Dessa maneira, o objetivo em acompanhar as negociações é identificar tendências de preços e seguir o movimento. Sendo que os adeptos dessa técnica, geralmente, acompanham as operações de grandes investidores, já que eles movimentam grandes volumes no mercado financeiro

Como o Tape Reading funciona?

O Tape Reading é uma das técnicas mais antigas usadas ao se investir. Ela surgiu antes mesmo da internet, quando as ações ainda eram negociadas pelo telefone. Para você ter uma ideia, o nome Tape Reading (leitura de fita) deriva de uma máquina que lia as fitas que possuíam os registros das negociações da bolsa de valores.

Dessa forma, naquela época, os investidores utilizavam a leitura como uma maneira de analisar o fluxo de ordens do mercado. Como atualmente essas fitas não existem mais, os traders acompanham os fluxos em tempo real através da internet.

O uso da técnica em si também mudou com o tempo e, hoje em dia, os traders usam o Tape Reading para captar dados, identificar tendências e oportunidades e não exatamente para realizar os mesmos aportes dos grandes investidores. Portanto, atualmente a análise pode ser dividida em:

Tape Reading, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

Suno

1- Histórico das operações: O histórico possibilita a análise em detalhes das negociações que foram fechadas. Desse modo, é possível analisar a hora, o preço, a quantidade e até mesmo as instituições financeiras que serviram de intermediárias. 

2- Book de ofertas: No book de ofertas está presente todos os ativos à venda e intenções de compra. Logo, ao analisar o book, o trader consegue averiguar os preços, a instituição financeira de onde partiu a ordem e a quantidade. 

3- Volume de profile: Por fim, através do volume profile, o trader pode analisar o volume de negócios efetuados de maneira acumulada e verificar as regiões de concentração de vendedores e compradores.

Tape Reading versus análise técnica

Tanto o Tape Reading quanto a análise técnica, possuem como objetivo central a identificação de tendências no mercado. A intenção de ambas é a realização de aplicações que resultem em altos retornos financeiros.

Outra semelhança entre elas é a relação entre risco e retorno. Ou seja, como o objetivo é obter grandes lucros, então existem grandes riscos de prejuízos. 

Modalmais

O Tape Reading se baseia sobretudo na análise do histórico das operações, book de ofertas e volume de profile. Essa análise precisa de tempo e o trader deve ter uma certa experiência no mercado para conseguir identificar as oportunidades. A análise de gráficos também exige experiência por parte do trader, sendo que ela se baseia em gráficos das movimentações do mercado. 

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do Tape Reading é o fornecimento de diversas informações sobre o funcionamento do mercado, o que possibilita que os traders encontrem oportunidades de investimentos. Nesse sentido, a Análise de Fluxo de Ordens pode contribuir para aumentar os ganhos do trader. 

Tape Reading, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

Plataforma fast trade

Outra vantagem é a possibilidade de encontrar tendências no mercado de renda variável. Sendo assim, o Tape Reading pode ser usado como base na tomada de decisões sobre aplicações. Entretanto, se o seu objetivo é construir um patrimônio a longo prazo, essa técnica não é a mais recomendada. 

Se você pretende construir um patrimônio ao invés de especular na renda variável, o mais indicado é recorrer à análise fundamentalista. Através dela, você pode identificar verdadeiras oportunidades de negócio e aplicar em empresas com potencial de crescimento. 

Lembrando que, ao investir, o mais recomendado é o foco no longo prazo. Desse modo, o Tape Reading não é muito útil, já que, no longo prazo, as oscilações constantes da bolsa não são tão importantes. Além disso, diversifique sua carteira entre ativos e setores diferentes.

Veja o vídeo de Raul Sena e descubra como fazer isso:

Enfim, agora que você sabe como o Tape Reading funciona, aproveite para entender o conceito de Hurdle rate, o que é? Importância, como definir e cálculos

Fontes: Cm capital,  Saclper trader e Toro investimentos

Imagens: Plataforma fast trade, Boom invest, Suno, Modalmais e Budo trader