Ilusão de agrupamento: o que é, como funciona e efeitos

25 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


A ilusão de agrupamento é um tipo de viés cognitivo. Com ele, a pessoa tende a encontrar padrões ou agrupamentos onde não existem.

Ou seja, guiado por este viés você tende a encontrar padrões onde, na verdade, não há nenhum padrão. Sendo assim, este viés é uma distorção da realidade.

No entanto, nem sempre este viés é negativo. De fato, ele pode ajudar em alguns aspectos no dia a dia. No entanto, ele também pode ser prejudicial.

Por exemplo, se você usa análise técnica ao investir, esse viés pode fazer com que você encontre padrões onde não têm a fique no prejuízo.

Como a ilusão de agrupamento funciona?

A ilusão de agrupamento funciona como um viés cognitivo, impactando a forma da pessoa enxergar o mundo.

Desse modo, a ilusão do agrupamento atua por meio da percepção que a pessoa tem sobre certos dados, pessoas, situações e etc.

Com base na percepção da pessoa sobre essas coisas, o viés faz com que ela veja padrões onde não existem. Ou seja, com este viés, o cérebro vê padrões onde na verdade existem fatos aleatórios.

Portanto, a pessoa acredita que existe um elemento unificador entre certos eventos que são, na verdade, aleatórios e independentes.

Sendo assim, a pessoa vê os eventos aleatórios como não-aleatórios, agrupados sob uma mesma explicação. 

Qual a sua origem?

A ilusão de agrupamento é um viés cognitivo. Sendo assim, ele é uma falha lógica que tem como origem os processos de automatização do cérebro.

Sendo que o cérebro atomiza a maior parte das atividades para poupar energia. Esse é um processo benéfico, pois o cérebro pode usar essa energia em outros processos.

Essa automatização ocorre tanto com atividades realizadas pelo corpo, quanto para as respostas mentais e emocionais.

No caso da ilusão de agrupamento, a tendência do cérebro de encontrar padrões é benéfica em várias situações.

Por exemplo, na vida primitiva, a comida que tem o mesmo cheiro que outro alimento podre, certamente também está podre, logo, não deve ser comida.

Nesse sentido, os padrões podem ser positivos e ajudar no dia a dia. No entanto, eles também pode ser negativos, atrapalhando a nossa vida.

Vamos supor que você está na calçada esperando para atravessar uma rua. De repente um carro passa em alta velocidade ao mesmo tempo em que uma fruta cai de uma árvore na calçada.

Guiado pela ilusão do agrupamento, você pode passar a olhar para a árvore antes de atravessar a rua: se nenhuma fruta cair, você atravessa.

Percebe que os dois eventos, a fruta cair e o carro em alta velocidade, não têm relação? Mas você pode acabar fazendo uma ligação entre os dois eventos.

Ilusão de agrupamento e os investimentos

O mercado de ações passa por constantes altos e baixos. Existem várias formas de analisar uma ação para investir, uma delas é análise técnica.

Em resumo, na análise técnica o investidor estuda gráficos de ações, tentando prever o futuro de certo ativo.

Nesse sentido, quem usa a análise gráfica na hora de investir, tem maiores chances de cair na ilusão do agrupamento.

Isso porque essas pessoas buscam por padrões para fundamentar as suas escolhas de aplicações. Os padrões presentes nos gráficos são chamados de figuras gráficas da análise técnica.

Desse modo, na busca por padrões, eles podem acabar vendo padrões onde não existem. Com isso, a pessoa pode fazer projeções erradas e acabar tendo prejuízos.

Inclusive, usar a análise de gráficos como base para investir é muito arriscado. Isso porque, além da possibilidade de cair na ilusão do agrupamento, existe o fato de que ninguém é capaz de prever o futuro!

Além disso, quem usa a análise técnica costuma investir com foco no curto prazo, o que aumenta mais ainda as chances de prejuízo.

Por isso, se você deseja investir na construção de um patrimônio, prefira investir com foco no longo prazo e escolha ativos com bons fundamentos.

LEIA MAIS

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Viés da autoconveniência: o que é, como funciona e seus efeitos

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Efeito IKEA: o que é e como afeta as suas finanças?

Fontes: Mais retorno, The cap e Psicoativo.