Bolha das NFTs: será que vale a pena investir nisso?

14 de fevereiro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 24 seg


O assunto das NFTs está em alta. Sendo assim, você, como muitas outras pessoas, pode estar se questionando se essa é uma bolha das NFTs.

Não se preocupe, vou te contar se é uma bolha e se vale a pena investir nisso. Lembrando que este texto é opinativo e não deve ser tido como uma recomendação de investimentos.

Compra de NFTs

Antes de te falar se vale a pena investir em NFTs, vou te explicar como isso funciona e como é feita a compra. É possível comprar NFTs por meio de sites como o Open Sea, por exemplo.

Sendo que neste site você pode conferir algumas informações como, quais os NFTs mais negociados e a variação deles. Ao clicar em uma das coleções de NFTs, você terá acesso a alguns dados.

Por exemplo, o Mutant Ape Yacht Club possui 236 mil de volume negociado e no total são 11.700,00 donos dessas NFTs.

Essa coleção possui 17.900,00 itens e o mínimo que você pagaria por um NFT dessa coleção seria 20.45 Ethereuns, o que é equivalente a R$ 341.222,00.

Além desses dados, é importante que você analise algumas outras informações antes de escolher um projeto de NFT. Para isso, vá na opção de atividade do NFT para observar como ele está sendo negociado e preços ao longo do tempo.

Ainda usando o exemplo do Mutant Ape Yacht Club, essa coleção de NFT foi criada em agosto de 2021. No começo, ela era negociada por 7 Ethereuns, mas ao longo do tempo ela foi crescendo de forma consistente.

Ganhar dinheiro com coleções de NFTs

O Mutant Ape Yacht Club está em alta, então ele está com um alto volume de negociação e com um preço lá em cima. Porém, existem outras NFTs bem mais baratas.

Nesse sentido, você pode estar se perguntando se vale a pena comprar NFTs baratas e esperar para valorizar. Essa realmente é uma forma de ganhar dinheiro com NFT.

No entanto, é preciso que você tome cuidado ao escolher a NFT e saiba que isso envolve grandes riscos. Se você escolher a NFT errada e ela se desvalorizar, você pode perder muito dinheiro.

Por isso, seja NFTs famosas ou NFTs pouco comentadas, ao escolher uma NFT não deixe de analisar os números e informações sobre o projeto.

Bolha das NFTs, vale a pena investir?

Agora que você sabe como analisar uma NFT vamos falar sobre se vale a pena investir em NFT. Em primeiro lugar, NFT não é investimento.

Você pode enxergar uma NFT como uma obra de arte, por exemplo. Ou seja, é algo que você compra e que pode ou não se valorizar.

Afinal de contas, assim como as obras de arte, as NFTs podem se valorizar muito e te fazer ganhar muito dinheiro ou podem simplesmente se desvalorizar.

Além disso, existe ainda a questão do porque as pessoas estão comprando NFTs. Elas estão comprando porque gostam da arte/benefício ou porque estão esperando ganhar dinheiro com a valorização?

Grande parte das pessoas, estão comprando para lucrar com a valorização. O problema é que para uma coisa se valorizar, é preciso que muitas pessoas queiram comprar e poucas queiram vender.

Isso gera uma escassez, o que gera a elevação de preço. Contudo, se todos estão só querendo vender e ter lucros, fica difícil ganhar. Entretanto, a tendência é que o mercado amadureça e permaneça apenas os bons projetos.

Nesse cenário, as coleções que não forem procuradas, podem baixar de preço. Isso porque, as pessoas que possuem essas NFTs podem reduzir o preço na tentativa de não ter um prejuízo tão grande.

Logo, pode chegar um momento em que essas transações não compensem e essas coleções de NFTs acabem. Portanto, a pergunta que resta é: existe uma bolha das NFTs? Sim, existe.

Isso significa que vai chegar um momento em que essa bolha vai estourar e muitas coleções de NFTs vão deixar de existir. Porém, outras vão continuar.

Cuidado!

Agora que você sabe que existe uma bolha das NFTs eu tenho um alerta a te fazer. Alguns criadores de NFTs, que são menos famosos, criaram uma forma muito simples de ganhar dinheiro das pessoas.

Esses criadores desenvolvem uma coleção de NFTs e fazem com que ela suba. Ou seja, ao invés de esperarem que as NFTs se valorizem sozinhas, eles induzem essa valorização.

Para isso, eles mesmos negociam as NFTs. Desse modo, pessoas desavisadas, que não analisam a NFT antes de comprar, acabam comprando itens dessa coleção.

Depois de um tempo, a rede começa a entrar em decadência e as pessoas perdem dinheiro. Portanto, tome cuidado com o efeito manada criado artificialmente!

Para saber mais sobre esse risco, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de aprender sobre a aplicação em NFTs? Então aproveite para ler também sobre: Primecoin, Litecoin, stablecoins, shitcoins e Altcoins: o que são e quais as principais criptomoedas alternativas

Fonte: Roteiro de Raul Sena