Maiores altas de Fevereiro – 5 Empresas que se valorizaram e os motivos

8 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 51 seg


As ações passam por constantes oscilações de preços, de acordo com as expectativas dos investidores. Dessa forma, a Embraer, Braskem, Usiminas, Eletrobras e PetroRio, foram as empresas com maiores altas em Fevereiro. 

As variações de preço não são muito importantes para os investidores de longo prazo. No entanto, é importante estar sempre por dentro do mercado e tirar suas próprias conclusões das notícias que vão surgindo.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre 5 empresas que tiveram as maiores altas de Fevereiro, esse texto não deve ser considerado como uma recomendação de investimentos.

O que faz uma ação se valorizar?

O preço de uma ação é determinado por meio da lei da oferta e procura. Sendo assim, quando muitas pessoas procuram por determinada ação, a tendência é que ela tenha alta, e foi isso o que aconteceu com algumas ações no mês de Fevereiro. 

O que leva as pessoas a procurarem por uma ação é a expectativa que elas possuem para aquela empresa. Sendo que essa expectativa funciona como uma reação às possibilidade de algo acontecer ou não. Ou seja, no curto prazo, a bolsa de valores é completamente especulativa.

Maiores altas de Fevereiro - 5 Empresas que valorizaram e os motivos

Valor econômico

Dessa maneira, quando os investidores acreditam que algo bom ou ruim vai acontecer, eles precificam os ativos antecipadamente. Isso significa que a realidade atual está sempre atrasada no mercado financeiro. 

É importante destacar que para os investidores de longo prazo, as oscilações e especulações de curto prazo não são importantes. Afinal de contas, o objetivo não é vender os ativos quando eles se valorizarem. Na verdade, o intuito é permanecer com as ações em carteira por muitos anos.

Entretanto, mesmo que a intenção não seja vender os ativos, é fundamental que os investidores de longo prazo se mantenham atualizados do que está acontecendo no mercado financeiro e sempre acompanhem os relatórios trimestrais das empresas. Essa atitude é importante para que você tire suas próprias conclusões e não seja tragado por nenhum efeito manada.

Maiores altas de Fevereiro

Agora que você sabe como funcionam as valorizações das ações, vamos falar das 5 maiores valorizações em fevereiro:

1- Embraer (EMBR3)

A Embraer é uma empresa de capital misto e controle estatal. Foi criada pelo Governo Federal, em 1969, com o nome de Empresa Brasileira de Aeronáutica. A companhia é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e a maior exportadora de produtos manufaturados relacionados à alta tecnologia.

Folha

Com foco na produção, a empresa opera na aviação comercial, segurança, defesa e executiva. Sendo assim, ela realiza a produção de aviões comerciais, militares, agrícolas e executivos. Além dos aviões, a Embraer também presta serviços e é responsável pela fabricação de peças utilizadas no meio aeroespacial.

O primeiro motivo que levou a alta de 39,14% nas ações da Embraer em fevereiro, foi a reabertura de alguns países e a melhora na aviação internacional com o aumento da demanda por aeronaves.

Outro motivo, foi a notícia que saiu no dia 17 de fevereiro, de que a empresa alemã Lufthansa está em negociação com a companhia para a troca de alguns pedidos de aeronaves maiores por modelos menores.

2- Braskem (BRKM5)

A Braskem é a segunda empresa da nossa lista de maiores altas de fevereiro. Essa companhia é controlada pelo Grupo Odebrecht, que atua no ramo petroquímico.

Desse modo, ela é focada na produção de resinas termoplásticas. Atualmente, a empresa é considerada líder no segmento em que atua, sendo uma das maiores no mundo e a maior da América Latina.

Levante ideias

Além do Brasil, a Braskem também possui operações nos Estados Unidos e negociações em mais de 70 países. Nos EUA, por exemplo, a empresa é considerada a maior fabricante de polipropileno. Enfim, a produção da Braskem é dividida em:

  • Produção de biopolímeros;
  • Resinas termoplásticas;
  • Poliolefinas;
  • Vinílicos;
  • Químicos básicos;
  • Solventes;
  • entre outros produtos petroquímicos básicos.

O principal motivo de sua valorização em fevereiro, foi a expectativa dos resultados trimestrais da empresa. Isso porque, no dia 24, o J.P.Morgan elevou a recomendação para Braskem de neutra para compra overweight.

Além disso, ele subiu em 50% o preço alvo para R$ 37,50 diante da expectativa de resultados operacionais melhores do que o esperado e dos desdobramentos positivos do problema geológico em Alagoas. Em fevereiro, as ações da Braskem valorizaram cerca de 29,07% e o 4T20 da empresa está previsto para sair no dia 10 de março.

3- Valorização da Usiminas (USIM5) em Fevereiro

A Usiminas é uma das maiores empresas do ramo de siderurgia no Brasil. No mercado desde 1952, a companhia possui atuação em diversos segmentos relacionados ao aço, como: mineração e logística, centros de serviços e distribuição e ainda soluções customizadas para o meio industrial.

Maiores altas de Fevereiro - 5 Empresas que valorizaram e os motivos

Logo download

Os serviços oferecidos pela Usiminas são voltados para a linha completa de aços planos, onde a empresa atende variados setores da indústria brasileira e mundial, com capacidade de produção nominal de, aproximadamente, 9,5 milhões de toneladas/ano.

Em relação à estrutura operacional da empresa, a Usiminas conta com plantas estrategicamente localizadas em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP) – principal eixo industrial do país. Por outro lado, a venda e distribuição do aço são feitas em todas as regiões do Brasil.

O principal motivo da valorização da empresa é com relação à forte alta no minério de ferro que impulsionou os resultados do 4T20 da empresa.

Desse modo, a Usiminas teve uma alta de 866% no seu lucro líquido em comparação apenas com o 3T20 e, quando comparado ao 4T19, a alta foi de 613,3%. Portanto, as margens da empresa surpreenderam:

Maiores altas de Fevereiro

A receita da companhia totalizou 5,4 bilhões, apresentando alta de 41% em comparação com 2019. Consequentemente, em fevereiro suas ações se valorizaram cerca de 23,03%. 

4- Eletrobras (ELET6)

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A, ou simplesmente Eletrobras, é uma holding nacional de capital aberto, especializada no segmento de energia elétrica. 

Atualmente, a companhia detém 1/3 de toda a produção de energia do Brasil, onde atua por meio de subsidiárias que trabalham na produção, transmissão e comercialização de energia elétrica.

Na geração de energia, por exemplo, a empresa é a maior do Brasil. Dessa maneira, ela possui uma produção aproximada de 185 milhões de MWh.

Para realizar tamanha geração, a empresa conta com 48 usinas hidrelétricas, 12 termelétricas a gás natural, óleo e carvão, 2 usinas termonucleares, 1 usina solar e, por fim, 62 usinas eólicas.

Maiores altas de Fevereiro - 5 Empresas que valorizaram e os motivos

O globo

Por outro lado, na transmissão de energia, a empresa se enquadra como a maior Companhia de transmissão de energia elétrica. Sendo assim, ela possui 71.153,60 km de linhas de transmissão, o que representa quase metade de todas as linhas de transmissão existentes no Brasil.

A valorização de cerca de 19,77% das ações da Eletrobras em fevereiro se deu por meio das expectativas em relação à privatização da empresa que já vem se arrastando desde meados de 2019.

Em resumo, no dia 24 de fevereiro, as ações da empresa tiveram forte alta, como consequência da medida provisória associada a seus planos de privatização. Ou seja, o governo entregou a medida provisória na noite do dia 23 e no dia 24 as ações tiveram alta.

A MP permitiu que o BNDES iniciasse estudos sobre a desestatização da companhia e foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. A análise será focada na desestatização da Eletrobras e de suas subsidiárias, com exceção da Eletronuclear e da Itaipu Binacional. 

5- Valorização da PetroRio (PRIO3) em Fevereiro

A PetroRio é uma empresa do ramo de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Dessa forma, ela atua de maneira estratégica no mercado de produção e exploração de Petróleo.

A empresa foi fundada em 2008, por Márcio Rocha Mello, e abriu capital em 2010. Sendo que atualmente ela é a maior produtora independente de Petróleo do Brasil.

O principal destaque da empresa é a sua eficiência, principalmente no que diz respeito aos ativos em águas rasas, onde o seu lifting cost (custo de produção por cada barril de petróleo) é cerca de 20% menor que outras grandes petroleiras.

Suno

O portfólio atual da empresa conta com 4 fontes de exploração:

  • Frade (100% da PetroRio);
  • Polvo (100% da PetroRio);
  • Tubarão martelo (participação de 80% da PetroRio);
  • Manati (participação de 10% da PetroRio).

Além disso, recentemente a companhia adquiriu participação de 35,7% no campo de Wahoo e 60% no campo de Itaipu, tornando-se a operadora de ambos.

Por que as ações tiveram valorização em Fevereiro?

A valorização das ações de PetroRio (PRIO3) está atrelada sobretudo ao preço da commodity de petróleo.

No dia 22 de fevereiro, os contratos futuros do petróleo fecharam em forte alta, revertendo as perdas da sexta-feira com a notícia de que a produção norte-americana de petróleo de xisto no sul dos EUA pode demorar semanas para se recuperar das interrupções causadas pela onda de frio que passou pela região por volta dos dias 15 a 19.

Outro fator determinante tem a ver com a operação da empresa, uma vez que a PetroRio vem mantendo um perfil agressivo com diversas aquisições.

Dessa maneira, a notícia mais recente é de que a empresa deverá iniciar campanha de perfuração no campo de Frade, na Bacia de Campos, no quarto trimestre deste ano, à medida que investe para aumentar o fator de recuperação do ativo.

Sendo que a perfuração de um poço produtor deverá ter início no último trimestre do ano para conclusão no primeiro trimestre de 2022. Em seguida, outros dois poços injetores de água deverão ser realizados. Em fevereiro, suas ações se valorizaram cerca de 18,61%.

Veja o vídeo de Raul Sena e entenda mais sobre a valorização dessas empresas em fevereiro:

Enfim, agora que você conhece as cinco empresas com maiores altas em fevereiro, aproveite para entender o que é Underweight, o que é? Conceito, como funciona e recomendações

Fontes: Administradores e Nubank

Imagens: Valor econômico, Valeando, Folha, Levante ideias, Logo download, O globo e Suno