15 ações que pagam dividendos acima da Selic, agora em 7,75% ao ano

Existem algumas ações que pagam dividendos acima da Selic, por isso, mesmo com a alta da Selic, elas ainda podem ser vantajosas.

3 de novembro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


Se você estiver acompanhando a subida da taxa Selic, deve ter percebido que ela aumentou de novo. Sendo assim, atualmente ela está em 7,75%. Nesse cenário surge a dúvida: existem ações que pagam dividendos acima da Selic?

Essa é uma pergunta muito válida, afinal, se você se arrisca com as ações, é lógico que você vai querer retornos mais altos do que os títulos de renda fixa, que são mais seguros e sempre sobem a remuneração quando a Selic sobe.

Portanto, nesse texto nós iremos te falar sobre algumas ações que pagam dividendos acima da Selic. Porém, esse texto não é uma recomendação de investimentos.

Os impactos da Selic

A taxa Selic é bastante comentada no mercado. Mas caso você ainda não saiba o que ela é e os impactos que ela causa, não se preocupe. O conceito é bem simples: a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Isso significa que ela impacta as demais taxas de juros. Ela é definida a cada 45 dias pelo COPOM, que pode manter, reduzir ou subir a taxa, de acordo com os objetivos.

Quando a Selic sobe, a intenção geralmente é controlar a inflação. Isso porque, ao tornar o acesso ao crédito mais caro, o consumo é desestimulado.

Com a baixa da demanda no mercado, a tendência é que os preços baixem ou parem de subir. Já quando a Selic baixa, a intenção é estimular a economia. Dessa forma, o acesso ao crédito fica mais fácil e o consumo aumenta.

ações que pagam dividendos acima da Selic

A Selic e as ações

Além de ser muito importante no controle da inflação, a Selic também é usada em investimentos de renda fixa. Por exemplo, o Tesouro Selic remunera o equivalente à taxa Selic.

Além disso, muitos investimentos usam o CDI como indexador. Sendo que o CDI fica sempre bem próximo à taxa Selic. Dessa maneira, com a alta da Selic, o retorno dos investimentos indexados à Selic e ao CDI subiram.

É por isso que o mercado está em alvoroço. Afinal de contas, as pessoas que investem em ativos mais arriscados, desejam um retorno mais alto.

Por exemplo, se você investe em ações, você corre diversos riscos. Existe, por exemplo, o risco de liquidez e a volatilidade dos papéis.

Por outro lado, se você investir em títulos de renda fixa, você não corre tanto risco. Vários dos títulos de renda fixa possuem garantias. Por exemplo, os CDBs são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Ações que pagam dividendos acima da Selic

Portanto, se você manter até o vencimento, é muito provável que você irá receber de volta o seu dinheiro, mais os juros. Já com as ações isso não acontece. Não existem garantias nem previsibilidade.

Ou seja, é normal você não querer se arriscar nas ações se o retorno for menor que nos títulos mais seguros. No entanto, existem sim algumas ações que pagam dividendos acima da Selic.

Ações que pagam dividendos acima da Selic

Apesar do aumento da Selic estar assustando muitos investidores, ainda existem ações que pagam dividendos acima da Selic. Sendo que essa lista é baseada nos dividendos esperados para essas empresas em 2022.

1- CSN Mineração (CMIN3)

O Dividend Yield (DY) previsto para a CSN Mineração em 2022 é de 15,5%. Essa empresa apresentou bons números esse ano.

Apesar das commodities já terem saído da zona de preço mais alto da história, ainda está com um bom preço. Sendo assim, se a CSN se encaixar na sua estratégia de investimentos, ela pode ser uma boa opção.

Ações que pagam dividendos acima da Selic

2- Ações que pagam dividendos acima da Selic: Banco do Brasil (BBAS3)

Os bancos não estavam podendo distribuir dividendos. Isso porque, eles estavam segurando a chamada provisão para devedores duvidosos. Isso fez com que os bancos acumulassem bastante dinheiro.

Dessa maneira, o DY esperado para o Banco do Brasil em 2022 é de 14,8%. Vale destacar que os preços das ações do Banco do Brasil estão bem baratas neste momento.

3- Engie Brasil (EGIE3)

A Engie está com uma previsão de dividendos para 2022 de 11,2%. Em resumo, a Engie é a maior operadora privada de energia elétrica do Brasil.

4- Bradesco (BBDC4)

O Bradesco está entre os maiores bancos do Brasil. Assim como no caso do Banco do Brasil, ele também acumulou bastante dinheiro enquanto não podia distribuir aos acionistas. Logo, a previsão para 2022 é de um DY de 10,6%.

Ações que pagam dividendos acima da Selic

5- Taesa (TAEE11)

A Taesa é uma das maiores empresas de transmissão de energia elétrica do Brasil. O Dividend Yield esperado para 2022 é de 9,8%.

6- Ações que pagam dividendos acima da Selic: Porto Seguro (PSSA3)

A Porto Seguro é uma empresa com mais de 70 anos de mercado e uma das maiores seguradoras privadas do Brasil. Ela é uma das empresas favoritas dos investidores de longo prazo e a previsão é de um DY de 9,6% em 2022.

7- Copel (CPLE6)

A sétima empresa na nossa lista de ações que pagam dividendos acima da Selic, é a Copel – Companhia Paranaense de Energia. Os dividendos esperados para 2022 da Copel também são bem altos: 9,6%.

8- Itaú Unibanco (ITUB4)

O Itaú Unibanco está na mesma situação do Banco do Brasil e do Bradesco. Desse modo, a previsão para 2022 é de um Dividend Yield de 9,4%.

9- Ações que pagam dividendos acima da Selic: Santander (SANB11)

O Santander é mais um banco que deve distribuir bastante lucro em 2022, a previsão do DY é de 9,3%. Vale destacar que o Santander foi o 1º banco estrangeiro a sobreviver no Brasil, já que os bancos brasileiros são fortes.

10- Cyrela (CYRE3)

A Cyrela é uma empresa do setor de construção. Sendo que este setor conseguiu captar muito dinheiro durante a baixa da Selic. Enfim, os dividendos esperados para 2022 é de 9,2%.

Ações que pagam dividendos acima da Selic

11- Even (EVEN3)

Dentre as ações que pagam dividendos acima da Selic, temos a Even, uma construtora e incorporadora brasileira. Os dividendos esperados para 2022 da Even é de 8,8%.

12- Ações que pagam dividendos acima da Selic: MRV (MRVE3)

A MRV Engenharia é uma construtora brasileira que possui boas perspectivas para o futuro e a previsão do Dividend Yield é de 8,6%.

13- Usiminas (USIM5)

A Usiminas está com dividendos esperados para 2022 de 8,5%. Em síntese, a Usiminas é uma das principais empresas do setor siderúrgico do Brasil.

14- BB Seguridade (BBSE3)

A BB Seguridade é uma holding pertencente ao Banco do Brasil. Se você não gosta de investir em estatais, saiba que o funcionamento da BB Seguridade é um pouco diferente.

Basicamente, o Estado não controla as empresas que a BB Seguridade tem participação. Enfim, a previsão de DY é de 8,2%.

15- Ações que pagam dividendos acima da Selic: AES Brasil (AESB3)

Para finalizar a nossa lista de ações que pagam dividendos acima da Selic, temos a AES Brasil com previsão de 8,1% em Dividend Yield para o ano de 2022.

E aí, gostou de conhecer as 15 ações que pagam dividendos acima da Selic? Então assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra as perspectivas para o futuro da taxa Selic:

Agora que você já conhece algumas ações que pagam dividendos acima da Selic, leia também 100 mil em fundos imobiliários: investimentos na carteira do canal

Fonte: Roteiro de Raul Sena

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil