Viés da retrospectiva: o que é, como funciona e seus efeitos

6 de dezembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 45 seg


O viés da retrospectiva é um tipo de viés cognitivo. Em resumo, este viés induz a pessoa a acreditar e afirmar que previu o resultado de algum evento.

Sendo que ela afirma isso apenas após o evento ter ocorrido. A questão é que a pessoa não está mentindo, ela realmente acredita ter previsto o desenrolar dos acontecimento.

Desse modo, este viés faz com que a pessoa altere a própria interpretação do passado. Isso causa excesso de confiança, fazendo a pessoa acreditar que tem uma habilidade especial de prever eventos.

Além disso, o viés da retrospectiva pode afetar o comportamento da pessoa.

Um exemplo desse viés é o analista que, durante uma crise na bolsa de valores, afirma ter previsto a crise. No entanto, em momento nenhum antes da crise ele anunciou quando ela iria ocorrer.

Ele também não fez alterações na sua carteira para lidar com a crise. Ou seja, na verdade ele não previu nada, mas acredita que sim.

Como o viés da retrospectiva funciona?

O viés da retrospectiva funciona como um viés cognitivo que induz a erros de julgamento.

Sendo assim, guiado por este viés, você pode acreditar que previu situações repentinas antes delas ocorrerem. Sendo que na verdade, você não previu.

Isso ocorre pois este viés altera a sua lembrança e faz com que você crie uma falsa lembrança.

Por exemplo, vamos supor que você decide ir para a praia pegar um bronzeado. Chegando lá começa a chover.

Logo, você pensa “eu sabia que ia chover”. Na verdade, você não sabia, caso contrário, não teria se dado ao trabalho de ir até a praia!

Apesar de causar erros de julgamento, existe uma razão pela qual este viés existe. Assim como vários outros tipos de vieses, o viés da retrospectiva deriva de uma necessidade evolutiva.

Basicamente, este viés nasceu da necessidade de economizar tempo e simplificar o processo de avaliação de fenômenos complexos.

Isso porque, o ser humano é incapaz de processar cada elemento ou variação que tem contato. Nesse sentido, a mente precisa reagir de forma rápida e certeira.

No entanto, a mente é imperfeita e não consegue colher todas as informações que existem, logo, ocorrem erros de julgamento.

Impactos do viés da retrospectiva na economia

O viés da retrospectiva aparece, sobretudo, em eventos negativos ou com consequências negativas como, por exemplo, uma demissão ou uma crise financeira.

Nesses contextos, sempre aparecem pessoas dizendo que previram que aquilo ocorreria. Por exemplo, muitos economistas afirmaram que tinha previsto a crise de 2008, quando na verdade não previram.

Inclusive, este viés é muito conveniente para economistas e analistas financeiros que erram previsões.

Isso porque o viés serve como um instrumento para ajustar as previsões erradas aos fatos que realmente ocorreram.

Mas não são apenas os analistas que são afetados pelo viés da retrospectiva. Os investidores também podem ser afetados.

Por exemplo, após uma ação pouco conhecida se valorizar, muitos investidores podem afirmar que sabiam que aquela ação iria subir. No entanto, essas mesmas pessoas não investiram na tal ação.

Este tipo de situação pode não parecer tão ruim. No entanto, você pode usar esse viés para justificar erros ao investir, ao invés de encarar os erros de frente.

Desse modo, você pode achar que sempre acerta na bolsa de valores e começar a ficar muito confiante.

Com isso, você pode acabar investindo em ativos errados e tendo grandes prejuízos financeiros. Portanto, ao investir tome cuidado para não ser guiado pelo viés da retrospectiva.

LEIA MAIS

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Efeito IKEA: o que é e como afeta as suas finanças?

Ilusão de agrupamento: o que é, como funciona e efeitos

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Viés da autoconveniência: o que é, como funciona e seus efeitos

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

Fontes: Mais retorno e The cap.